sábado, 3 de março de 2012

MENSTRUAÇÃO E MITOS



Olá cigana!!!

Me responde uma coisa. Li uma vez que quando a gente tá menstruada não é indicado fazer nem um ritual. Isso é verdade? Pretendo na próxima lua cheia fazer um ritual para meu lindo e nesse dia vou tá menstruada. Depois que li sobre isso eu realmente evito.

Bj. grande!!!

Eu respondi o seguinte: particularmente eu adoro fazer magias e jogar quando estou menstruada porquê sinto um fluxo de energia maior, só evito fazer isto se eu me sentir desgastada, tem meses que tenho enxaquecas e que o corpo todo dá sinal de cansaço no período da menstruação e quando estou sentindo este desgaste eu evito, PORÉM, isto não é regra geral, se eu estiver me sentindo bem eu não diferencio o período da menstruação e até me aproveito dele,  acho que isto é mais do que mito, é algo pessoal. Para as mais sugestionáveis, sugiro que não façam ou que reparem e diferenciem o que sentem exatamente no período menstrual, se conheçam e sintam a diferença da sua energia neste período. Eu geralmente me sinto mais forte e mais intuitiva, tenho mais tesão, mais tudo nesta época, salvo algumas exceções.
Foi até interessante eu ter recebido este e.mail hoje, pois  amanheci com uma enxaqueca horrível que não há remédio que faça passar e está coincidindo com a chegada da menstruação. Eu tinha me esquematizado para jogar hoje o dia todo, pois meu dia está tranquilo para isto, só que neste estado não tem a menor chance, o corpo todo está fora de sintonia, estou sentindo enjoo e isto obviamente é um desequilíbrio enérgetico. Se por acaso mais tarde o mal estar passar eu jogo, mas agora fica inviável, só que, se não fosse isto, se ao contrário eu estivesse me sentindo bem, não haveria impedimento nenhum, na minha visão pelo menos, eu gosto e até prefiro fazer magias menstruada. Existem diferentes linhas de raciocínio, segundo uma delas o sangue da menstruação está eliminando algo impuro, depurando e a fase pós menstrual é a fase que a mulher está mais limpa, mas eu sinto isto muitas vezes durante a menstruação, um fluxo de energia maior, me sinto mais forte intuitiva e espiritualmente durante a menstruação. Sugiro que vocês se observem e registrem a diferença do período menstrual de vocês para se conhecerem, pois nem todas reagem da mesma forma.
Vou deixar aqui um artigo que encontrei sobre isto...



As mulheres tendem a ver a menstruação como algo desagradável, até mesmo imundo. Considerando-se o lado eliminativo, o mênstruo em si até pode ser visto assim, mas não propriamente a menstruação; ela é altamente desejável por ser o principal meio de limpeza do organismo. O lixo de uma casa pode ser imundo, mas não se pode considerar com tal o processo de limpeza. Por isso é preciso que a mulher compreenda o sentido oculto da menstruação. De inicio, ela tem que eliminar muitos preconceitos, deve afastar os pensamentos negativos em torno da menstruação e vê-la como uma coisa boa, desejável, e até mesmo uma benção por lhe conferir superioridade em relação ao homem, e não um processo sujo, nojento, desagradável. No sentido da reprodução ela é o meio de preparação, a limpeza do “templo” de onde surgira vida manifesta, um processo imprescindível para que a vida continue. Mesmo que o dejeto possa ser desagradável, sujo, imundo, afinal trata-se de “lixo”, despejo de dejetos. O mesmo não se pode dizer da menstruação, ela refletem um processo que deve ser sagrado por condicionar vida biológica.
Após a menstruação o poder psíquico da mulher ampla muito, especialmente quando é feito algum ritual visando esse incremento. Após a menstruação o organismo está limpo de muitos expurgos energéticos, assim ele está apto para receber muitos registros. Muitos objetivos visados podem ser trabalhados logo no período pós-menstrual, quando o organismo está mais limpo, mais apto a receber registros. Nunca maldiga, portanto, o momento em que estiver menstruada, nunca mais reclame, pois dizem as bruxas: ao fazer isso se perde uma quantidade enorme de poder. Faça da menstruação um tempo de celebração como mulher. Isso criou um grande número de rituais. Nas culturas nativas a menstruação era reconhecida como um “Momento de Poder”, aquilo que hoje chega a ser amaldiçoado por muitas mulheres, então era abençoada. Hoje é grande o número de mulheres que sofrem de TPM – Tensão pré-menstrual. Sempre que a pessoa amaldiçoa uma determinada parte do corpo ou função natural ela não pode esperar outra coisa senão desequilíbrio. Nas culturas em que a menstruação era sagrada, e mesmo aceita como algo natural, não existia TPM.
Em muitas culturas havia os Ritos de Passagem, aqueles que marcavam as mudanças biológicas inerentes à idade, entre eles o que marca a passagem da criança à puberdade. E um momento sagrado porque a menina se transforma em mulher. Naquelas culturas era muito importante fazer a menina entender que havia se tornado mulher, o significado dessa mudança e passar a conhecer os deveres que desde então terá de cumprir, e também problemas inerentes à fecundação em período de vida impróprio.
Naqueles rituais nativos era mostrado haver chegado um momento muito importante, havia uma mudança bem significativa, ela já poderia gerar filhos, como a Mãe Terra gera um imenso manancial de coisas.
Em decorrência de a menstruação obedecer às fases lunares e ocorrer nela sangramento, e mais ainda diante do poder que a menstruação confere à mulher então isso contribuiu muito para que o sangue fosse relacionado com a Lua. Para os nativos americanos é dito que a mulher menstruada “está de Lua”. Segundo muitas sociedades são reconhecidas que é no período menstrual que a mulher atinge o seu mais elevado poder espiritual, É o período mais apropriado para o descanso e recolhimento, e para acumular sabedoria. Em todas as sociedades primitivas, determinados momentos da vida de seus membros eram marcados por cerimônias especiais, conhecidas como ritos de iniciação, e quando relacionados com a idade eram chamados de ritos de passagem. Essas cerimônias, mais do que representarem uma transição particular para o indivíduo, representavam igualmente a sua progressiva aceitação e partcipaçã na sociedade na qual estava inserido tendo, portanto, tanto cunho individual quando coletivo. Geralmente, a primeira dessas cerimônias era praticada dentro do próprio ambiente familiar, logo em seguida ao nascimento. Nesse rito, o recém-nascido era apresentado aos seus antecedentes diretos, e reconhecido como sendo parte da linhagem ancestral, quando recebia um nome, previamente escolhido. Alguns anos mais tarde, ao atingir a puberdade, o jovem passava por outra cerimônia especial. Para as mulheres, isso se dava geralmente no momento da primeira menstruação, indi-cando que, entrando no período de vida fértil ela estava apta para o casamento. Para os rapazes, essa cerimônia geralmente se dava no momento em que ele abatia sua primeira caça.
Os Ritos de Passagem são muito importantes nas tradições antigas, e ainda preservados entre os nativos de muitos paises. Dos 13 aos 14 anos, o menino deixa de ser criança e vira homem, especialmente por ser nessa idade que ele abate sua primeira caça junto com os adultos. Nessa fase é assinalada por um ritual para o novo guerreiro.
A importância energética da menstruação já era conhecida no Antigo Egito e consta de um papiro datando de 1500 a.C. Também muitos registros existem na história antiga da Grécia, e Índia.
Foi Aristóteles quem afirmou ser a menstruação um sinal de inferioridade feminina diante do masculino; o inverso do que diziam as culturas americanas primitivas que acreditavam que as mulheres nesse período estão em estado especial de poder e por isso eram dispensadas de qualquer atividade. Muitos deixavam a deixava afastada de muitas atividades por se tratar de um período de limpeza, quando estava eliminando energia espúria, exercendo um importantíssimo papel não somente em sua saúde quando nos demais. O homem não menstrua, portanto ele não dispõe da porta de eliminação menstrual que a mulher tem.
Por não menstruar, o homem geralmente está “intoxicado” pela energia espúria retida, a qual ele descarrega na mulher durante o coito. Ele atua como injetor, descarregando nela espúria que ela posteriormente eliminara na menstruação. Diretamente ele pode eliminar energia, porém de uma forma menos efetiva que aquelas que ocorrem na menstruação; trata-se da masturbação; para isso tem que haver certo controle pessoal. No orgasmo muita energia é despendida, e parte dela é negativa. Assim a mulher que desconhece isso pode absorver “energia negativa”. A menstruação não deve ser vista como a via Aristóteles; mas sim como o fazem muitas tradições que têm rica simbologia em torno dela; tradições que apontam para a mística da menstruação que gira em torno desse fenômeno energético-biológico, o que ressalta a valorização da mulher e não a sua inferioridade.

Vale transcrever um excelente artigo de TATIANA MENKAIKÁ publicado na revista VIVA MELHOR.
“Observando os ciclos de nosso corpo, entramos em sintonia com o corpo maior e organismo vivo e pulsante que é a Mãe Terra. Nós, mulheres, carregamos em nosso corpo todas as Luas, todos os ciclos, o poder do renascimento e da morte. Aprendemos com nossas ancestrais que temos nosso tempo de contemplação interior quando, como a Lua Nova, nos recolhemos em busca de nossos sonhos e sentimentos mais profundos. As emoções, o corpo, a natureza são alterados conforme a Lua.”
“Nas tradições antigas, o Tempo da Lua era o momento em que a mulher não estava apta a conceber, era um período de descanso, onde se recolhiam de seus afazeres cotidianos para poderem se renovar. "É o tempo sagrado da mulher", o período menstrual, conforme nos conta Jamie Sams, "durante o qual ela é honrada como sendo a Mãe da Energia Criativa". O ciclo feminino é como a teia da vida e seu sangue está para seu corpo assim como a água está para a Terra. A mulher, atra-vés dos tempos, é o símbolo da abundância, fertilidade e nutrição. Ela é a tecelã, é a sonhadora”. “Nas tradições nativas norte-americanas há as ‘Tendas Negras’, ou ‘Tendas da Lua’, momento em que as mulheres da tribo recolhem-se em seu período menstrual. É o momento do recolhimento sagrado de contemplação onde honram os dons recebidos, compartem visões, sonhos, sentimentos, conectam-se com suas ancestrais e sábias da tribo. São elas que sonham por toda a tribo, devido ao poder visionário despertado nesse período. O negro é a cor relacionada à mulher na Roda da Cura. Também são recebidas nas tendas as meninas em seu primeiro ciclo menstrual para que conheçam o significado de ser mulher. Esse recolhimento não é observado somente entre as nativas norte-americanas, mas também entre várias outras culturas”.

***************

ÚTERO RITUALÍSTICO
Faça um saquinho de couro ou de pano vermelho. Coloque dentro objetos de poder ligados à menstruação. Um búzio para representar a vagina, contas vermelhas, granadas, pétalas de rosa, um desenho de sua vulva em vermelho, uma espiral, uma lua em vermelho. Carregue-o quando estiver menstruada, deixando em seu altar o resto do mês.
Pinte um jarro de vermelho, e use-o exclusivamente para fazer a oferenda de seu sangue à Mãe Terra. Coloque água nele e lave seu absorvente. Leve a água com sangue para a natureza ou regue um vaso de planta, mentalizando que está agradecendo à Mãe por compartilhar seu poder com você. Tome como regra nunca mais maldizer o momento em que estiver menstruada, nunca mais reclame de incômodos, pois ao se fazer isso se perde uma quantidade enorme de poder! Ao invés, perceba com seu poder psíquico cresce. Faça de sua menstruação um tempo de celebração como mulher.
Para ser uma bruxa precisa alguns pré-requisitos entre eles destruir as sensações de mal estar ou de sofrimento. Recupere a sacralidade do seu sangue menstrual. Acostume-se com seu sangue menstrual. Toque nele e "brinque" com ele. Muitas “magas” costumam untar uma vela vermelha, perceber o cheiro que exala. Se quiser pode passar em seu corpo. Veja sua cor e textura.


Fonte:
http://www.laerciodoegito.com.br/index.php?option=com_content&view=article&catid=56%3Ao-sagrado-feminino&id=185%3Aa-mistica-da-menstruacao&Itemid=86

3 comentários:

  1. Gostei muito deste post. Li vários artigos sobre o assunto, principalmente um sobre a civilização wicca.Confesso que algumas vezes tive dúvidas quanto a fazer magias neste período. Mas,agora digo meninas! se as admiradoras deste assunto gostam de magiar, então, não vejo nenhum empecilho.

    Bjsssssss

    ResponderExcluir
  2. Muito esclarecedor. ..tirando de nossas vidas essa superstições. .obrigada

    ResponderExcluir
  3. Então? Mas pode tomar banho de pomba gira qdo esta menstruada?

    ResponderExcluir

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS ABRIL 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...