quarta-feira, 16 de maio de 2012

SOBRE O BARALHO CIGANO


Conforme sabemos, não existe um baralho cigano, mas sim um baralho dito cigano e uma dita forma cigana de jogar. O baralho dito Cigano foi creditado, ainda no século XIX a uma francesa, Marie Anne Adelaide Lenormand, nascida em 27 de maio de 1772 em Alençon, França. Era uma cartomante muito popular e entre seus clientes podemos citar Napoleão, Josephine de Beauharnais, Robespierre, Louis XVIII entre outros.
Além de cartomante, Mademoiselle Lenormand era astróloga, quiromante, numeróloga e tinha muitos outros conhecimentos como geomancia, dominomancia, cafeomancia. Ela revolucionou o conhecimento da Cartomancia, na época, utilizando flores, ervas e talismãs junto com seu jogo de cartas, como podemos observar no Grand Jeu de Mlle. Lenormand, de 54 cartas. - as 52 do baralho comum mais duas, representando o homem e a mulher mais importantes para a consulta. Segundo o Alexander, do blog
Lenormando, esse baralho bebe diretamente na fonte aberta por Etteilla, a hipótese mais plausível e mais aceita até então pelos que buscam uma origem para essas cartas.
Sendo esse baralho de 54 cartas complexo e de difícil compreensão, Mlle. Lenormand criou uma segunda versão, o Petit Lenormand, de 36 cartas. E é esse último que foi adotado pelos Ciganos. Sabendo que Etteilla trabalhou com o Baralho de Piquet, de 32 cartas, somando mais uma, o consultante, e vendo nos baralhos de Lenormand tal referência, fica atestada sua referência em Etteilla.
Com seu desencarne, em 25 de junho de 1843, muita desta sabedoria desapareceu com ela. incluindo suas fontes e métodos que utilizou para desenvolver o seu próprio. Somente cinqüenta anos depois, alguns manuscritos de Lenormand foram recuperados e mais tarde divulgados - ou melhor dizendo, relidos.

Sendo nômades e de natureza mágica, os Ciganos se apropriaram do oráculo e dele usufruiram, assim como da Quiromancia e do Tarot, desempenhando, muito bem devo dizer, tais mancias. Por isso, podemos dizer também que o fato desse oráculo não ter sido perdido foi devido ao esforço desse povo mágico e sofrido para sobreviver, tendo nas mancias um meio de troca que lhes permitia conseguir algum dinheiro.


Quem de vcs pretenderem seguir o curso, favor adquirir este baralho com a figura interna. O baralho tem 36 cartas e acredito que não seja tão difícil assim  encontrarem. Se tiverem paciência ficamos com este curso indefinidamente, até vcs irem ficando afiadinhas, tempo e paciência eu tenho de sobra, mais paciência até.. do que tempo, mas vamos trocando idéias e experiências. Um curso destes custa uma boa grana (na época que eu fiz o curso completo, um bom tempo atrás, fiz um curso de cinco meses e paguei R$ 500,00) olha que isto já fazem uns 10 anos! Sendo que as pessoas que eu conheço em sua maioria não tem paciência de explicarem as cartas internas e dão um curso bem superficial, já eu quero cutucar tudo e deixar quem pretenda aprender bem "sabida". Antes de dia 04/06 do curso em si, vou ver se posto aqui uma introdução, falando dos naipes e dos elementos, prá vcs irem tendo uma base. E quando eu postar, vou postar de uma forma que vcs possam imprimir só o que interessa mesmo, como tópico, e fazerem uma apostila para vcs! Pretendo até me organizar e fazer uma para mim também, vai ficar uma coisa bem bacana e espero que vcs caprichem, imprimam a apostila e façam o dever de casa direitinho! Rs Vai ser ótimo trocarmos figurinhas por aqui! Já estou ansiosa para começar pq sei que vai ser uma experiência bem legal para muitas de vcs...

Para finalizar, antes que alguém venha me perguntar quanto cu$ta o curso, NADINHA, sei que vou acabar tirando o pão da boca de muitas meninas da net, mas.... segui a minha vontade e intuição e vai ser muito bom!
E aí? Já pensaram onde vão comprar suas cartinhas??
Quero ver quem vai ser a primeira ciganinha a postar aqui que comprou as cartinhas!!
Beijos!

9 comentários:

  1. Qujero muito e não perco por nada.
    Toda segunda vou na loja de artigos religiosos buscar minhas velinhas e vou ver se tem la e ja compro, assim que der certo te falo.
    Se pudesse iria buscar hoje....
    Obrigada minha querida amiga linda por se doar tanto e nos ajudar dessa forma
    Bom resto de tarde
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu já tenho um !! rs.. Leio para amigos,mas acho que nunca me ensinaram.. e mais na intuição mesmo.. Vou acompanhar o curso para aprender mais.. Um beijo !!

    ResponderExcluir
  3. Madrinha linda,

    Você realmente é uma das poucas pessoas que sabe os VERDADEIROS desejos do MEU CORAÇÃOZINHO!
    Nossa, estou HIPER, MEGA FELIZ por obter esta oportunidade em aprender com você!
    Minha felicidade é tão grande, que me dá vontade de gritar pra todo mundo ouvir o quanto estou satisfeita e feliz por sua iniciativa.
    Iniciativa a qual tenho certeza que esta sendo iluminada por nossos amiguinhos astrais!
    Só tenho que lhe agradecer por tudo e por mais esta oportunidade.
    Para mim será uma HONRA aprender com sua pessoa...
    AAAAAAAAAAAAA, acho que já não é segredo para ninguém o quanto gosto de sua pessoa!
    Sou muito grata e sempre serei grata a você por sempre me auxiliar e me ajudar ...
    MUITO OBRIGADA, MADRINHA !

    E para vocês: AMIGAS DO BLOG
    " Se eu fosse vcs não perderiam esta oportunidade por nada neste mundo!"
    E se preparem, heim se bobiarem ... rsrsrs Serei a primeira Ciganinha a comprar o baralho!
    Depois do expediente, esta é minha PRIORIDADE!

    MUITO AXÉ E BJOOO GRANDE A TODOS ...

    ResponderExcluir
  4. Oi lindona!!! Tudo bem contigo? E vocês meninas já estão preparadas para aprender a jogar as cartas?
    Pois é cigana, euzinha já comprei o baralho cigano do jeitinho que você pediu. Custou r$7,90.
    Bjokas!!!

    ResponderExcluir
  5. Gente tou muito feliz, pois todas estão retornando ao blog. A vani já deu sinal de vida no post anterior( CURSO DE BARALHO CIGANO ).Só tá faltando a Célia. Hei menina por onde anda? Estou com saudades de você. Apareça viu!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta menina é Poderosa mesmo, danadinha, vc e as outras se preparem pq eu vou acordar a cigana que existe dentro de vcs rapidinho, depois vou querer é que vcs joguem prá mim!! hehe
      Tô muito feliz! Beijokas para vcs!

      Excluir
  6. Madrinha,

    Fim de expediente e baralho cigano adquirido.
    Você acredita que na loja onde fui comprar era o último ... kkkkk Melhor ele só estava me esperando!Rsrsrs

    Bjãoooo Madrinha !!! E grande abraço PARA TODAS VOCÊS: JENIFER, LU, NINA E PODEROSA ... BJÃOOO

    ResponderExcluir
  7. É muito comum isto acontecer, eu tenho mania de colecionar acrtas, mas o baralho cigano mesmo, os que eu tenho são dois, um com a imagem do cigano atrás e um que atrás é comum, mas eu destinei um ao cigano e um a cigana e as vezes jogo com os dois,um encima do outro, mas nós aqui podemos ir com calma, pq durante o curso com certeza vcs aos pouquinhos vão se descobrir, cada uma com a sua intuição! Se vcs puderem comprar (isto quem já não tem) pelo menos um incenso para quando forem "treinar" seria muito bom! Beijosss

    ResponderExcluir

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS ABRIL 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...