quinta-feira, 5 de julho de 2012

VELAS - MISTÉRIOS E FASCÍNIOS


Falar sobre as velas é de um grande prazer para mim, pois já possuo algum tempo uma grande conexão com elas, com essa energia fantástica, desde quando eu às criavas através de velas artesanais, e nos dias de hoje é umas das ferramentas “carro chefe” que mais utilizo, depois da radiestesia e radiônica (técnica através do pêndulo).
As velas é umas das ferramentas misteriosas que o Plano Espiritual nos presenteou, de grande poder magístico e místico, que seus mistérios e fascínios vem sendo cultuado desde os povos antigos, sendo utilizados através de religiões e rituais até os dias de hoje. Sua atuação nem a própria ciência consegue entender como um objeto feito de parafina e pavio tem grande poder.
É uma das ferramentas de grande poder e de rápida conexão e ação.
Através delas podemos ajudar ou prejudicar, conectando nas pessoas ou ambientes, como também Divindades – Deuses, Anjos, Orixás, Santos, etc - Ao acender uma vela tem que fazer com consciência e sabedoria no que se pede, pois é um grande potencializador, em rituais por exemplo um dos motivos de serem usados velas é justamente para a potencialização dos trabalhos. No caso de pessoas você conecta o físico (cera ou parafina), a alma (pavio), o espírito (chama). Portanto pense que seu intuito acima de tudo é Iluminar. Não estou querendo dizer que quando acabar a luz em sua casa e você for usá-las tem que ter consciência e tal, é quando você faz um direcionamento ao acender para uma pessoa, ambiente, ou Divindades.
Uma dica quando for acender uma vela para ajudar coloque um copo de água do lado eu costumo sempre por do lado direito, mas isto é mais um costume do que um fundamento, pois a água além de conectar o Anjo de Guarda (protetores) ela conduz as impurezas daquela pessoa e/ou ambiente. Uma observação é as bolhas que se formam dentro do copo de água.
O que eu quero através desta matéria e mostrar de forma objetiva e positiva o que as velas nos traz de forma benéfica para nossas vidas.
Há muito tempo, as velas serviam apenas como fonte luminosa. Na época anterior ao nascimento de Cristo as velas eram feitas de gordura enrolada em cascas ou musgos. Eram feitas de sebo! Quando eram acendidas, o aroma não era lá muito bom!
A fumaça destas velas era muito desagradável.. pesada mesmo! Os moldes para a fabricação de velas foram inventados no século 15, provavelmente em Paris. O avanço na fabricação das velas ocorreu na década de 1820-1830 com a descoberta da estearina (obtida do sebo refinado). Na década de 1850-1860, a parafina sólida passou a ser extraída do petróleo cru. As velas começaram a ser fabricadas com maior qualidade.
Muitas pessoas se perguntam:
- Por que acendemos velas?
- O que elas representam e como atuam?
A vela significa Luz, atua no éter de quem recebe suas irradiações ígneas e é um simples, mas poderoso instrumento. Tal como o incenso, uma vela acesa altera o estado energético de um ambiente ou de uma pessoa. Quando está acesa, durante o dia ou noite, além de enviar nossas intensões como luz que toca outra luz em vário níveis, ela se torna uma energia contínua de nossas orações, ela se torna a vigília de nossos pensamentos, pois sempre que passarmos por ela seu brilho chamará nossa consciência de volta para o propósito de nossa solicitação ou pensamento e a sua luz atuará como um laser para concentrar a energia de nossas intenções. Portanto ela ativa nossa fé nos mantendo em sintonia com o Plano Espiritual e é fato que uma vela acesa positivamente atrai os bons espíritos para perto. Na realização de uma oferenda as velas acesas ativam e potencializam nossas intenções.
É importante saber também que uma simples vela consiste na união dos quatro elementos:
  • O elemento Terra, ou energia telúrica, é representado pela parafina que vem do petróleo, das profundezas do planeta
  • O elemento Ar, com a energia eólica, é representado pela fumaça que a vela exala, ainda que tênue
  • O elemento Fogo, ou energia ígnea, é representado pela chama da vela
  • O elemento Água, e a energia mineral, é representado pela combustão dos materiais da vela onde se desprendem moléculas de hidrogênio que se combinam com o oxigênio e formam a molécula de água no estado gasoso
Além de todas essas vibrações, energias e elementos temos também a questão da pigmentação da vela onde a cor, com base na cromoterapia, mexe com nossas vibrações mental e energética.
Exemplos:
  • Vela Branca, que representa a união de todas as cores, é purificadora, traz a sensação de limpeza, claridade e estimula a criatividade
  • Vela Amarela, simboliza a alegria de viver e o alto astral
  • Vela Cor de Rosa, abre o coração e estimula todas as formas de inspiração e amor, traz conforto e aconchego à alma
  • Vela Vermelha, simboliza o dinamismo, a força e a coragem e é uma boa pedida para quem está deprimido ou sem ânimo para nada
  • Vela Azul Clara, traz paz e tranquilidade, estimula o crescimento pessoal e melhora o auto controle
  • Vela Verde, representa a esperança e a abundância, estimula momentos de paz e cura, traz tranquilidade e acaba com as tensões


Curiosidades Ritualistas

Velas de 07 Dias

Você não tem tempo para ficar acendendo velas? Precisa de algo mais urgente? Acenda uma vela de 7 dias. Coloque um copo com água ao lado. Se for para amor, o copo é com água e açúcar. Todos os dias, procure fazer uma oração e o pedido.

Anjo da Guarda

É bom para adolescentes, jovens e apaziguar amores e brigas.
Santos católicos: depende da sua fé. Os santos são espíritos benévolos e só fazem o Bem.

Guias da Umbanda

Pode acender velas para os Caboclos, Pretos Velhos, Crianças, Ciganos e Orixás. O que vale é sua corrente mental direcionada no Bem.
  • Velas para Pretos Velhos são Brancas
  • Velas para Ciganos são Amarelas ou Vermelhas
  • Velas para Caboclos são Verdes
Porém a Branca é união de todas as cores, então pode ser acendidas no lugar das coloridas.

Paz Familiar

Acenda o número de velas de acordo com as pessoas da sua família. Se forem muitos os membros familiares, acenda uma vela de 7 dias branca. Numa vasilha com água coloque rosa branca. Faça uma oração para Nossa Senhora às quartas feiras e peça para a união da sua família.
Muito eficaz! Não se esqueça de trabalhar em si mesmo a paz, a tolerância e o perdão.

Para Pessoas Desencarnadas

Quando for acender velas para pessoas que desencarnaram para ajudar a iluminar o caminho delas, não acenda dentro de casa para isso nas igrejas e nos cemitérios tem os lugares certos para acender essas velas e peça quando acender para que a pessoa que desencarnou seja conduzida e iluminada. Nas igrejas Católicas e nos centros espíritas (kardecísta) sempre tem o dia onde possa colocar os nomes de pessoas queridas que se forão para ajudar a seguir seu novo caminho.
Espero que tenham gostado da matéria, na verdade é mais um resumo sobre as velas, para um conhecimento, mas este é um assunto legal para se estudar mais afundo e detalhadamente.
Fontes
Magnólia Franca
Blog Minha Umbanda – Por Mãe Mônica Caraccio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS MARÇO 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...