segunda-feira, 6 de agosto de 2012

QUEM É POMBAGIRA?


Cada Orixá africano é, originalmente, de divindade andrógina, que ao desembarcar na América foi perdendo pouco a pouco essa característica e se fragmentando, na mistura sincrética com os santos católicos. Cada orixá masculino tem seu equivalente feminino, a própria Yabá. Não faz excessão a essa regra o temido e imcompreendido Exu, que se reflete na carnal POMBA GIRA.

POMBAGIRA é o feminino de Bombojira. Na África não existe nenhum Orixá com esse nome, Pomba Gira é uma entidade nascida no Brasil, uma deformação do nome Bombojira.
Pombagira é uma energia muito material, é o pensamento de uma Yabá que se torna fenômeno; mas há Pombagiras que trabalham sob ordens de orixás masculinos.
Pombagira é uma "prostituta cósmica": a sua matriz é um enorme buraco negro que nunca será sexualmente saciado. Ela é a sedução de Oxum, a belicosidade de Yansã, e, às vezes, a castidade de Nanã; tem uma energia tão poderosa e diversificada, que pode ser dividida em partes tão variadas e diferentes que parecem claramente opostas.

Mesmo que você recorra a ela para conquistar uma pessoa, não espere conseguir amor da mesma: Pombagira não é amor. Pombagira é sexo, desejo, luxúria, posse, mas nunca amor. Os sentimentos não fazem parte dos Orixás, mas cada Orixá se serve deles para realizar seus objetivos.

A personalidade Pombagira se identifica na "senhora" da sexualidade, do prazer e do orgasmo; espírito que se invoca de modo que cada menor perversão, cada vontade mais secreta se torne realidade.
Pombagira é tudo isto e muito mais, ela realiza os desejos e não só os sexuais. Há manifestações dela que, girando na vibração de Omulu, são especializadas na resolução de doenças graves, outras são capazes de resolver fracassos financeiros.

É a parte mais material e istintiva presente em todas as Yabás, seu braço direito, sua carnalidade: a mulher de sete exus, porque um homem apenas não pode satisfazê-la,       e sete assume um valor que transcende o matemático. Pombagira é Lilith, aquela que não se submete ao homem; é uma falange. Cada sete Exus tem uma Pombagira.
Ma se cada Exu é infinito, quantas são as Pombagiras? Muitas.

Pombagira influencia mulheres e homens em seu aspecto sexual e mental: a paixão e a excitação. Pombagira é a mulher que luta pela emancipação e reconhecimento de seus direitos; é a empregada astuta que se faz casar com o patrão e ser mantida para sempre sem precisar trabalhar. Pombagira é a mulher cansada de estar sob o marido e toma as rédeas do jogo, muda as regras, desfazendo um equilíbrio que perdeu o significado. É a mulher que sabe seu caminho de volta nesse mundo, que parece estar se mpre mais forte, é a filha, a amante, a esposa que quer conquistar uma melhor posição social. Pombagira é o “Poder Gay”, a luta daqueles que sempre viveram nas sombras e querem sair, conquistar espaço e, finalmente, respirar.

“Paixão, dinheiro, sexo ..... Você quer? É comigo mesma!” parecem dizer as imagens que a representam; “Não tenha medo, se jogue!”.
Pombagira não é Oxum, nem Yemanjá: não pede explicações nos pedidos feitos a ela, não faz julgamentos, não diz "não é certo" ou " é imoral".
Pomba Gira concede e espera ser recompensada. Não aceita desculpas a esse respeito.
“Seja sincero com você mesmo” - parece sussurrar – “Quer aquele homem mesmo sendo casado? Quer eliminar um rival?                                                           
Quer transar com alguém do mesmo sexo?  Diga, grite a tua vontade! Eu sou a tua vontade! “
A energia da Pombagira é a do sexo pelo prazer, sem procriação; é a Kundalini, a luz vermelha que pode, ora aquecer, ora queimar.
Pombagira, como Exu, é versátil, tem múltiplas manifestações e nomes com os quais pode ser cultuada e invocada, dependendo do local onde a sua energia vibra ou da circunstância pela qual se solicita a sua ajuda.

ENVIADO POR GITANO BLANCO.

OBS: Eu pessoalmente discordo da opinião que Pombagira e Exú deva ser temido e que sempre deva ser recompensado, eu não sou adepta de oferendas suntuosas, só e agrados como reconhecimento, mas o que faço é oferecer uma rosa vermelha ou comprando um perfume especial e energizando com a essência dela e utilizando este perfume obviamente, não faço nada que me onere escandalosamente nem acho que o valor da oferenda importe mais do que o verdadeiro reconhecimento que temos que ter pela energia. Fica aqui a reflexão.

3 comentários:

  1. Laroyê Pombagira! Amo essas guardiãs!

    ResponderExcluir
  2. Rosa, obrigada por esclarecer! Muitas mulheres recorrem a pombagiras para amarrações, crente que estão conquistando o coração de um homem, qdo na verdade só terão a libido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, para mim a libido já está de ótimo tamanho...rs! O texto quem mandou foi um gitano amigo e segundo ele o que ele está enviando é autorizado por uma pombagira..então, vamos nos calçar!

      Excluir

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS ABRIL 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...