sábado, 9 de fevereiro de 2013

AMARGURA


Sentimento de mal estar, dor moral, angústia, aflição, dissabor, ansiedade acompanhada de opressões, agonia, tristeza que corroí.
Em geral é uma barreira provocada por feridas, ressentimentos e mágoas armazenadas sem perdão, envenenando o ser (espírito, alma e corpo).

Consequências:

Enfermidades físicas como: problemas nervosos, insônia, dor de cabeça, esgotamento, artrite, pressão alta, palpitação, taquicardia, úlceras e doenças na pele.

Contaminação pela língua: amargura é destilada, pois sua língua é afiada para criticar a tudo e a todos, tornando o que está a sua volta desagradável, provoca mal estar e espírito de rebeldia: ora a língua é fogo, é mundo de iniquidade; a língua esta situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas.
Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano; a língua porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é um mal incontido, carregado de um veneno mortífero. Com ela bendizemos, com ela também amaldiçoamos.

Isolamento: todos passam a evitar relacionamentos com a pessoa amargurada, devido as suas murmurações e críticas, e isso causa ainda mais dor. A pessoa por sua vez, com receio de ser mais ferida, também se isola.

Culpa: traz consigo uma acusação constante, a qual aponto ao erro e a falta de perdão. O sentimento de culpa responsabiliza a todos pelos sofrimentos que a aflige. A falta de perdão faz com que se sinta culpado pela ausência de comunhão com as pessoas, o que o leva a sensação de não ser perdoado, por mais que se esforce em fazer coisas boas.

Relacionamentos quebrados: quando alguém, por falta de perdão, dá lugar à amargura, seus relacionamentos sofrem constantes choques, podendo resultar em separações definitivas. Os relacionamentos quebrados podem ser:

COM OUTRAS PESSOAS: se alguém tem mágoa dos outros, os sintomas são: ressentimentos, raiva, ódio, vingança, retribuição, podendo chegar ao assassinato.

CONSIGO MESMO: quando alguém tem mágoa de si mesmo, os sintomas são, sentimentos de culpa, de inferioridade, auto piedade, auto depreciação, complexos, indignidade, vergonha, ódio, podendo levar a atitude extrema de suícidio. Enfim, tudo isto leva a pessoa à não conseguir relacionar-se equilibradamente consigo mesma.

COM DEUS: se alguém tem mágoa dele, os sintomas são as dúvidas, o questionamento, a incredulidade e a rebelião. A pessoa passará a duvidar. E bem provavelmente terá este comportamento em relação a tudo e a todos.

A ferida traz a mágoa, a mágoa traz amargura (estágio mais profundo e danoso da mágoa), a amargura provoca a quebra de relacionamento entre as pessoas, que traz cegueira espiritual (trevas). Não andar em comunhão é andar em trevas, o que nos resulta em várias consequências. A cegueira espiritual nos impede de agir com sabedoria.
Se estamos em trevas, não vemos a luz, o que nos impede de vermos a nós mesmos e também os outros como realmente são. Insensibilidade para com os outros, falta de amor = imaturidade emocional. O crescimento emocional só é retornado quando a cura ocorre, e esta somente acontece quando assumimos um compromisso, quando reconhecemos que a mágoa está ali por falta do perdão e pela consequente perda da comunhão.

QUEM NÃO PERDOA

É prisioneiro do seu passado.
É prisioneiro das pessoas do seu passado.
É atormentado.

O perdão é o caminho para a libertação desta amargura.
Perdoar é deixar livre, soltar, liberar, despedir, mandar embora, atribuir um favor incondicionalmente aquele que nos feriu. É não considerar o mal causado, é não reter mágoas ou feridas.

PERDOAR NÃO É ESQUECER, MAS LEMBRAR SEM SENTIR DOR, SEM DEIXAR QUE AQUELA LEMBRANÇA TE FIRA NOVAMENTE!
As pessoas amarguradas vivem aquele momento eternamente e vão se apunhalando continuamente à cada lembrança e não permitem que a ferida cicatrize!

O perdão de DEUS  é o padrão para o ser humano. Como DEUS perdoa devemos também perdoar.
Perdão não é um sentimento, mas uma decisão de nossa vontade, a pessoa decide perdoar e este sentimento poderá vir instantaneamente ou depois. PERDOAR é necessário para que nosso coração, nossa alma e nossa vida possa ser semeada.

PASSOS PARA VENCER A AMARGURA

- Traga à lembrança o que precisa ser lembrado.
- Escreva em um papel os nomes das pessoas que o/a ofenderam.
- Descreva os maus específicos que sofreu (ex: rejeição, falta de amor, injustiça, abuso físico, verbal, sexual ou emocional, traição, descuido, etc)
- Enfrente a dor do ódio, escrevendo e confessando tudo o que vc sente por estas pessoas. Não esconda seus sentimentos, seja o mais claro possível na descrição do que sente, seus sentimentos também precisam ser perdoados, mesmo que reconhecê-los lhe cause vergonha.
- Decida pôr fim a esta situação. Isso significa que vc não se levantará no futuro contra seus ofensores, nem dará informações sobre o ocorrido e ficará falando sobre o fato já passado.
- Decida perdoar. Perdoar é uma crise de vontade, uma decisão consciente de deixar a outra pessoa livre e livrar-se também, ao mesmo tempo, do passado. Sua responsabilidade é consigo, o outro não está mais sujeito a vc, portanto liberte-o e liberte-se, tome esta decisão conscientemente e com o tempo ela virá a nível mais efetivo.
- Leve esta lista a DEUS e ao UNIVERSO e ore perdoando a estas pessoas, a todas as ofensa e a si mesmo/a. Se seu sentimento fôr forte demais e não conseguir realizar isto sozinho, peça ajuda a alguém de sua confiança, ou na falta deste, quem reconheça que possa lhe auxiliar.
- Depois disto feito, destrua esta lista e sinta-se livre.
- Não espere que esta sua decisão resulte na mudança das pessoas, mas continue orando por elas e por si  mesmo, pedindo elevação e entendimento para todos os envolvidos. Não espere que elas mudem com vc nem por esta sua atitude sua e nem espere esta mudança para efetivar dentro de vc este perdão. Seu perdão deve ser incondicional.
- Agradeça a DEUS pela lição que aprendeu e pela maturidade deste ato.
- Aceite sua parte da culpa na ofensa que sofreu, confesse seu fracasso a DEUS e aos demais envolvidos (todos somos passíveis de erros e reconhecê-los em nós para depois apontar o dos outros é nossa verdadeira libertação).
- A partir daí, ESPERE RESULTADOS POSITIVOS DE SI MESMO!
RECONCILIE-SE COM O UNIVERSO E ACEITE DE BOM GRADO O QUE ELE PODE LHE OFERECER!

2 comentários:

  1. Muito bom!
    A cura está dentro de nós mesmos!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Perdoar é mesmo muito gratificante.... E como tenho que me melhor para conseguir fazer isso...
    Lindo ensinamento. Grande beijo.

    ResponderExcluir

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS ABRIL 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...