segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

SOB O SÍMBOLO DA ROSA



A rosa é a flor de maior simbolismo na cultura ocidental. A Rosa é uma flor consagrada a muitas deusas da mitologia. Símbolo de Afrodite e de Vênus (deusa grega e romana do amor). O cristianismo adotou a Rosa como o símbolo de Maria. De acordo com o mito grego, Afrodite quando nasceu das espumas do mar, tal espuma tomou forma de uma rosa branca, assim a rosa branca representa a pureza e a inocência. Conta o mito que quando Afrodite viu Adônis ferido, pairando sobre a morte, a deusa foi socorrê-lo e se picou num espinho e seu sangue coloriu as rosas que lhe eram consagradas. Assim, na Antigüidade as rosas passaram a ser colocadas sobre os túmulos, sendo uma cerimônia chamada pelos antigos de “Rosália”. Todos os anos no mês de maio enfeitam-se os túmulos com rosas. 


A Rosa vermelha significa o ápice da paixão, o sangue e a carne. Para os romanos as rosas eram uma criação da Flora (deusa da primavera e das flores), quando uma das ninfas da deusa morreu, Flora a transformou em flor e pediu ajuda para os outros deuses. Apolo deu a vida, Bacus o néctar, Pomona o fruto, as abelhas se atraíram pela flor e quando Cupido atirou suas flechas para espantá-las, se transformaram em espinhos e, assim, segundo o mito diz ter sido criada a Rosa. 



A Rosa é, igualmente, consagrada a Isís que é retratada com uma coroa de rosas. O miolo da Rosa, fechado, fez com que a flor significasse em muitas culturas o símbolo do segredo. 



Um costume medieval era de colocar uma Rosa no teto da sala de reuniões indicando que onde houvesse a flor no teto, os assuntos deveriam ser mantidos em segredo. Logo surgiu o costume de pintar rosas no teto das salas e assim levou a decoração de muitas casas de arquitetura clássica. 



Segundo a tradição, cada cor de Rosa tem um significado, já na Alquimia representa o feminino e corresponde ao órgão sexual da mulher. A cruz sendo símbolo masculino deu origem a palavra “Rosa-Cruz”, o primeiro símbolo da ordem Rosa-Cruz. 



Na tradição Hindu, a deusa Lakshmi (deusa do amor), nasceu de uma Rosa. Simbolismo da beleza e da pureza, perfeição em todos os sentidos, na idade média a Rosa passou a ser símbolo da virgem Maria por significado de pureza. As rosáceas das catedrais góticas foram dedicadas a Maria como emblema do feminino em oposição à cruz. Os rosários originais eram feitos com pétalas de rosa. A palavra “rosário” deriva do latim “rosarium” que significa roseiral. 



Inúmeros são os mitos sobre a Rosa, em geral tem o significado do amor, seja espiritual, carnal, virginal. Símbolo da pureza a rosa possui suas propriedades não só simbolicamente, mas é aproveitada na medicina, para perfumes, culinária, entre outros atributos. A Rosa tornou-se simbolismo do amor e, por isso, muitas pessoas têm o hábito de presentear quem ama com a flor do amor.


Por Letícia de Castro
Colunista Brasil Escola

FONTE:

Como esta rosa desabrochou em minha vida?


Quando eu comecei a minha jornada em busca de respostas espirituais, eu fui à algumas tendas ciganas, alguns lugares que só se trabalhavam com ciganos e lá eu era recebida pelos ciganos espirituais que me chamavam de ROSA. Eu não sabia se aquela denominação se referia a uma energia específica ou a um direcionamento, se a Rosa era um símbolo que eu devia trabalhar. Depois de algumas andanças, eu finalmente  fui batizada por Wladimir como Cigana Rosa, mas era uma energia muito ligada a dele e ao trabalho dele. Depois disto sonhei pela primeira vez com uma cigana se apresentando vestida toda de vermelho e com uma rosa vermelha no decote, e ela se apresentava como Rosa Vermelha. Logo depois deste episódio aconteceram algumas revoltas espirituais digamos assim e eu na época não tinha muito conhecimento da espiritualidade, mas pela sucessão dos fatos percebi que eu fui utilizada pelo espiritual, se eu soubesse de antemão do desfecho eu teria me retirado do cenário e não deixaria que nada daquilo tivesse acontecido, mas se foi algo necessário à minha evolução, já foi, já passou e eu não tenho que tentar decifrar e entender cada virgula dos fatos já passados e sim aceitar e ver como posso crescer com eles, que lição elas me trouxeram e como posso aproveitá-las para meu crescimento e assim fiz. Na primeira tenda em que participei, Wladimir que comandava a tenda me sinalizou esta cigana que me acompanha como a mãe dele e a reverenciava como tal, beijando seu ventre, beijando a sua saia e também pedindo a sua benção, era uma cena lindíssima de se ver, mas muito incompreendida e muito invejada pelas outras pessoas que não gostavam desta atitude isolada dele, visto que ele só fazia isto comigo e nunca divulgou na tenda a "familiaridade" da cigana com ele, por imposição da mãe do médium que morria de ciúmes e se sentia preterida com aquela atitude de Wladimir, demonstrando não ter menos estrutura para lidar com o espiritual, se ele como médium se sobressaia, ela foi uma das pessoas que eu encontrei ao longo desta minha caminhada, que "brincavam de cigano no quintal" e a experiência teria sido totalmente decepcionante se eu não tivesse realmente encontrado este médium lá. Apesar de todos os percalços e das mil limitações que encontrei ali, Wladimir se fez presente de uma forma inquestionável e a prova disto é que em nossa primeira conversa neste médium ele já me alertou que eu não ficaria ali e que nem ele queria isto para mim, que eu só fui atraída para o lugar para ter uma introdução com ele, mas a partir do momento que eu começasse a ver muita coisa errada ali eu deveria me afastar, o meu erro foi ter me apegado demais ao espirito e ter me cegado, o médium não tinha nada a ver com ele e se ele era evoluído o médium era muito jovem, imaturo e incapaz de administrar aquela situação favoravelmente, enfim depois de muita guerra eu acabei finalmente me afastando, o que poderia ter feito de imediato sem querer me apegar a algo que não existia. Depois disto eu fiquei um bom tempo sem ir a lugar nenhum e acabei sendo atraída pela ideia de conhecer um médium que segundo o primeiro médium que conheci recebia a mesma entidade que ele e acabei me aproximando de uma tenda com o único propósito de reencontrar Wladimir, mas esta tenda era de um pai de santo do Candomblé e o rapaz que incorporava Wladimir estava de preceito e não estava trabalhando e eu fiquei frequentando a tenda na esperança de um dia rever Wladimir, quase desisti, mas a esta altura eu estava ansiosa para tirar a teima e ver que essência era aquela de Wladimir e permaneci ali. No dia da festa de N Sra de Aparecida eu pedi bastante que Wladimir pudesse aparecer e me dar uma palavra... foi feita uma procissão e eu participei e quis vir embora sem ficar até muito tarde por lá, mas uns amigos acabaram me empolgando em ficar. Quando de repente já no final da festa e sem ter tanta gente e tanta agitação, ainda tinham muitas, mas não estava mais apinhado... Wladimir surge dançando e puxando todas as ciganas e eu estava só observando e ele começou a dançar a minha volta e eu fui ficando ausente e ele falando no meu ouvido: não querias Wladimir? me chamou? aqui estou... depois de uma fila imensa de pessoas para falar com ele, eu só distante e observando, eu já descrevi este episódio aqui, mas alem de ser maravilhoso recordar, sempre serve de ilustração para as pessoas novas que vão chegando ao blog. Quando finalmente eu consegui chegar perto dele eu levei o melhor puxão de orelhas de toda a minha vida! Ele simplesmente me perguntou onde estava a minha fé, pq eu tinha tanta vontade de VER se eu podia sentir e se ele nunca saiu do meu lado, que isto aqui, apontando para a matéria, devia pouco significar diante do nosso laço e que ele esperava mais de mim... depois da bronca devidamente dada, veio o abraço, o choro e a festa! Ele nos chamou para sentar a parte e nos deu uma maior atenção e direcionada, me pediu para pegar taças de vinho, brindamos o reencontro e ele me perguntou se eu finalmente estava feliz e se aquele reencontro familiar era o que eu esperava, me falou do sentido familia não só espiritual como física já que alguns laços físicos acabaram se fazendo justamente por este elo espiritual. Mas aquele dia foi só uma apresentação. depois disto eu fui falar com ele em uma consulta e ele me pediu que trabalhasse do lado dele e chamou as pessoas dirigentes da tenda e expos este pedido, que nunca foi atendido, pois era um grupo antigo e eu cheguei e não tive a menor receptividade, coisa que ele gostaria que fosse feito de imediato, mas por mais que ele pessoalmente tenha falado isto, foi ignorado e entendi mais uma vez que os homens ligam para o brilho, o cetim e não para a essência e continuei um tempo por ali até que mesmo a presença dele ficou pequena entre a muitas diversidades que eu via no local que cobrava tudo e cobrava muito, e sai de lá. Não sou contra a cobrança pq cada um tem seu meio de trabalho, mas muitas vzs eu fui impedida de trabalhar mesmo quando o cigano me direcionava para tal ou tal trabalho, sempre fui embargada e não entendia o pq daquilo, nas poucas vezes que consegui jogar lá... eu era orientada a passar um trabalho x ou y que eram pagos e direcionar a pessoa para a secretaria a fim de acordar e pagar os trabalhos, como eu não fui uma médium rentável (nunca enviei ninguém!), logo fui afastada do jogo que também já era cobrado e nesta época, à muitos anos atrás, o valor do jogo já era R$ 50,00. Ainda cheguei a frequentar uma outra tenda mas a cada dia mais eu me decepcionava, era muita música, muita dança, muito cetim e quase zero espiritual. Eu não consigo ser enganada pelo que eu vejo e se o que eu sinto não me satisfaz o brilho do cetim some e a música me parece sempre desafinada e não é esta a essência cigana que eu trago em mim. .. enfim depois destas sucessivas decepções eu me afastei por completo e hoje eu vou uma vez ou outra a algum lugar, mas sem expectativas, vou para ver se consigo absorver algo, mas não coloco mais nenhum tipo de expectativa nas pessoas e consigo conhecer a árvore pelo fruto, pois nada mudou a não ser a minha convicção que não é nada daquilo que eu quero para mim, não quero ter que me fantasiar de cigana e ficar só brincando de cigano no meio do salão... me sinto muito mais feliz fazendo o que eu faço e sei que se eu tiver que ter de volta a abertura inicial quem vai me trazer é o espiritual e não o babado da saia nem a música... enfim eu sou uma ET, rsrsr, pq me acho muito diferente do que todos preferem ser e na verdade AMO ser assim! Voltando a ROSA, neste lugar o Wladimir contou uma nova versão da cigana, me descreveu alguns outros ciganos de trabalho, e eu fui batizada, tendo como mentores principais Wladimir e Rosa Madalena... daí o nome do blog....bem deixei esta descrição da Rosa aqui para a moça que sonhou com o anel de rosa e já atribuiu a isto que deve ficar com o trastinho X, a mensagem da ROSA é muito mais ampla e não esta ligada a RELACIONAMENTO  e sim em como vc deve se conectar a esta energia para melhorar como pessoa e obter respostas positivas na sua vida em geral, a maoiria de nós queremos pq queremos algo e isto é só cegueira, lutar peloss objetivos é uma coisa, mas se manter cega é outra, este querer não deve ser revestido apenas de teimosia e sim de razão...aliar a sabedoria a fé sim é certeza de ter resultados positivos. Que esta rosa do sonho possa ter te trazido o amor em todas as formas para que vc saiba lidar com as adversidades da vida revestida desta energia, este é o verdadeiro sentido!
Beijo grande para todos!

Um comentário:

  1. Boa tarde cigana sera que foi possivel realizar o jogo das perguntas a dias verifico o meu email e o blog e nao consigo noticias. bjs

    ResponderExcluir

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS MARÇO 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...