quarta-feira, 4 de junho de 2014

AÇUCENA


As Acuçenas são as flores que representam a "Tristeza e Angústia" pela falta da pessoa amada. O seu nome derivado do latim significa frescura, brilho e planta de grandes e belas flores.

 
 
Na mitologia grega a Açucena (Amarílis ou flor-da-imperatriz) representa altivez, elegância e graça, e está relacionada ao deus olímpico Apolo, famoso por seu orgulho.



Existem cerca de 50 espécies de açucenas, também chamadas de amarílis, a maior parte originária da América do Sul e muitas nativas do Brasil. Esse tipo de flor desperta grande interesse para o cultivo ornamental, é uma óptima opção para quem gosta de um jardim bem colorido. Pode ainda ser utilizada em interiores, porém requer boa quantidade de luz.
 

 
Planta herbácea, bolbosa, com uma floração vistosa, podendo florir mais do que uma vez por ano. Para isso a planta deve passar por um período de repouso, sem rega nem adubação e num lugar fresco e escuro. A sua folhagem é também bastante ornamental, podendo chegar até 40 cm de altura, em algumas espécies desaparece no Inverno.



Esta planta foi sujeita a inúmeras hibridações, principalmente pelos holandeses, responsáveis pelo seu melhoramento genético. Possui flores cónicas, grandes, muito belas e de coloração branca, rosa, laranja, salmão ou vermelha. Existem flores multicolores, raiadas ou manchadas. Existem também variedades anãs, de flores pequenas e de flores dobradas.
 


Cultivo:

Vasos, floreiras, canteiros e maciços.

Plantação:
 

Adquirir os bolbos e plantá-los no final do Inverno. Caso se pretenda guardar os bolbos temporariamente antes da plantação, estes devem ser armazenados num local fresco a uma temperatura de cerca de 9 Cº. Plantar em vasos ou floreiras ou em canteiros, enterrando cerca de 2/3 do seu tamanho, deixando a parte superior ou a ponta de fora do substrato. Regar logo de seguida.




Crescimento: Lento/Médio.

Luz:
 
Necessita de boa luminosidade. Evitar o sol direto.
 


ESTA PLANTA FAZ PARTE DA MINHA HISTÓRIA!


Floração: 2-3 meses após a plantação. Floresce desde a Primavera até ao princípio do verão. Os bolbos forçados florescem no Inverno.

Temperatura: Amarilis é uma planta muito sensível ao frío, não suportando temperaturas abaixo de 5-6 Cº. Necessita de calor para a floração. Prefere temperaturas perto dos 20Cº.

 



Solos: Leves, frescos, arenosos, bem drenados e ricos em matéria orgânica.

Multiplicação: Semente ou por divisão a partir de bolbos os quais devem ser separados da planta-mãe após o desaparecimento da folhagem. Pode-se também cortar o bolbo em gomos pequenos, plantá-los de seguida, no Outono, em areia.

 


Rega: Regar com moderação na altura da plantação até ao aparecimento da haste e das folhas. Aumentar a rega na altura da floração. 2 a 3 regas semanais devem ser suficientes. Parar de regar quando as folhas murcharem (período de repouso).

Adubação: Adubar com um fertilizante líquido para plantas de flor, de preferência rico em Ferro e Magnésio, a cada 10-15 días, na altura da floração e do aparecimento das folhas. Adubar até que as folhas murchem por completo para que o bolbo possa acumular reservas para o período de repouso.

 


Período de Repouso: Neste período deve-se cortar as flores murchas e a haste floral. Continuar a regar e a adubar até as folhas murcharem para que acumule reservas. Manter a planta num lugar com muita luz. Cortar as folhas quando estas secarem por completo. Manter o bolbo seco, num local fresco e escuro, sem ser necessário retirá-lo da terra. Deve-se substituir a camada superficial do substrato por outro mais fresco.



Trasplante: Transplantar para outro vaso ou floreira a cada 3-4 anos.

Pragas e doenças: Tripés, ácaros, cochonilhas, afídeos, caracóis, lesmas.




Fontes: : “Mundodeflores”, “Wikipedia”, PlantasdeInterior”, “JardimdeFlores”, "Jardicentro". Artigos de André M. P. Vasconcelos, Márcia de Nazaré Ribeiro, Patrícia Duarte Paiva (Engenheiros Agrónomos); outros net




" Determinada flor é, em primeiro lugar, uma renúncia a todas as outras flores. E, no entanto, só com esta condição é bela." (Antoine de Saint-Exupéry)

FONTE:
http://algarve-saibamais.blogspot.com.br/2010/05/acucena-flor-da-altivez-e-elegancia.html


Meninas pesquisando um pouco mais sobre esta flor que eu desconhecia com este nome, para mim todas estas flores que estão exemplificadas aí nas imagens seriam variantes do lírio mas nesta pesquisa eu me peguei chorando e lembrando de um fato antigo. Minha mãe tinha em casa uma planta exatamente IGUAL a que adicionei esta frase embaixo na postagem: Esta planta faz parte da minha história! E minha mãe cuidava desta planta com esmero, coisa que só mesmo uma mãe é capaz de fazer e hoje entendo o pq. Para vcs verem que eu nunca fui muito ligada nesta parte espiritual. Minha mãe sempre contava a história desta planta, que quando eu nasci ela foi em um centro e lá mandaram que ela adquirisse esta planta, me desse um banho e adicionasse a água deste banho e que desse continuidade até eu completar sete anos sempre colocando parte desta água do banho na planta, que isto se tornasse um hábito, óbvio que isto não era feito com a água de todos os banhos mas sim de uma forma simbólica, mantendo o hábito. Pois bem o tempo passou e minha mãe sempre cuidou desta planta. Depois da morte dela eu não dei continuidade a cuidar desta planta e nunca me dei conta da importância dela. A planta morreu e agora ela renasce na minha história de uma forma encantada através de uma amiga espiritual muito especial. Obrigada pela companhia constante e silenciosa que sua energia sempre me ofertou, agradeço a cada dia mais ao espiritual por poder estar descobrindo tanta fonte maravilhosa de sintonia. Amo muito tudo isto!

3 comentários:

  1. Cigana, você não responde mais emails?
    Queria saber como entrar em contato contigo!!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo!!! As flores são muito importantes para mim... Gratidão por compartilhar esta história linda!

    ResponderExcluir

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS ABRIL 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...