quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

CARISMA: DOM OU ESCOLHA?

Mais uma vez , antes de iniciar o meu texto, adianto que não sou psicóloga e escrevo alguns artigos sobre comportamento baseada unicamente na minha observação e vivência.
O tema que abordo hoje é carisma. Mas antes de mais nada: o que seria carisma? Para os religiosos , carisma tem a ver com dom de Deus ; com a capacidade de falar sobre Deus de uma forma contagiante, que envolve as outras pessoas. No sentido laico não é muito diferente. Alguém carismático se destaca naturalmente, sem grande esforço ; tem a capacidade de encantar as pessoas.
Porém, me pergunto: ser carismático é algo inato ou pode ser construído? Sabemos que algumas pessoas são naturalmente mais extrovertidas, espirituosas e charmosas. Por outro lado, sabemos que muitas crianças e adolescentes retraídos e melancólicos se tornam jovens e adultos carismáticos. Como quase tudo na vida, em minha opinião, ser carismático pode sim ser uma escolha ; uma construção perseverante; um tijolinho a cada a dia ; a cada nova relação estabelecida.
Ninguém precisa ser lindo e milionário para ser carismático. Ninguém precisa ser genial para ser carismático. Ninguém precisa ter mil habilidades e conhecimentos para ser carismático. Pessoas carismáticas erram; têm várias limitações e não precisam necessariamente usar as roupas da moda e ter as medidas perfeitas. Carisma não tem a ver com beleza , com elegância , juventude e posição social. Carisma tem a ver com a capacidade de tornar as pessoas mais à vontade , mais leves ; mais confiantes e principalmente mais felizes.
April_and_her_little_niece_Lorelei.jpg
Uma pessoa carismática sabe o que dizer e como dizer para consolar ou motivar o seu ouvinte. Acima de tudo: alguém carismático sabe ouvir; demonstra interesse pelas pessoas, por seus problemas, por seus sonhos, por sua vida. Alguém carismático olha nos olhos e sorri; não julga constantemente a fala do outro nem se coloca como dono da verdade. A seguir , destaquei algumas qualidades facilmente encontradas em pessoas consideradas carismáticas.
1. Pode falar bastante , mas sabe ouvir. 
2. Demonstra interesse pelas pessoas. Quando pergunta “Tudo bem?” pergunta para valer; se propõe a ouvir uma resposta enorme e nem sempre muito animadora. 
3. Nunca se coloca como dono da verdade. Considera o saber alheio. Aprende com as outras pessoas. Faz perguntas sobre o trabalho dos outros e demonstra o quanto cada atividade é importante e bela quando bem feita ; quando feita com amor. 
4. É autoconfiante , mas conhece e reconhece as suas limitações com senso de humor. Se não sabe fazer algo direito, não esconde a sua inabilidade; fala da mesma com naturalidade pois entende que todo ser humano é limitado. 
5. Sabe pedir desculpas quando erra. 
6. Quando conversa, olha nos olhos e sorri. Faz a sua companhia se sentir especial , independente de ser um amigo, parente, colega ou namorado/namorada. Coloca o outro no centro das atenções. 
7. Sabe elogiar as pessoas e prioriza os pontos positivos, motivando colegas , amigos e pessoas de um modo geral a realizarem seus sonhos e a se desenvolverem. Uma frase típica de gente carismática : “É claro que você consegue. Por que não?” Carismáticos não analisam apenas os resultados; eles valorizam muito o processo, a boa vontade, a dedicação. (ISTO É TUDO GENTE!!!)
8. Acredita que todos têm capacidade para construir uma vida feliz e próspera, independente do nível social e cultural. Mas vale ressaltar que prosperidade para o carismático tem mais a ver com prazer ; realização pessoal, tempo livre para descansar e curtir a família , autoconhecimento e capacidade de dar e receber amor num fluxo mágico de energia onde todos se sentem acolhidos, valorizados e queridos.
Laureen_Chew,_Cora_Miao_and_Amy_Hill.jpg
9. É muito espontâneo e deixa sua marca em todos os lugares. Não se prende severamente a padrões da moda. Veste o que gosta e na hora de decorar a casa , imprime seu estilo pessoal. Um carismático não vai deixar de ir a uma festa e se divertir porque não tem a roupa mais elegante do mundo. Normalmente pessoas carismáticas têm estilo próprio. Gostando ou não dele , não conseguimos negar que existe algo de muito genuíno no estilo do carismático. (foi o que me identifiquei mais!)
Hotel_Bathroom_Telephone_(83401946).jpg
10. Quando presenteia , tenta se colocar no lugar da pessoa e comprar algo que realmente agrade. (este item tbem é muito importante, não presenteiem por presentear, melhor dar uma única rosa ou bombom do que dar um presente nada a ver só pra dizer que deu, presente é uma forma de estar mesmo presente na vida do outro!)
11. Prioriza o bem estar , o prazer e a alegria ao sucesso material. Pessoas carismáticas , normalmente , adoram um bom papo e se irritam com gente que ostenta demais ; que tenta provar o tempo todo que é superior aos outros. eu na verdade não me irrito, apenas ignoro! rsrsrs
12. Não escolhe os amigos pelo status social nem pela aparência. Prefere ficar perto de pessoas com boa aura, espontâneas, generosas e que ousam ser elas mesmas em uma sociedade cada vez mais padronizada.
Beach_in_Kolka,_Latvia.jpg
13. Não discrimina ninguém por religião ou orientação sexual ; entende que toda fé deve ser respeitada e que pessoas com todas as orientações sexuais merecem e têm direito ao amor. 
14. Gostam de ajudar. Normalmente , fazem algum tipo de trabalho voluntário ou simplesmente se disponibilizam a contribuir com as pessoas ao redor. São bons para dar informações; dizer palavras de incentivo e fazer favores. Pessoas muito fechadas e individualistas, muitas vezes, consideram as pessoas carismáticas falsas porque não conseguem entender que alguns sentem prazer sendo gentis e ajudando; acham que tais pessoas querem algum favor material em troca e não apenas a alegria de se integrar com o maior número possível de indivíduos.
Riddu_Riddu_people_2.jpg
15. Podem ser bem temperamentais quando esbarram com gente pouco empática. Para um carismático trabalhar ou estudar em um ambiente frio, onde todos ou quase todos usam rígidas máscaras sociais e não demonstram interesse pelas pessoas pode ser devastador. Relações muito formais , sem afetividade e espontaneidade , podem fazer o carismático adoecer ou simplesmente perder um pouco do seu brilho. 
16. Pessoas carismáticas são bem requisitadas quando algo sai errado no sentido afetivo. A maioria das pessoas identifica no carismático um ombro para chorar quando se sente mal e sozinho. 
17. Pessoas carismáticas são escolhidas para ouvir desabafos e segredos porque sabem ouvir sem julgar e se impor. Mesmo não concordando com o ponto de vista de quem fala, ele escuta com gentileza e tenta na medida do possível se colocar no lugar do outro. Carismáticos exercitam bem a alteridade. Carismáticos ou não, as pessoas de um modo geral , identificam com relativa facilidade quem pode ouvi-los com acolhimento. 
18. Carismáticos preferem perguntas a respostas , pois entendem que o conhecimento e o mundo estão em permanente construção e reconstrução.
Enfim, o segredo do carismático é muito simples e um pouco paradoxal ao mesmo tempo: ele se torna especial porque coloca as outras pessoas no centro. Neste sentido, o significado laico se encontra com o religioso. Quem se engradece demais acaba se diminuindo. Enfim, me parece que é no relacionamento que nós nos construímos.
FONTE:
http://obviousmag.org/cinema_pensante/2015/02/-carisma-dom-ou-escolha.html
Meninas a BIBI compartilhou esta matéria no face dos Ciganos Encantados e eu tenho algumas observações: quem me conhecer hoje, a primeira vista pode me achar a pessoa mais antipática do mundo, pq eu sou fechada, não sou aquela pessoa que fica rindo a toa, mostrando os dentes nem me dou assim de um primeiro momento. Sou observadora: muito! E esta capacidade de "sentir" as pessoas já me prepara para o que virá delas em minha direção, mesmo que eu não tenha muita intimidade. O segredo sim, como eu cito aqui o tempo TODO, é saber que cada um dá aquilo que tem e não se magoar com o outro pq ele ainda não tem o que oferecer ou pq pensa totalmente diferente de vc. Eu aprendi a duras penas a olhar o outro com um misto de compaixão, interesse em ajudar e ao mesmo tempo ignorar o que não me agrada ou que pode vir a me prejudicar. Então se alguem tiver o que trocar, teremos uma troca, se for altamente dependente ou aquela pessoa muito chata e pessimista, ainda teremos uma troca onde eu vez ou outra falo umas coisas mais "espetadas" diretas indiretas, para que o outro possa refletir a partir desta alfinetada. Muitos ficam com uma raiva momentânea de mim, rsrs eu sinto isto pessoalmente ou por aqui, e antes de falar eu já sei qual será a reação... rsrs, mas depois, com mais calma, digerem aquela minha brabeza e acabam voltando e de uma forma mais amigável. Se não voltar tbem ok. Mas fico feliz quando alguma das ciganinhas super sumidas reaparecem e mais feliz ainda se vier com uma boa novidade! Eu sei que este outro que se irritou está com mil e um problemas e não vai poder me sorrir, mas mesmo assim eu espeto sim, pq problemas foram criados por nós mesmos e precisam ser solucionados e não alimentados. Não gosto do coitadinho que coloca o problema nas costas, chora e se contenta em levar ele para o resto da vida, então se depender de mim eu posso fazer uma cirurgia mental e tirar o problema dali, rsrs o auxilio através do aconselhamento é exatamente este, mas no final, a resolução sobre a SUA vida sempre será vc quem vai tomar, e os frutos tbem serão SEUS! Então se amem mais! É o que menciono aqui todo santo dia! Este amor sempre nos traz recompensas e uma delas, entre outra mil aqui no blog, é esta ciganinha porreta BIBI! Obrigada pelo carinho! Que possamos todos refletir a partir deste texto e sermos mais carismáticos! Beijos!

4 comentários:

  1. Amei seu texto !! Li um puxão de orelha q vc deu igual uma mãe zelosa da a seus filhos horas depois de ter mudado a história da minha vida e só me deu a convicção de que estou no caminho certo e tds as dores e lutas que passei foram para me ensinar e fortalecer e não para me prostar e lamentar a vida ...estou adorando tudo por aqui ...muito bom !!! Luz e paz para tds nós ! Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sil.. nada na vida pode nos travar a mente e os pés, temos que prosseguir e persistir sempreeee com muito amor e convicção que podemos melhorar nossa caminhada seja o problema de hoje qual fôr. ele existe para nos renovar! bjs e bem vinda!

      Excluir
    2. Obrigado Rosa !!! Depois que aprendi que problemas devem ser encarados como renovação tudo melhorou para mim e hoje vejo a vida com outros olhos ...obrigado por me receber nesse cantinho maravilhoso as magias são lindas ...mas os seus textos tem acrescentado muito a minha vida cada puxão de orelhas são recebidos por mim como uma valiosa lição ...otima noite e muita luz !

      Excluir
  2. Owwwwwwnnnnnn....

    Que fofo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Beijooooooooooooooooo...

    BiBi.

    ResponderExcluir

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS ABRIL 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...