terça-feira, 7 de julho de 2015

SÍNDROME DA INSATISFAÇÃO CRÔNICA




W - Tenho 21 anos,  moro em Sp e muitas vezes acho que não me encaixo nessa sociedade,  não sei se é necessidade de estar livre,  mas as coisas que a sociedade impõe não são do meu agrado.  Todos acham que uma faculdade é essencial, talvez seja,  mas não tenho essa necessidade e acho que se fizer vou fazer frustada. Já passei em uma faculdade publica e um curso técnico em épocas diferentes e optei por não fazer. Trabalho em um escritório, ganho bem para minha idade, mas não gosto do que faço e penso constantemente em me demitir.  Meus empregos duram pouco sempre por isso. Não tenho grandes necessidade com coisas materiais. As pessoas geralmente dizem que queriam ter as oportunidades que tenho, de cursos, empregos, família etc. Como disse não sei se isso é necessidade de ser livre.. Já pensei em virar mochileira mas tenho medo de não conseguir me sustentar diariamente e acabar 'perdida'. Não sei o que faço se continuo nessa insatisfação, mas com uma vida segura, ou se me arrisco em coisas que gosto com a incerteza de amanhã.


Resposta:

A Síndrome da Insatisfação Crônica acomete mais pessoas do que podemos imaginar. A síndrome da insatisfação nos dá uma sensação de que nada na nossa vida se encaixa, que podemos ter muito mais que temos vivenciado naquele momento. Nada é suficiente, nada basta. O amor nunca é tão intenso e verdadeiro como deveria, a profissão nunca satisfaz como deveria, os amigos nunca são tão presentes como deveriam,  a família não nos entende, o sistema está contra nós, etc. Remamos contra a maré e nos perdemos, nos exaurimos em insatisfação.

Como poderemos estar bem com o outro, com o trabalho, com o sistema, com a família se não estamos bem com nós mesmos? Como cobrar do mundo uma resposta para a qual não temos a pergunta ? "Eu estive em todos os lugares e só me encontrei em mim mesmo", disse sabiamente John Lennon.

Não precisamos colocar uma mochila nas costas, atravessar oceanos e caminhos em busca de.. de que? Buscamos, no final das contas,  por nós mesmos. É dentro de nós que moram as respostas que trarão a direção e o sentido de viver. É preciso que volte-se  para si e procure entender a sua alma. Sozinha ou com a ajuda de uma terapia. Depois de se descobrir e se compreender, encontrará coragem para escolher e aceitar um caminho. E sua viagem pelo mundo será muito mais enriquecedora e prazerosa - se até lá ainda entender que quer fazê-la - porque então será uma escolha e não uma fuga. 


Abraço

Aglair Grein-Psicanalista

O TEXTO VEIO DAQUI:
http://avidanoespelho.blogspot.com.br/2013/02/w.html

*************************** 



Pq qualquer um é capaz de amar uma ROSA, mas é preciso um espírito elevado para incluir os espinhos neste amor!

Tudo depende de suas escolhas: 
vc pode reclamar pq as rosas possuem espinhos, 
ou ser grato pelos espinhos terem ROSAS!


Casos como o desta moça que se recusa a crescer e quer que a vida seja feita somente de vontades e facilidades existem aos montes. A vida tem um preço... ninguém pode esquecer que o mundo existe, colocar uma mochila nas costas e ir viajar... até pq viajar não é de graça, se fosse eu com certeza não estaria aqui! rsrsrs. Eu não viajo para fugir da vida e sim para a vida não fugir de mim, meu melhor é realmente melhor quando eu viajo e fico ainda mais plena sem me preocupar com os problemas a minha volta, atingindo uma satisfação e felicidade impagável. São momentos MEUS. Tudo nesta nossa vida tem um custo e o maior deles é a nossa consciência que paga, pq mesmo que em algum momento de insatisfação tenhamos esta vontade de jogar tudo para o alto (quem nunca teve???) isto não é real. Raras pessoas podem se dar a este luxo temporário de fazer o que quer, quando e como quer! Isto é pura ilusão! Vc pode ter sua crise pessoal, não gostar do sistema prá lá de falho que tenta te induzir a comprar e emburrecer o tempo inteiro, mas mesmo assim tem que fazer escolhas positivas, que vai te dar um suporte real, pq não vivemos de sonhos e sim de escolhas bem feitas! Simples assim. Esta moça que se descreve aí como insatisfeita está na fase de transição que não aceita ser adulta com as responsabilidades que uma vida adulta traz e quer brincar de ser eterna adolescente e permanecer em uma zona de conforto onde tudo pode. E isto acontece com muitos, muitos mesmo, que se recusam a crescer e progredir e avançar e acabam perdendo o dobro de tempo estacionados nesta idade de transição tornando esta transição eterna as vzs, sem superar este momento e vivendo irresponsavelmente pelo resto da vida. Tudo tem um preço e precisamos ter consciência do que cada fase de vida nos traz e nos valorizarmos sempre, não importa a idade nem a condição social, o amor próprio custa pouco, não é vendido em dólar e qualquer um pode ter se realmente passar a investir no seu melhor! Que possamos fazer crescer mais a nossa parte iluminada e positiva e que nossos espinhos não nos impeçam de florescer!!

Um comentário:

  1. Rosa, eu e minha tia estávamos conversando sobre o filho mais novo dela. Adolescente ainda, mais desse jeito. Não quer se fixar, não tem juizo, não quer criar responsabilidade. Coisa de adolescente? Não. é diferente, da pra perceber que é inerente a personalidade dele.
    Ela até estava perguntando se eu sabia de alguma reza ou magia pra melhorar, pra firmar ele em um caminho, só que eu não sei. Menino já tem 18 anos e começa um projeto e logo larga.

    ResponderExcluir

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS MARÇO 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...