domingo, 20 de setembro de 2015

SIMBOLISMOS DOS PÉS



Os pés são o ponto de apoio do corpo e, por isso, transmitem estabilidade. Quando uma pessoa é realista e prática, diz-se que essa pessoa tem os pés no chão.
Considerado um símbolo satânico para alguns, para outros a cruz de pé de galinha é um símbolo de paz e ecologia.
Jesus lavou os pés dos apóstolos na cerimônia recordada pela maior parte dos cristãos como O Lava-pés. Esse gesto representa não só humildade, mas também um gesto de cura, tal como o fazem as pessoas que molham os pés na água do mar, por exemplo, numa tentativa de purificação, de limpeza das más escolhas ou dos maus caminhos por onde essa pessoa tenha passado.
Os pés também estão associados ao erotismo, dada a sua simbologia fálica, segundo psicanalistas como Freud e Jung. O calçado é, por sua vez, um símbolo feminino, ao qual o pé se deve adaptar.

Pé direito

O pé direito está associado à sorte, enquanto o esquerdo, ao azar. Assim, começar uma tarefa o pé direito significa começá-la bem. Essa é uma superstição que teve origem com os romanos que iniciavam as suas festas entrando com o pé direito nos salões. Uma vez que esquerdo significa “de mau agouro”, entrar com o pé esquerdo poderia indicar que a festa poderia não correr bem.
Ao contrário dos romanos, os egípcios acreditavam que o esquerdo representava o espiritual, enquanto o direito, o material.
http://www.dicionariodesimbolos.com.br/pe/
Os pés representam acima de tudo o contato com a terra, a manifestação corporal que deixa suas marcas, o ponto de apoio do ser. Para os dogons é um símbolo de consolidação, expressão de poder, de chefia e mesmo de realeza. Entre os bambaras, diz-se que ele é a primeira germinação do corpo do embrião, na caminhada é o começo e o fim, símbolo de poder mas também de partida e de chegada. 
O pé do homem marca o caminho, através de suas ações boas ou más, em função de seu livre-arbítrio e inversamente leva consigo as marcas do caminho, bom ou mau, percorrido. Talvez esse simbolismo tenha originado os ritos de lavagem dos pés, ritos de purificação. 
Segundo alguns psicanalistas, o pé teria também uma significação fálica e o calçado seria um símbolo feminino. Há pesquisas que apontam o pé como símbolo erótico e pólo de atração sexual nos dois extremos da sociedade, entre os primitivos e entre os refinados. Observa-se também que na evolução psicológica da criança, a descoberta do pé desempenha um papel considerável. Por fim, segundo Paul Diel, o pé também pode ser considerado um símbolo da força da alma, por ser ele o suporte do corpo na posição vertical.

http://www.significadodossimbolos.com.br/busca.do?simbolo=P%E9


• Os pés
Observando os pés podemos sentir se há problemas: são muito frágeis, há ferimentos ou marcas, os odores são agradáveis ou não; os pés podem responder as questões sobre o prazer de viver, de sentir prazer e amar. Há pessoas que nunca sentem prazer. Esta sensação é dificil para elas.
Os pés são raízes; se recebemos raízes talvez possamos transmiti-las aos outros. Os pés têm plantas; a planta dos pés clama por raízes:
— de onde venho? Nunca me sinto em meu lugar? É dificil, para mim, ter os pés na terra? O meu mundo não é a minha pátria, minha “mátria”… É necessário reencontrar os nossos dois pés, os dois pés na terra…
Para o psicólogo Paul Diel, o pé é o símbolo da nossa força. É o suporte para permanecermos eretos.
Hermes, o mensageiro dos deuses, tinha os pés alados. Esta simbologia é a da individuação. Podemos passar do pé de Édipo — do grego Οἰδίπους, ter tornozelos inchados — para o pé alado de Hermes. É o caminho da transformação!
Os cuidados, os banhos, as massagens ajudam a escorrer as fadigas e tensões dos pés, para as pessoas doentes é um verdadeiro alívio.
Se escutam a terra, os pés nos enraizam. Na África, o pé é o ponto de apoio do corpo no mundo. É um símbolo de poder. Se os pés estão bons, a cabeça funciona bem.
E Leloup conclui: o equilíbrio do corpo depende de nossas raízes, se o enraizamento é sadio, toda a árvore é sadia!



http://lounge.obviousmag.org/da_janela_das_eumenides/2014/08/o-corpo-e-seus-simbolos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS ABRIL 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...