sexta-feira, 23 de outubro de 2015

MENSAGEM DE MARIA BONITA


RESPEITO

Para com tudo e para com todos é fundamental que se tenha respeito na vida. Respeito não deve ser um ato pensado, premeditado, tal como pensar em respeitar uma pessoa apenas por sua idade ou posição social ou familiar, o respeito deve ser praticado de forma natural, deve ser uma conduta, pois quem o possui, tem a consciência de um ato costumeiro, uma atitude rotineira.
O respeito deve ser uma atitude espontânea, que deve fluir com toda naturalidade em ambos os sentidos de respeitador e de respeitado. Não se programa respeitar alguém, assim como não se programa qualquer sentimento que realmente vem de dentro do coração, da maturidade do ato da razão já existente.

Não se muda de atitude nem de personalidade, representando algo que não é ou que verdadeiramente não esta sentindo, agindo de acordo com a situação ou conveniência do momento ou do interesse. Mas ao que me parece é exatamente isso que vem ocorrendo com a maioria das pessoas, querer se dar bem interpretando um personagem de acordo com a necessidade. Algumas dessas pessoas se tornam tão hábeis neste papel que muitas vezes confundem a elas mesmas. Isto é nada mais que uma construção em cartas que mais cedo ou mais tarde ao primeiro sopro da verdade desmorona, deixando totalmente exposta as vísceras destes mal intencionados e essas artimanhas perdem seu poder de persuadir e tornam se nada, assim como seus articuladores, que terminam a vida em profundo descrédito, derrotados por seus próprios atos.

Respeito é quando você se coloca no lugar do outro, e por princípios, não faz nada que possa prejudicá-lo, ou interferir em seu relacionamento ou posição, aceitá-lo como ele é, analisando que ninguém é ou pensa igual ao outro, que deve existir um lado bom a ser explorado e seu limite respeitado. Porém respeito também é oferecer uma opinião ou uma critica sincera, positiva e construtiva que permita ao outro despertar, enxergar falhas que possa levá-lo a uma situação difícil, a uma exposição desnecessária. É um alerta no auxilio a uma decisão, a uma melhor escolha ou encaminhamento, um chamado a uma reação, a livrar-se de uma situação de inércia e comodismo, aceitar seus limites e buscar alternativas que o valorize dentro de suas limitações.

Respeito é eximir-se de qualquer sentimento de inveja e querer de firme propósito que o outro possa ter êxito, mesmo que isso possa colocá-lo em uma condição melhor que a sua. Esta é uma verdadeira prova de valor e maturidade espiritual, de total desapego a reles sentimentos, comuns a grande maioria do ser humano.

O respeito como tantos outros conceitos nobres, nasce em cada um, iniciando-se pelo auto-respeito, pois aquele que não tem respeito com si próprio, como poderá ter pelo outro ou por qualquer outra coisa.

Sentimentos de repulsa, ódio, vingança, agressividade ou passividade diante de uma situação de desinteresse, estagnação e enganosa, geram com o passar do tempo, inimizade, distância e mais tarde rompimento de uma amizade de um relacionamento familiar e até de um grande amor, fatores que não existiriam se houvesse o respeito mútuo, amplo e irrestrito.

Analisem até onde vai sua falta de respeito com você, com o outro e com a vida, procure não racionalizar tudo, ouça a voz de teu coração, e abra sua mente para a razão mesmo que essa contrarie seu desejo, ou algum interesse seu.

Aos olhos da espiritualidade, o respeito é um sentimento que se praticado, torna- se instrumento de grande valia no aprimoramento que da maior consistência a sua evolução, visto que ele tem em seus ingredientes mais importantes, a humildade, o amor ao próximo, a compreensão, o ser justo, o sentir-se semelhante, igual, e muitas vezes acompanhado da renúncia necessária e consciente.

Uma postura de respeito, você demonstra num olhar, no modo de se expressar, de falar, de escrever, de se relacionar com o outro, e não ficar irredutível, confinado em uma posição única, sem dar chance de ensinar ao outro e também de aprender com ele. Dar oportunidade ao próximo seja ele quem for de ter as mesmas chances que gostariam que fossem dadas a vocês ou alguém de sua família, a um amigo, alguém de seu relacionamento, mas principalmente a um estranho.

Respeito é não julgar pelo que o outro é ou foi, pois ninguém tem esse direito, e todos sem exceção merecem uma oportunidade de receber ajuda e orientação que os leve a reconsiderar seus atos, refletir e a mudar. Ninguém tem o poder ou a prerrogativa de taxar um outro semelhante de forma maldosa e depreciativa, colocando-se acima do bem e do mal, achando-se isentos de erros e falhas, sem a percepção de que tem família, filhos, irmãos, maridos, esposas, pessoas próximas ou ele próprio, que um dia poderão estar na mesma situação e com certeza irão querer que estas pessoas sejam bem acolhidas e ajudadas da forma que não fez quando lhe foi dada a oportunidade. Respeito é contrariar o preconceito, os estigmas, paradigmas e as opiniões erroneamente formadas, através de uma análise mais responsável, justa e misericordiosa. É não deixar interesses próprios ditarem suas reações e atitudes, deixando de lado valores para uma formação espiritual equilibrada, bem ajustada. Respeito, uma palavra pequena, mas de significado tão grande e uma expressão de sentimento maior ainda, uma palavra cuja essência, deve andar a seu lado constantemente, pois quando se tem um espírito iluminado e evoluído, desprendido de interesses torpes e irracionais, um sentimento como este leva a posturas e condutas naturais e espontâneas que demonstra a proximidade maior deste espírito com os campos da luz espiritual.

Mensagem proferida pela Entidade Baiana Maria Bonita do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde em 17/03/2013.
FONTE:
http://www.caboclopenaverde.com.br/index.php/espiritualidade/283-mensagem-proferida-pela-entidade-baiana-maria-bonita-do-templo-espiritual-de-umbanda-caboclo-pena-verde-em-17-03-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS ABRIL 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...