domingo, 15 de novembro de 2015

RITUAL AMACI


AMACI vem da palavra ‘amaciar’, ‘tornar receptivo’, é um ritual, uma espécie de iniciação que todos os médiuns umbandistas, iniciantes ou não, devem se submeter. É um ritual onde o objetivo é preparar o médium para receber as energias com equilíbrio. O amaci “fortalece” a ligação do médium com seu orixá e energias.
No dia do amaci é feita uma lavagem de cabeça (chacra coronário) com um preparado de ervas e água, seguido de rituais específicos da Umbanda tendo como objetivo a vibração do orixá do médium para mais perto desse filho. É neste ritual que é firmado o orixá do filho.  Assim completa a ligação do filho com o seu orixá. Apenas o Pai de Santo ou uma de suas entidades poderão lavar sua cabeça.
O Amaci ‘desperta’ no médium o que ainda está adormecido, descarrega e da paz ao chacra coronário (centro de recepção espiritual Superior).
O Amaci nos faz entrar em contato direto com o poder do Orixá, é um momento de grande emoção e que deve ser realizado de livre e espontânea vontade. Deve ser realizado por amor, lealdade e comprometimento com a Umbanda, com seu orixá e com o Plano Espiritual.
É fundamental para quem quer seguir uma caminhada espiritual dentro dos fundamentos da Umbanda. É uma cerimonia única que quando bem orientada e bem realizada, o médium perceberá as mudanças que acontecerão em sua vida espiritual, e também em toda sua vida.
Além do que já falamos anteriormente o amaci também cria uma ligação do filho com o terreiro. Esse ritual é uma firmeza espiritual, ele abre nossa mente, nossos sentidos, nosso espirito e nossa alma.
Obs.: o ritual pode mudar de um terreiro para outro.

Resguardo dos Filhos da Casa do Zé: 

(coloquei aqui para vcs terem uma idéia mas cada casa segue seu protocolo pessoal)
Após o amaci 3 dias após o ritual, contando com o dia em que o ritual será feito:
• Não comer carne de nenhum tipo.
• Não tomar café preto.
• Não manter relações sexuais.
• Fazer alimentação mais leve que o habitual, evitando ovos, leite e derivados.
• Tomar 3 banhos de descarrego, um por dia, utilizando somente as ervas correspondente ao seu Orixá (de 1,3,5 ou 7 tipos de ervas), acendendo vela para o Anjo da guarda, entre às 6 horas da manhã e às 18:00 da tarde.
• Evitar qualquer tipo de contato físico, como abraços ou aperto de mão, etc.
• Não sair de cabeça descoberta entre às 18:00 horas da tarde e 6 da manhã.

Ervas para Banho:
• Oxalá: boldo (tapete de Oxalá), hortelã, alfazema, alecrim, alevante, manjericão, alfavaca, girassol, camomila, manjerona, malva branca, mil folhas, salvia, rosa branca, poejo, funcho (erva doce).
• Yemanjá: folhas de lágrima de nossa senhora (capiá), hortelã, alfazema, rosa branca, flor e folhas de laranjeira, folha de trevo, jasmim, malva branca, pata de vaca marianinha.

• Xangô: folha de café, alevante, hortelã, ameixeira, erva de são João, mil homens (angélico), quebra pedra, alfavaca roxa, lírio do brejo, gervão, eucalipto limão, pariparoba.
• Oxossi: samambaia, capim limão, guiné, folha de araçá, pitanga, alecrim, malva cheirosa, alfazema, goiabeira, guaco, pariparoba, pitangueira.
• Ogum: aroeira, losna, mangueira, carqueja, espada de são Jorge, sávia, tanchagem, cana do brejo, alfazema, agrião, jabuticaba, arnica, pata de vaca.
• Oxum: camomila, erva cidreira, lírio, ipê amarelo, malmequer, arnica, alfavaca, samambaia, marcela.
• Yansã: bambu, romã, espada de santa bárbara, pessegueiro, catinga de mulata, folhas de morango, alfazema, gerânio vermelho, louro, pessegueiro.
• Nanã: avenca, agapanto, alfavaca roxa, cedrinho, gervão.
• Omulu: agapanto, alfavaca roxa, babosa, espinheira santa, trombeteira branca.

FONTE:
http://www.terreirocasadoze.com.br/portal/amaci/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS MARÇO 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...