quinta-feira, 1 de setembro de 2016

VERBENA


Considerada na antiguidade uma planta milagrosa utilizada em rituais, a verbena tinha como qualidade curar todo o mal e afastar o “olho gordo”. Originária da América do Sul, a verbena é uma planta aromática da família das verbenáceas. Delicadamente cítrica, exala um perfume revigorante, apreciada por seu poder calmante e relaxante.

Na infusão, é colocada em água fervente deixando descansar por alguns minutos, oferecendo assim sua propriedade calmante que facilita o sono. Ideal antes de deitar, é um excelente “sonífero” natural. Digestiva, é utilizada após as refeições e nos distúrbios gastrointestinais relacionados ao estresse.

Em algumas lendas ela é usada contra vampiros (A Verbena é utilizada no seriado Vampire Diaries), misturadas em algum chá para proteção, deixando-a por perto ou até mesmo adicionando-a em óleos para banho. A Verbena não está ligada apenas a vampiros, algumas lendas dão conta do uso dela para bloquear os poderes das bruxas.

Esteve sempre ligada á forças sobrenaturais e ás divindades, uma vez que sempre foi considerada uma erva sagrada. Desde tempos imemoriais que a verbena é utilizada para práticas de magia. Está associada á Vênus e ao elemento água, sendo usada para amor, abundância e concórdia.

Na antiga Roma era sagrada e apreciada como um bom presságio. Também usada para esterilizar casas e templos.

Os gregos a denominavam de “erva sagrada” e a utilizavam na decoração de espaços sagrados ou festivos, como oferendas aos deuses e para tocar os textos dos pactos, de forma á validá-los. As coroas dos embaixadores eram entrelaçadas com verbenas floridas.

Já no Antigo Egito,era chamada de ¨lágrimas de Isis¨e, mais tarde, durante a era cristã,foi denominada ¨maldição do diabo¨,sendo que dizem que foi com esta erva que se estancaram as feridas de Jesus quando ele foi retirado da cruz.

Os druidas a consideravam uma planta santa e tinham uma cerimônia especial para colhê-la: esperavam até o aparecimento da estrela do Grande Cão, Sirius A, quando tanto o Sol quanto a Lua estavam atrás do horizonte. Derramando mel em volta da erva como oferenda, eles levantavam da terra e a agitavam no ar usando apenas a mão esquerda. Além disso, acreditava-se que pendurar um pouco de verbena ao redor do pescoço atraia amor, assim como poções feitas com essa planta.

Efeitos

Chá de Verbena é indicado para afecções do fígado, afecções nervosas,  ansiedade, aperiente, asma, bronquite, calmante, espasmos gastrointestinais, febres, falta de leite nas lactantes, insônia e estresse.

Uso

Coloque 2 colheres de sopa de verbena em 1/2 litro de água fervente.  Abafar por 10 minutos. Tomar 1 xicara duas a três vezes ao dia.

2 comentários:

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS ABRIL 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...