quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

FESTA DE IEMANJÁ NO RIO VERMELHO

A tradicional festa de Iemanjá, que tem como principal ponto de concentração o bairro do Rio Vermelho, em Salvador, acontece nesta quinta-feira (2) e contará com atrações musicais e esquema especial de segurança, saúde, trânsito e transporte. A programação para a festa foi definida pela Colônia de Pescadores do bairro.


As atividades para o evento já começaram nesta quarta-feira (1º), às 7h, quando ocorreu a abertura do caramanchão ao lado da Colônia de Pesca Z1, próximo ao Largo de Santana, para entrega dos presentes nos balaios.
Na quinta, às 2h30 da madrugada, será depositado o presente de Oxum no Dique do Tororó. Às 4h45, uma alvorada de fogos dará início aos festejos e a chegada do presente principal – geralmente mantido em segredo até a hora em que é levado ao mar – na Colônia de Pescadores, no Rio Vermelho. Às 15h30, o presente principal e as demais oferendas são levadas até alto-mar para serem depositadas. O encerramento dos festejos religiosos acontece às 18hs.



História

A tradição, segundo historiadores, teve início em 1923, quando um grupo de 25 pescadores resolveu oferecer presentes para a "mãe das águas" na expectativa de que ela pudesse resolver o problema de escassez de peixes. A partir de então, todos os anos eles pedem à orixá fartura de peixes e mar tranquilo. Entre as superstições que envolvem as homenagens, está a questão da receptividade dos presentes. Reza a lenda que, caso o presente seja encontrado na beira da praia, é porque a divindade não gostou da oferta.

Quando a oferenda desaparece no mar, no entanto, é sinal de que o presente foi aceito. Nos últimos anos, são realizadas campanhas de conscientização para que as pessoas adotem presentes sustentáveis, como uma forma também de preservar o meio ambiente.
Previsão do tempo

Na quinta-feira pela manhã, até por volta das 11h, deve haver mormaço, com tempo nublado, mas a previsão de chuva é pequena, de apenas 7%. À tarde, às 14h, a sensação térmica pode chegar a 34ºC. Os ventos permanecem fracos, entre 3 e 5km/h.

Festas privadas

Além das homenagens à rainha do mar na praia, o público pode curtir ainda eventos pagos que serão realizados na região, com atrações como Carlinhos Brown, É o Tchan e Ana Mametto. A maior parte tem música, buffet de feijoada e bebidas.

Este ano, em resposta à recomendação da Polícia Militar, as apresentações musicais e sonorização em logradouros públicos foram limitadas até 22h. Nas casas de festas e bares da região que possuem licença para emissão sonora após as 22h, a regra não valerá. Fiscais da prefeitura e policiais farão a apreensão de equipamentos sonoros de pessoas que desrespeitarem a norma. Os envolvidos receberão advertência e poderão ser multados.
Trânsito e transporte

Por conta da festa, algumas modificações no transito serão feitas na região do Rio Vermelho. Também haverá prolongamento dos horários de operação de linhas de ônibus e alterações no itinerário de coletivos que passam pelo bairro.

Segundo informações da prefeitura, entre 4h de 2 de fevereiro e 6h do dia seguinte, 12 barreiras de trânsito vão isolar vias do Rio Vermelho. No período, estarão proibidos circulação e estacionamento de veículos na Rua da Paciência, Travessa Prudente de Moraes, Largo de Santana, Rua Guedes Cabral, Rua Borges dos Reis, Rua Almerinda Dutra, Rua João Gomes, Rua Conselheiro Pedro Luiz e Largo da Mariquita. 

Um comentário:

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS MARÇO 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...