sábado, 4 de março de 2017

ESPANHA - LA CORUÑA


Estação Renfe (trem) de LA CORUÑA


Esta viagem foi super movimentada!

Estive na região de Leon e Castela, Astúrias e Galícia!





Conforme podem ver no mapa, La Coruña fica encima de Santiago de Compostela e alguns lugares escolhi estrategicamente por ser litoral e por querer ver o MAR daquele ponto! Meu único critério de escolha foi este e depois vieram os demais.

A Galícia é uma região deliciosa, com um jeito brasileiro de descontração, pessoas receptivas e alegres, pelo menos foi a minha impressão pessoal. Eu estava em paz e muito feliz por estar ali.


Cheguei em La Coruña em um domingo (19.02) e estava tudo fechado. Caminhei procurando um restaurante e encontrei um de comida indiana com kebab, até gosto, mas já havia comido duas vzs na viagem e em lugares bem melhores, guardei esta opção como a última, segui caminhando e encontrei um lugar mais simpático.


Havia um barulho imenso por conta de uma mesa onde deviam ter umas 15 pessoas comemorando algo.


Comi calmamente e voltei para o hotel. Foi um almoço/janta, pq comi tarde. Neste dia não saí mais pq achei a cidade super vazia. Já tinha visto a extensão do mar... lindo e um pouco da cidade, na vinda da estação para o hotel.

No dia seguinte, eu achei que a cidade estaria movimentada e como fiquei em um centrão seria mais fácil andar sem achar perigoso por estar tão vazio.

Acordei cedo. Não sei pq o restaurante do hotel, que serve também o café da manhã, não funciona as segundas e fui procurar um lugar para tomar um café tranquilamente e estava procurando também visualizar se passava táxi com frequência. Na rua do hotel não, que é super bem localizada só vi passar um.. mas fui andando. Nada de café e nada de táxi... até que.. ao dobrar uma esquina estava lá os dois: o ponto de táxi em frente a um café.

Entrei, sentei em um balcão bem confortável apesar de haverem várias mesas, inclusive do lado de fora. Mas preferi me sentar ali pq vi uma coisa linda que interpretei como mais um dos muitos sinais que tive durante esta caminhada. Havia um aquário grande e encima dele estavam um chapéu de marinheiro muito bonito, no quepe estava escrito: CAPTAIN, e havia mais um detalhe bem significante: uma linda flor vermelha natural colocada junto do quepe, a flor estava NO quepe. Agradeci ao povo do mar, pq foi a paixão pelo mar que me fez escolher aquele lugar, tomei meu super café calmamente e sai... peguei o primeiro táxi da fila.. e.. ao entrar nele, adivinhem que música estava tocando??


 

MINHA FORÇA É  A FÉ QUE CARREGO 
NO FUNDO DO PEITO...

Achei demais!

O taxista era um galego, casado com uma paulista, que aprendeu a gostar de MPB e a sincronia foi mais uma coisa maravilhosa do caminho, a música de fundo para o início da minha exploração por La Corunã me pareceu perfeita! Agradeci mentalmente e segui meu passeio.



O taxista aguardando, na primeira parada.


Que foi aqui: Plaza Mayor.


Alguém sabe quem foi Maria Pita?

Uma mulher de coragem... com certeza, exemplo de garra, eu não sabia quem era e óbvio... que fui procurar assim que pude, para saber sua história. A história de uma MARIA! E não havia sido uma MARIA que de certa forma me conduziu até ali?

Maria Maior Fernandes da Camara Pita, conhecida popularmente como Maria Pita, nasceu por volta de 1560 na Corunha no seio de uma família modesta.
Em 1581 contraiu matrimônio com João Rois, ao que lhe seguiriam três outros casamentos: com o açougueiro Gregório de Rocamonde, com o mestre de navio Sancho de Arratia e com escudeiro da Real Audiência Gil de Figueroa, dos quais teve um total de quatro filhos.
Esta personagem ficou muito conhecida na história espanhola pela sua intervenção, em 1583, durante o cerco que os ingleses fizeram à Corunha. Maria Pita, numa altura em que os ingleses se encontravam em claro domínio e a vencer sobre a população da Corunha que se encontrava cada vez mais desmotivada, consegue derrotar o soldado inglês que carregava a bandeira. Com a bandeira inglesa nas suas mãos, Maria Pita motiva a população da Corunha, que assim consegue vencer as tropas inglesas.
À parte a sua intervenção no cerco que os ingleses vieram pôr à Corunha, a sua vida esteve cheia de vicissitudes, entre as que figuram duas viagens a Madrid e a participação em numerosos preitos. Faleceu em Cambre em 1643, tendo solicitado no seu testamento que fosse enterrada no convento de Santo Domingo da Corunha, embora não se conserve nenhum documento que o comprove nem se tenha podido identificar a sua sepultura.
A sua memória é comemorada com a atribuição de o seu nome a uma praça da Corunha, bem como com uma estátua com uma chama sempre acesa.


IGREJA  DE SANTIAGO
LA CORUÑA


Quem estava lá?

Agradeci uma vez mais! Obrigada Pai Xangô, por cada chave concedida, para abrir minha mente, minha visão, meus caminhos! A Igreja de Santiago, de La Coruña, tem Santiago na porta e é bem simpática, estava vazia e acolhedora e ao fundo havia uma espécie de coral de monges cantando orações, não era dentro da igreja, mas muito próximo... magia no ar!


IGREJA DE SANTIAGO
LA CORUÑA


INTERIOR DA IGREJA

Dali segui para ver as muralhas antigas e o Castelo de Santo Antônio, que por ser segunda feira estava fechado para visitação, uma pena, mas o lugar belíssimo!


CASTELO DE SANTO ANTÔNIO


PARTE DAS MURALHAS

Daí fui rodando pela cidade e pedi ao taxista para me deixar na Torre de Hércules e marquei um horário para que ele fosse me buscar. Ali pelo que eu tinha lido era um recanto especial e foi onde decidi ficar mais tempo.


TORRE DE HÉRCULES

Pensem em um lugar lindo! Cercado de mar, com muito vento e espaço demais para caminhar. A imagem do mar que coloquei na música do Diogo Nogueira tirei a foto aqui. 

Um lugar lindo, maravilhoso, perfeito!


E... como se não bastasse...

Havia uma rosa dos ventos na beira do mar, imensa e com alguns símbolos nela, entre eles uma caveira e uma concha shell. 
Primeiro haviam umas pessoas, mas quando desci até lá estava vazio, sentei aí no meio e meditei/orei ouvindo o som das batidas do mar e sentindo o vento. Foi um momento supremo! Só posso agradecer mais e mais por cada oportunidade concedida, pq a cada dia creio mais que NADA mesmo é por acaso! GRATIDÃO INFINITA ao Universo e a cada um que me permitiu chegar até aquele momento e até aqui!

***************

Gente do céu, eu ainda não voltei ao meu "normal"!
Esta semana estou tirando como uma pausa necessária. Meu sono ainda não se ajustou, tenho dormido cedo e acordado relativamente cedo, as vzs até na madrugada. E todo santo dia fico com dor de cabeça, geralmente já acordo com ela. Não consegui saber se é algum efeito retardado do frio, se é por conta do calor ou do ar condicionado na temperatura mínima, pq a dor ora parece enxaqueca ora parece sinusite, é torturante já acordar com esta dor de cabeça chatinha. Mas de ontem prá hoje fiquei mais esperta, tomei mel com própolis, fiz umas outras coisinhas e acordei um pouco melhor, quando acordei peguei um óleo que tenho aqui e calmamente fui fazendo uma massagem na cabeça e ao mesmo tempo fazendo minhas orações e deu certo... ainda sinto a cabeça pesada mas já não doí como antes.

Vou agora separar e editar as fotos das magias para postar e peço que aguardem pq irei começar a postar as magias em atraso nas postagens e também as mais recentes de hoje para amanhã, ok?

Super agradeço a compreensão de todos!

Uma ou outra ciganinha fica eufórica me pedindo para postar sobre a viagem! É muita coisa e se eu pudesse faria sim todas as postagens sobre a viagem de uma vez, para que estes pequenos detalhes não se percam de minha memória, mas o tempo acaba sendo pouco para tanta coisa.

Então... conforme der vou atualizando as postagens da viagem, ok?

Beijos e ótimo final de semana para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS MARÇO 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...