quarta-feira, 14 de junho de 2017

SIGNIFICADO DE SONHAR COM SAPO


O sapo está ligado a assuntos materiais, como dinheiro e trabalho, e ao lado emocional, especificamente à maneira como o sonhador expressa o que sente 

Os sonhos são mensagens transmitidas do inconsciente humano para a consciência, através de símbolos, e são reflexos de como nos sentimos e que atitudes devemos tomar em uma situação que nos incomoda. Por isso, se forem interpretados corretamente, podem ser muito úteis à análise psicológica e, consequentemente, ao autoconhecimento.

O QUE O SAPO SIMBOLIZA?

O simbolismo do sapo é bastante interessante porque inicialmente ele apresenta duas características bem reveladoras. A primeira, pelo fato de ele ser um animal predominantemente terrestre e com pele rugosa bem seca, tende a indicar, simbolicamente falando, o quanto ele tem um lado prático, "terrestre", "pés no chão". Isto é, quando a pessoa sonha com ele, pode estar indicando a importância de prestar mais atenção às suas ações práticas e ao modo como vem lidando com assuntos materiais (tais como dinheiro e trabalho).
"quando a pessoa sonha com ele, pode estar indicando a importância de prestar mais atenção às suas ações práticas e ao modo como vem lidando com assuntos materiais (tais como dinheiro e trabalho)."
A segunda característica é o fato de a maioria dos sapos viver em um ambiente úmido ou mesmo com água ao redor, tanto que os ovos e girinos têm necessidade de água para se desenvolverem apropriadamente. E isso significa, em termos simbólicos, a importância de refletir sobre o modo como as emoções estão sendo vivenciadas por quem sonha com esse animal.
Ao mesmo tempo, a ênfase nas questões terrestre e aquática enaltece o quanto o simbolismo do sapo se refere ao aspecto Yin, feminino, lunar da vida. Não por acaso os chineses o consideram como uma divindade da Lua (conforme mencionado no Dicionário de Símbolos, de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant, Editora José Olympio, página 803).
Os elementos água e terra pertencem à polaridade feminina. Ou seja, tudo que envolve esse universo da mulher, do inconsciente, das emoções vem à tona quando se sonha com esse bicho. E é importante também averiguar se a pessoa considera-se emocionalmente "seca" ou transbordando de sentimentos numa época em que tem tal sonho.
No mesmo livro, também na página 803, esse atributo do simbolismo do sapo é complementado com a seguinte qualidade: "(...) como todos os símbolos associados ao complexo terra-água-Lua, ele exprime esotericamente o conceito de morte e renovação." Em outras palavras, sonhar com o sapo pode indicar uma fase de profundas mudanças na vida do sonhador.
Outra faceta notória quando refletimos sobre o simbolismo do sapo diz respeito à semelhança entre os girinos e o espermatozoide, o que aponta para o teor de fertilidade que está representado nesse detalhe.
Nesse sentido, que envolve a mudança, não podemos esquecer o quanto os contos de fadas enaltecem a transformação do sapo em príncipe. Ou seja, transformar nosso lado feio, asqueroso (isto é, inconsciente, reprimido, em estado potencial) em algo belo (desenvolvido, vivenciado com consciência). Não por acaso, a intérprete e sacerdotisa de Afrodite, a cortesã Frinéia - conhecida por sua beleza e seu poder de sedução -, devido à sua tez amarelada, foi chamada de Friné (Sapo).

POSSÍVEIS INTERPRETAÇÕES

Se, por exemplo, você foge desse contato com o sapo, existe o potencial de você evitar lidar com as emoções, com seu poder de sedução, bem como não aproveitar a fase de maior praticidade e realização de suas metas. Caso você dialogue com ele ou simplesmente esse animal não gere aversão em você, as chances de aproveitar esse potencial são maiores.
Se o ambiente em que o sapo se encontra em seu sonho tiver mais água, pode ser que esta fase de sua vida tenha um foco maior no universo emocional. A importância de se conscientizar do que vem sentindo e também do modo como tem expressado suas emoções, a fim de desenvolver uma maior maturidade emocional, tende a se destacar. Caso esteja em um ambiente terrestre, as questões envolvendo a força materializadora e o senso prático, assim como o poder de sedução, ganham evidência.
Como a tendência a uma mudança radical está evidente no simbolismo do sapo, é possível averiguar se esse processo já está em curso de uma maneira mais notória ou ainda é o começo dessa transformação. Nós enxergamos esse movimento se o próprio sapo no sonho encontra-se passando por uma mutação ou faz parte de um cenário em que algo surpreendente ocorre, tal como num sonho em que o sapo adquire vida no jardim, deixando de ser uma estátua decorativa ao redor da piscina.

APLICAÇÕES

Um símbolo em um sonho pode conter significados relacionados exclusivamente às experiências do sonhador, o que os diferem do sonho de outra pessoa, mesmo que ambos sejam parecidos. Portanto, simplesmente anotar um sonho que tivemos e interpretar superficialmente não basta; pode ser necessária a ajuda de um especialista, que irá amplificar o sonho, associando-o ao que o sonhador vive.
Primeiro passo: refletir sobre o contexto do sonho
Como você interage ou reage ao sapo? Você foge dele, se aproxima, dialoga?
"Como você interage ou reage ao sapo? Você foge dele, se aproxima, dialoga?"
Ele está em um cenário com água ou há apenas terra ao redor? Ou ambos? Há uma transformação desse sapo, tal como virando um príncipe?
Segundo passo: refletir sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando
  • Como venho lidando com as questões práticas, materiais e financeiras? Tenho percebido em mim uma maior habilidade para lidar com dinheiro e conquistado algo neste âmbito da vida, tal como agido com bastante produtividade?
  • Tenho expressado minhas emoções com naturalidade ou encontro-me numa fase em que me sinto emocionalmente seco, frio? Tenho entrado em contato com meu mundo interno, com meus sentimentos, compreendendo melhor aquilo que me bloqueia ou impede de dar vazão às emoções?
  • Considero-me numa fase bastante fértil, tal como agindo de modo bem criativo?
  • Tenho percebido certas facetas da minha personalidade que são consideradas socialmente feias, tal como uma atitude bastante ambiciosa?
  • Estou desenvolvendo uma maior capacidade de materializar meus sonhos?
  • Este momento da minha vida pode ser de profunda mudança e transformação. Como me sinto ao lidar com essas emoções que têm surgido nesta fase tão transformadora? Estou seguro para mergulhar mais em meu mundo interno e expressar meus sentimentos enquanto passo por estas transições?
  • Tenho notado que meu poder de sedução está intensificado? Como eu tenho atraído as pessoas e como tenho usado minha sexualidade?
  • De que maneira tenho me comportado diante das mulheres ou do universo feminino? Com preconceito ou com desconforto, não me sentindo à vontade com esse reino das emoções e do inconsciente?

ESTA MATÉRIA SUPER COMPLETA VEIO DAQUI:
http://www.personare.com.br/o-que-significa-sonhar-com-sapo-m6361

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS MARÇO 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...