sexta-feira, 11 de julho de 2025
JULHO!
SÃO BENTO
Vade retro, satana! Nunquam suade mihi vana.
Sunt mala quae libas, ipse venena bibas.
Não seja o dragão o meu guia.
Retira-te, satanás!
Nunca me aconselhes coisas vãs.
É mau o que tu me ofereces,
bebe tu mesmo do teu próprio veneno.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
A vida e a obra cristã de Bento de Núrsia é celebrada anualmente no dia 11 de julho no calendário romano porque marca a data em que suas relíquias foram levadas para a Abadia de Saint-Benoît-sur-Loire, no centro da França, onde estão preservadas em uma cripta.
São Bento nasceu em 480, filho de uma família nobre da cidade de Núrsia, na Itália, e irmão gêmea de Santa Escolástica. Ele foi beatificado por ter vencido duas armadilhas criadas pela Diabo para lhe destruir e, assim, enfraquecer a fé cristã. Ele negou um cálice de vinho que transformou em serpente e, depois, um pão; ambos envenenados. Sua vida foi marcada pelo exílio imposto por ele mesmo, que escolheu viver isolado, se dedicando à oração e ao sacrifício cristãos, até que foi eleito para um mosteiro em Vicovaro.
Mais tarde, o santo fundou doze pequenos mosteiros, sendo que um deles, o de Monte Cassino, serviria de base para a fundação e a expansão da Ordem dos Beneditinos, a mais velhas das ordens monásticas católicas, que pregam o isolamento total dos monges.
Sua ordem baseia na Regra de São Bento, que teria começado a ser escrita pelo santo 13 anos antes de sua morte e tem como preceito a pobreza, a virgindade, a obediência, a oração, o trabalho, a hospedagem de viajantes em mosteiros, a promoção do ensino e a assistência aos pobres. O último papa beneditino foi Pio VII, que foi pontífice entre 1800 e 1823.
No Brasil, São Bento é cultuado em mosteiros localizados em algumas das principais cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.
Oração de São Bento
(Para alcançar Graça)
Ó glorioso Patriarca São Bento,
que vos mostrastes sempre compassivo com os necessitados,
fazei que também nós,
recorrendo à vossa poderosa intercessão,
obtenhamos auxílio em todas as nossas aflições,
que nas famílias reine a paz e a tranquilidade;
que se afastem de nós todas as desgraças tanto corporais como espirituais,
especialmente o mal do pecado.
Alcançai do Senhor a graça…
que vos suplicamos, finalmente,
vos pedimos que ao término de nossa vida terrestre
possamos ir louvar a Deus convosco no Paraíso.
Amém.
O que é a Medalha de São Bento
A Medalha de São Bento é um sinal sagrado reconhecido pela igreja, conhecido como Sacramental (Catecismo, 1667 até 1670). Ela tem sido utilizada pelos cristãos durante séculos em sua luta espiritual.
Também possibilita alcançar graças espirituais, em especial aquelas relacionadas a conversão, tentações e inimizades.
Através da Medalha de São Bento é possível conseguir indulgência plenária, na ocasião de sua festa (11 de julho), seguindo as condições habituais da Santa Sé: confissão, comunhão eucarística e oração.
Por último, também, a Medalha concede graça especial para hora da morte já que São Bento é um dos Santos padroeiros da boa morte.
Significado da Medalha de São Bento
Ao observar a medalha você observará inscrições, que representa, cada uma dessas letras, as iniciais da Oração em Latim. Observe, iniciando na Cruz central e depois nas inscrições da borda em sentido horário:
Na parte de cima você lê a inscrição PAX, que quer dizer PAZ em Latim (esse é justamente o lema da Ordem de São Bento).
Do outro lado observamos a figura de São Bento em sua representação tradicional. Na mão esquerda a cruz. Na mão direita o livro.
Na parte de dentro vemos: CRUX S PATRIS BENEDICTI, que significa “Crux Sancti Patris Benedicti” (Cruz do Santo Pai Bento).
Observamos no centro ao lado a figura de um cálice, na qual sai uma serpente. Essa imagem remete a tentativa de envenenamento em que São Bento milagrosamente saiu ileso.
Também a de um corvo, com pedaço de pão no bico, rememorando outra ocasião milagrosa em que São Bento liberta da tentação carnal.
FILME SOBRE SÃO BENTO:
- https://www.youtube.com/watch?v=WeXWoaGr1L4
CALENDÁRIO DAS MAGIAS DE JUNHO DE 2025
13 DE JUNHO EXÚ/SANTO ANTÔNIO Magias de prosperidade, abertura de caminhos, vendas, movimentação econômica, magnetismo, atrair. Oxum, adoçam...

-
Dona Pombogira Cigana das Almas é uma falangeira das almas, que faz parte da vibração da falange de Exú. A mesma tem mais de uma atribuiçã...
-
Da Falange das Malandras Maria Navalha, é uma das mais sérias, raramente sorri, não gosta de falar muito, porém trabalha muito bem e ...
-
Invoco os Espíritos da Díscordia, Invoco os Espíritos das Tormentas, Invoco os Espíritos da Injustiça para que demonstrem o vosso...