O primeiro chacra detectado foi este:
PLEXO SOLAR
Este chakra que se situa 2 dedos acima do umbigo, fala-nos de poder, do nosso poder pessoal. Fala do nossos sistema nervoso, e dos nossos conflitos internos. Por isso como podem ver, é um chakra que convém cuidar com muito amor e carinho :)
É a nossa alavanca para dar passos em frente, por isso somos responsáveis em alimentar este fogo para mantermos esta energia saudável e forte que nos faz ser grandes! É o nosso motor, e tal com num carro, ele tem que ser cuidado para que possamos seguir caminho sem percalços e sem precisar de um reboque…se bem que há muita gente que ainda anda a reboque dos outros e da vida…precisar de ajuda é uma situação natural, depender dela, lá está…é uma dependência.
Enquanto o sistema digestivo consome e digere as impressões materiais, o cérebro, citado aqui como consciência, digere e consome as impressões imateriais do mundo. A sede da nossa personalidade está no terceiro chakra. É nele que moram nossos desejos e todas as nossas simpatias e antipatias. Sabe aquela pessoa que você não simpatiza?
Esta emoção é registrada neste centro de energia. Se a relação for conflituosa, pode inclusive alterar o funcionamento do sistema digestivo, afetando diretamente algum órgão. Distúrbios contínuos podem desestruturar tanto, que o corpo físico não resiste e adoece. É nesta consciência vital que acabamos criando doenças.
Chakra plexo solar em harmonia
O funcionamento harmônico deste 3º vórtice de energia nos traz uma sensação de paz, aceitação e totalidade de nós mesmos. Proporciona harmonia com a vida e a posição que temos nela.
Dessa forma, você tem ainda condições de respeitar igualmente os sentimentos e as peculiaridades das outras pessoas.
Acaba tendo a capacidade de observar as situações por ângulos menos emocionais, gerando mais segurança e tranquilidade para você e todos a sua volta.
Chakra plexo solar desequilibrado
O funcionamento desarmônico do plexo solar, por outro lado, dá ênfase ao controle. Você acaba querendo controlar tudo conforme seus desejos e pensamentos.
Se irrita facilmente e exterioriza aquela porção de raiva que ficou sem digerir anteriormente, completamente sem controle.
Pode causar também uma inquietação, pela procura de uma satisfação que falta no interior, gerando as compulsões.
O hipofuncionamento faz a pessoa se sentir abatida e sem ânimo. Tudo parece um obstáculo que impede a realização de seus desejos. Toda esta sensação lhe causa medo, podendo até desenvolver uma depressão ou pânico.
Como melhorar o funcionamento do 3º chakra?
Para facilitar, inicialmente devemos fazer uma limpeza energética com um bom profissional, a fim de recuperar o vórtice (movimentos espirais de escoamento).
Feito isso, devemos começar um caminho de auto-observação detalhada para perceber como nossos pensamentos e sentimentos negativos podem estar detonando nosso centro de energia vital.
Como está nossa raiva e nossa amorosidade com a vida? Esse é um bom ponto de ser questionado. Outras questões para refletir:
- Como tenho me sentido em relação a… (tal situação ou pessoa)?
- Tenho me sentido confiante em meus projetos?
- Estou muito emocional?
- Ainda estou entalado com o que ouvi de fulano?
- O que pode estar atravessado em minha garganta nesta situação…?
- O que anda azedando a minha vida?
- Tenho fome de quê?
- Que sentimentos alimento com excesso de comida/internet/compras?
- Será que como demais para ocupar maior espaço na sociedade?
Este deve ser um processo cauteloso e amoroso, pois entrar em contato com nossas emoções também pode ser desafiador. Nestes casos, você pode procurar um profissional para te ajudar a organizar as ideias e sentimentos.
Equilibrando o chakra plexo solar
A meditação é realmente uma grande ferramenta de ajuste de chakras. Pode – e deve – ser usada sempre, assim como os exercícios físicos da Yoga. Fazer terapias energéticas com frequência pode auxiliar imensamente no processo de amadurecimento das emoções.
Pratique exercícios físicos
Praticar exercícios físicos é uma ótima maneira de esquentar o corpo e liberar todas as emoções. Dê preferência ao Yoga ou artes marciais.
O yoga trabalha não só o corpo físico, como também sua mente e espírito. É uma prática completa e com inúmeros benefícios.
As artes marciais são uma boa opção também, já que elas trabalham o nosso centro de energia, conhecido como Tantien. Além disso, esse tipo de exercício físico fortalece a força interior e ativa o foco, a atenção e a autodisciplina.
Tome banho de sol
O Sol é o nosso maior astro e provedor de energia, força e ânimo. Pensando nisso, procure reservar um horário do seu dia para tomar um bom banho de sol.
Você pode optar por caminhar ou até mesmo sentar e relaxar embaixo do sol, por exemplo. Porém, atente-se aos horários. Vá nas melhores horas, que são às 10h da manhã e às 16h da tarde.
Outra dica interessante é usar roupas que permitam o máximo de contato com o Sol, o que ajuda a atingir a meta de vitamina D do dia, além de combater ansiedade e depressão.
Pratique tomar decisões
No nosso dia a dia, tomamos inúmeras decisões. Desde escolher que roupa usar, até decisões mais complicadas do que essa. Por isso, essa dica é muito importante!
Pratique no dia a dia, com pequenas coisas e não hesite da sua decisão, valorize as suas escolhas e acolha as suas vontade. Tudo isso é um ato de empoderamento e ajuda a aumentar sua auto confiança!
Use mais a cor amarela no seu dia a dia
O amarelo é a cor que representa o plexo solar, então tente incorporar mais essa cor no dia a dia. Psicologicamente, essa cor representa vitalidade, otimismo e confiança, ou seja, perfeito para equilibrar o seu Terceiro Chakra.
Traga essa cor para as suas roupas, acessórios e até mesmo decoração!
SEGUNDO CHACRA DEBILITADO
O Chakra Cardíaco está localizado no meio do peito, na altura do coração. Sua cor é verde com tons de rosa e dourado, uma mistura suave e curadora. Corresponde ao elemento ar, e sua função principal é metabolizar a energia do amor. O poder pessoal de amar e ser amado é despertado neste chakra.
A glândula correspondente é o Timo, que tem a função de fortalecer o sistema imunológico. O tato é o sentido que corresponde diretamente a este Chakra.
Sua tarefa é unir em harmonia os três chakras inferiores e os três chakras superiores, resultando em harmonia e sabedoria plena.
Ele é o mediador entre o corpo e o espírito, é chamado como a porta da alma ou morada da alma.
O Chakra Cardíaco está diretamente ligado ao coração – sangue, nervos, vasos sanguíneos e sistema circulatório. Ele determina a saúde e a sua força.
Chakra Cardíaco em harmonia
O Funcionamento Harmônico deste 4º Plexo promove a visão de que as pessoas e tudo a nossa volta, são nossos semelhantes. O amor incondicional, a compaixão, a unicidade, a empatia se fazem com naturalidade e o perdão tem espaço fácil neste centro energético.
O Chakra do Coração, como também é chamado, guarda nele o poder emocional, a esperança, a confiança, a entrega, a aceitação, a inspiração, a compaixão e a habilidade de dizer sim para a vida.
Através deste centro de energia, dispomos de um grande potencial de mudanças e curas. Mas para chegarmos ao seu potencial máximo e estável, devemos antes estar com os outros seis chakras em total harmonia.
Chakra Cardíaco desequilibrado
O funcionamento falho deste chakra costuma comprometer bastante nossa alegria e o fluxo de abundância e amor. Em desequilíbrio, causa tristeza, dificuldade em perdoar, julgamentos e críticas severas relacionadas inclusive a própria pessoa.
Também gera hostilidade, egocentrismo, ressentimentos, medos profundos, amarguras, incapacidade de se amar, amar os outros e de receber amor.
Num outro extremo, quando funciona em excesso, costuma deixar a pessoa vulnerável, carente e dependente do amor do outro.
Os problemas de saúdes relacionados a este chakra são: respiratórios, cardíacos, asma, alergia, problemas nos pulmões e nas mamas, dores nas costas e nos ombros.
Como melhorar o funcionamento do Chakra do Coração
Em primeiríssimo lugar devemos voltar nossa atenção para limpar as emoções negativas como mágoas, manipulações, descrença, desconfiança na vida, mentiras, rejeição, medo de sofrer, perdas, castigos, vinganças e muito mais. Ou seja recuperar os chakras inferiores e os superiores.
Com o Chakra do Coração em desequilíbrio, você pode ter dificuldades para perdoar
Para facilitar, este plano inicial devemos fazer uma limpeza energética, onde a integração e potência do 4º chakra possa ser despertada.
Feito isso, podemos começar um caminho de auto investigação para reconhecermos como ações, pensamentos e desejos, podem estar limitados aos nossos registros passados em relação às nossas carências. A inconsciência e a falta deste autoconhecimento está desenergizando seu centro de energia vital.
Estas experiências limitantes e passadas costumam ser reeditadas em várias áreas da vida e isso pode e deve ser mudado. O poder pessoal de amar e ser amado é despertado neste Chakra.
Bons pontos que devem ser questionados, para começarmos a autocura, é:
“Eu me amo?” ou “Porque não me sinto amado(a) por mim?”
Outras questões boas de se responder são:
- Recebo carinho e presentes com facilidade?
- Amo o outro mesmo que ele não concorde comigo?
- Como me sinto em relação ao perdão?
- Confio em mim?
- Sou amoroso comigo e com tudo a minha volta?
- Como me sinto em meus relacionamentos afetivos?
- Estou muito carente?
- Ainda estou reprimindo sentimentos e atitudes amorosas? Por quê?
- O que pode estar se perpetuando em meu dia a dia que reconheço ser uma crença do passado?
- Aceito com facilidade a vontade do outro? Faço só a vontade do outro e me esqueço de mim?
- Dou carinho, atenção e respeito para as pessoas em geral? E para mim?
- Quais sentimentos amorosos e positivos não estou nutrindo sobre mim?
- Será que posso e me permito escolher fazer diferente? Como seria isso?
- Tenho tido compaixão ou saio julgando tudo e todos?
- O que estou colhendo com meu comportamento?
- Como posso ser mais criativo nesta autoinvestigacão?
Meditação para trabalhar o chakra do coração
Após ter feito com muita honestidade este mergulho profundo em você, chega o momento de acalmar a mente, o passado, as críticas, os julgamentos e prestar atenção na respiração. Dar um espaço para o amor se revelar vindo de sua própria sabedoria inata, é providencial neste momento. Deseje que o amor se revele, até começar a senti-lo. Você é o amor!
Este deve ser um processo cauteloso e amoroso, pois entrar em contato com nossas memórias também pode ser bem desafiador. Nestes casos mais intensos, é bom que você procure um profissional para te ajudar a organizar as idéias e seguir com mais facilidade.