sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

FESTA DE IEMANJÁ - RIO VERMELHO - BAHIA


BALAIOS SENDO MONTADOS 
NOITE DE 01.02.2017

Este ano a festa não estava tão cheia quanto o ano passado. A crise se refletiu por aqui. A grande maioria nas ruas eram os baianos mesmo, as areias, se comparadas à festa do ano passado estavam "vazias", embora a segurança e o policiamento estivessem igual, muito policial, bombeiro, posto de saúde montado. Percebi que menos de 10% das pessoas que enchem o local são religiosos e devotos, a grande maioria são simpatizantes anônimos que fazem sua fé particular com a Rainha do Mar, mãe das águas e de todos nós, filhos peixes, crias do seu mundo maternal, infinito como suas águas e seu amor, que tem espaço para todos os credos.

Os balaios são montados com todas as oferendas, que as pessoas se enfileiram para depositar ali, nem todos vão lá no meio do mar ofertar.


NOITE DE 01.02.2017

A noite do dia 01.02 estava bem mais agradável pq estava um cheio mais harmônico, e tempo mais fresco, pq ontem fez um calorão.

Acabei não ficando para assistir o cortejo, mas não sei se teve como no ano passado. Saí do hotel por volta do meio dia, dei uma boa volta nos arredores, pretendia comer no Botequim de São Jorge, mas ele estava fechado com acesso personalizado, e só com feijoada completa, não estavam servindo outros pratos, o que além de ser caro e muita coisa para mim sozinha, era uma comida pesada demais para o super calor que estava fazendo, nem pensar. Andei mais um pouco e depois procurei o que comer. Acabei parando em uma barraquinha e comi um churrasquinho, com arroz, feijão, farofa e molho a campanha. Fiquei um tanto sentada pra relaxar o almoço e depois filmei mais um pouco. Depois desta segunda parte da filmagem eu fui na areia que estava realmente "vazia" se comparada ao ano passado, até a quantidade dos balaios foi bem menor. Molhei minha testa nuca, etc e fiz meus pedidos, depois comecei a me sentir mal, com uma leve tonteira e não coloquei a culpa na energia trabalhada não... mas no calor extremo. Depois dali acabei voltando para o hotel pq a sensação continuava e preferi estar em um lugar seguro que naquele mega tumulto. Mas percebi que a grande maioria nas ruas eram  mesmo os baianos festeiros e embora tenha gente de fora, a cidade não está lotada como estava ano passado, também.... ano passado a festa coincidiu com o carnaval, tinha mesmo que estar cheio.


ÀS 15HS DA TARDE,
 A PRAIA ESTAVA ASSIM

É na areia que a magia da fé acontece, no asfalto as pessoas dançam, na areia as pessoas rezam e fazem seus pedidos a nossa mãe sereia.

Terminei minhas orações e dei minha missão do dia por cumprida e como estava sentindo mal estar voltei para o hotel.

As ruas realmente não estavam tão cheias quanto ano passado, mas o calor estava castigando.


O visual na frente do hotel em que fiquei.

Acredito que a Casa de Iemanjá esteja aberta hoje o dia todo para visitação, como esteve no ano passado, pq muitas pessoas fogem de vir no dia por conta do tumulto e preferem, como eu, fazer a oferenda e as preces à Rainha do Mar, com mais calma e reserva.

Ontem eu comprei um colar de conchas que irei dar a ganhadora da magia de união de FEVEREIRO/MARÇO, junto com alguns outros brindes e que poderá ser usado como uma guia/firmeza de Iemanjá.

Estava esperando o vídeo carregar para concluir esta postagem, estou indo no Mercado Modelo comprar algumas coisitas e mais tarde posto mais, ok? 

 

Que mãe Iemanjá traga equilíbrio, e gere em nossa vida, o amor, saúde e prosperidade para todos nós, filhos seus! Vamos que vamos, grande beijo à todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS ABRIL 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...