quinta-feira, 4 de março de 2021

SALUBA NANÃ!


Nanã Buruquê é homenageada no dia 26 de Julho, símbolo da origem da vida, do renascimento no barro, nas lama primordial sendo também a orixá da sabedoria, da calma e da evolução.

Nanã Buruquê, também chamada de mãe ou avó, é uma Orixá presente desde a criação da humanidade. Ela é a memória do povo, pois vivenciou toda a magia da concepção do Universo.

Rainha da lama, da qual se originou todo ser humano, esta Orixá é uma das mais respeitadas e também uma das mais temidas. Nanã é responsável pelo portal entre a vida e a morte, pois ela limpa a mente dos espíritos desencarnados para que eles possam se livrar do peso que sofreram em sua jornada, reencarnando sem os rastros da vida anterior. Por isso quando envelhecemos, ao decorrer dos anos começamos a perder nossa memória.

Ela viu a água ser separada da terra, e o barro utilizado para gerar a vida soprada por Oxalá. O único pedido da Orixá foi o de que após a morte, os que do barro vieram, ao barro deveriam voltar.

Os filhos de Nanã são: Iroko, Obaluaiê, Osanyin, Yewá, Omolu e Oxumaré, mas por ser a mais antiga, todos os Orixás a consideram uma mãe.

Ela também recebe os seguintes nomes: Nanã Buruku, Nanã Buru, Nanã Boroucou, Anamburucu, Nanamburucu ou Nanã Borodo


Há diversas histórias a respeito de Nanã antes do nascimento do primeiro filho.

As qualidades de Nanã costumam ser muito reverenciadas. O que muitos não sabem é que o Buruquê na verdade se refere a um de seus arquétipos, e não o sobrenome. Abaixo vemos este e mais algumas qualidades da Orixá Nanã:

Buruku- Senhora da terra ou do dinheiro. É um Orixá descendente de Abomey; está relacionado à água doce dos pântanos. Carrega consigo um ibiri azul.

Adjaoci - Guerreira agressiva descendente de Ifé, mora em águas doces e se veste de azul.

Ajapá - Vive nos pântanos, é temida, defensora da mata e está relacionada a morte, lama e terra. É racional e protetora dos moribundos. Descendente de Ajapá.

Abenegi Nanã mãe de Ibá Odu, cabaça que traz Oxumarê, Oxossi Olodé, Oya e Yemanjá.

Obaia - Usa contas de cristal, roupa lilás, veio de Baribae. Orixá da lama e da água.

Ybain - É a principal orixá e a mais temida, usa roupa vermelha. Para chamá-la, a ekedi tem que bater com seus otás para fazê-la pegar suas filhas. É a orixá da varíola.
Xalá Ligada a Oxalá e ao branco.
Savé - Usa uma coroa feita de búzios e veste-se de azul e branco.

Oporá - Mãe de Obaluaiyê, ligada a terra, temida e agressiva. Está sempre coberta de òsun vermelho. Vinda de Ketu.

Omilaré - A verdadeira esposa de Oxalá. É a mais velha, está relacionada aos pântanos e ao fogo. É a verdadeira mãe de Omolu Intoto. É vestida de musgo e cristal.

De gênio forte, Nanã não aceita ser contrariada, não perdoa injustiças e falhas, mas como toda mãe é benevolente se preocupa com seus filhos e guarda muito amor. Conhecer Nanã Buruque é compreender e aceitar toda a linha da criação, o nascimento, a vida e a morte. É saber que fomos feitos para voltar de onde viemos, aos domínios da mãe.

Saluba Nanã 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO OUTUBRO 2024

    EU VIAJO EM OUTUBRO E RETORNO EM DEZEMBRO! Já faz um tempinho que não vou ao EUA e agora surgiu uma oportunidade. Viajo em Outubro, reto...