quinta-feira, 25 de março de 2021

SIMBOLISMO DA LIBÉLULA

 

As libélulas são insetos muito especiais e elegantes, pertencentes à ordem Odonata, subordem Anisoptera, em torno dos quais gira uma lenda e muitos significados simbólicos.

O nome da libélula está ligado a algumas correntes de pensamento:

O nome seria derivado do termo latino “libra”, que significa balança, isto porque enquanto voam, as libélulas parecem uma balança dado que se mantêm em perfeito equilíbrio.

Uma outra hipótese é a de que o nome tenha origem no termo latino ‘libellum’, diminutivo de liber, ou seja, livre. Mas este mesmo diminutivo estaria para “livro” porque suas asas em voo se parecem a um livro aberto

Desde sempre, a libélula é considerada um inseto mágico graças às suas asas que mudam de cor, a sua forma esbelta e a velocidade com que é capaz de voar e fugir de seus predadores.

Nasce de uma larva (ninfa) aquática (poças d’água, lagos temporários, zonas pantanosas, ribeiras ou riachos) e depois se transforma de maneira natural, assim como a lagarta se transforma em borboleta.

Este inseto está frequentemente associado à transformação.

Diz a lenda que a libélula era um dragão muito sábio que, durante a noite, difundia a luz com sua própria respiração de fogo. Sua respiração teria criado a arte da magia e da ilusão. Um dia, no entanto, o dragão acabou sendo um prisioneiro de sua própria magia: para enganar um coiote se transformou em uma libélula, mas, ao fazê-lo, acabou ficando preso no novo corpo, perdendo todo o seu poder.

De acordo com algumas tradições, a libélula é o símbolo da transformação e das mudanças diárias, mas também da introspecção que ensina a ir além das aparências para procurar sua identidade. Na cultura europeia, a libélula é vista como um símbolo da liberdade, da paz e da busca da verdade.

Dada a transformação da larva à libélula, o inseto também representa a transição da infância para a idade adulta e, portanto, em certo sentido, da superação das ilusões e da aquisição da consciência e do equilíbrio.

De acordo com os nativos americanos, a libélula era o símbolo de uma verdade oculta e o próprio inseto representava as almas dos mortos.

No Oriente, a libélula simboliza sorte, harmonia e prosperidade.

Os samurais tinham em seus capacetes a representação da libélula como esperança de vitória sobre o inimigo e como símbolo de força e coragem. E é esta a simbologia da libélula para os japoneses.

Vietnamitas associam o voo das libélulas à previsão de chuva.

Mas este inseto teria também significados negativos.
Por exemplo, em contos suecos, o diabo pesava a alma das pessoas usando uma libélula.
Para os noruegueses a libélula “fura olhos” e para os holandeses a libélula “morde cavalo”. Na Europa a libélula muitas vezes é associada às bruxas enviadas por Satanás para criar confusão, e muitas vezes é chamada de “cortadoras de orelhas” ou “agulhas do diabo” por causa do seu corpo fino e longo.
Acredita-se que usar um pingente de libélula significa que está em curso uma mudança em sua vida ou que você está procurando seu próprio equilíbrio e controle mental.
Em resumo, o simbolismo da libélula varia entre significados positivos, como transformação, vitória, força, equilíbrio e criatividade, e negativos, como dúvidas, confusão e amizades ambíguas.
Então, cabe a você interpretar a chegada de uma libélula em sua vida.

A MATÉRIA VEIO DAQUI:
https://www.greenmebrasil.com/significados/5918-libelula-significado-simbologia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DE MAGIAS DE JANEIRO DE 2025

Magias amorosas, sexuais, energização, agradecimento, magias na vibração de IEMANJÁ.  Diversas intenções. Acontecem na LUA CHEIA Lua Cheia: ...