O nome da libélula está ligado a algumas correntes de pensamento:
O nome seria derivado do termo latino “libra”, que significa balança, isto porque enquanto voam, as libélulas parecem uma balança dado que se mantêm em perfeito equilíbrio.
Uma outra hipótese é a de que o nome tenha origem no termo latino ‘libellum’, diminutivo de liber, ou seja, livre. Mas este mesmo diminutivo estaria para “livro” porque suas asas em voo se parecem a um livro aberto
Desde sempre, a libélula é considerada um inseto mágico graças às suas asas que mudam de cor, a sua forma esbelta e a velocidade com que é capaz de voar e fugir de seus predadores.
Nasce de uma larva (ninfa) aquática (poças d’água, lagos temporários, zonas pantanosas, ribeiras ou riachos) e depois se transforma de maneira natural, assim como a lagarta se transforma em borboleta.
Este inseto está frequentemente associado à transformação.
Diz a lenda que a libélula era um dragão muito sábio que, durante a noite, difundia a luz com sua própria respiração de fogo. Sua respiração teria criado a arte da magia e da ilusão. Um dia, no entanto, o dragão acabou sendo um prisioneiro de sua própria magia: para enganar um coiote se transformou em uma libélula, mas, ao fazê-lo, acabou ficando preso no novo corpo, perdendo todo o seu poder.
De acordo com algumas tradições, a libélula é o símbolo da transformação e das mudanças diárias, mas também da introspecção que ensina a ir além das aparências para procurar sua identidade. Na cultura europeia, a libélula é vista como um símbolo da liberdade, da paz e da busca da verdade.
Dada a transformação da larva à libélula, o inseto também representa a transição da infância para a idade adulta e, portanto, em certo sentido, da superação das ilusões e da aquisição da consciência e do equilíbrio.
De acordo com os nativos americanos, a libélula era o símbolo de uma verdade oculta e o próprio inseto representava as almas dos mortos.
No Oriente, a libélula simboliza sorte, harmonia e prosperidade.
Os samurais tinham em seus capacetes a representação da libélula como esperança de vitória sobre o inimigo e como símbolo de força e coragem. E é esta a simbologia da libélula para os japoneses.
Vietnamitas associam o voo das libélulas à previsão de chuva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!
Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!
Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.
Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!