domingo, 20 de julho de 2025

BALANCEI MEU MARACÁ!


Sonhei que estava sentada em um grupo, e segurava um maracá na mão direita.
Era um instrumento rústico, e alguém me ensinava a tocar, lento e cadenciado, ritmado.
O que eu lembro do sonho, o foco, era o maracá e o toque cadenciado, como se eu tivesse que ter sabedoria e paciência para aprender a emitir aquele som exato.

E acordei pensando em que? Ou melhor... em quem? Neste ponto maravilhoso e no Seu Zé Pilintra, que anda bem próximo. SARAVÁ ZÉ PILINTRA! 

🕴🕴🕴🕴🕴🕴🕴

É o elemento de trabalho ícone da linha dos Caboclos. Por se tratar de um instrumento ritualístico indígena, a Maracá já é conhecido na cultura popular. Sabe aquele chocalho ornamentado de penas, sementes, pinturas e às vezes até mesmo enfeitado de couro animal? Então, essa é a Maracá.
Importantíssimo elemento mágico-ritualístico, agrega diversos simbolismos. Um deles é a concepção indígena, de que a parte redonda do objeto, feita de coco ou cabaça, é o útero divino gerador da vida e de todas as coisas. O cabo seria então a face masculina da criação. A ele, o papel de fertilizar e fecundar a concepção divina.

Assim, o encontro desses dois elementos é a representação da criação da vida.

Essa interpretação também vai se aplicar ao cachimbo. O fornilho simboliza o feminino de Deus e o canutilho o masculino.

Tanto o som da Maracá quanto a fumaça do Cachimbo são as propriedades desses elementos. São eles que irão promover a cura e conduzir o rumo do trabalho desenvolvido.

Cada ritmo, atribuído ao toque da Maracá marca um fundamento desse trabalho. Desta forma, é comum movimenta-la acima da cabeça do consulente em forma de círculo para o corte de demandas. Assim como movimenta-la rapidamente, rente a costa da pessoa para dissipar energias negativas agregadas ao perispírito.

Outro fundamento comum ao uso da Maracá é gira-la nas mãos em um contínuo, rezando e conjurando suas intenções. No momento em que se pronuncia um verbo, interrompe-se o movimento contínuo com um corte seco e de som mais estridente. Dessa forma firma-se a ação que se pretende alcançar, por meio da verbalização do ato e da sonorização do elemento mágico.

Já a fumaça produzida pelo cachimbo emana e dissemina sobre o ambiente e pessoa, todas as intenções pedidas naquele momento por quem o manuseia.

O uso desses dois elementos no trabalho com Zé Pelintra é parte da herança do Catimbó e Jurema. Ambas manifestações religiosas resultantes do sincretismo entre a magia europeia e a ritualística indígena brasileira, fortemente professada no Nordeste do país.

🕴🕴🕴🕴🕴🕴🕴

O maracá é um instrumento musical indígena, um tipo de chocalho feito de uma cabaça seca e oca, contendo sementes, pedras ou caroços em seu interior, que produzem som quando agitados. É um dos instrumentos mais conhecidos e utilizados em rituais e cerimônias indígenas.

Características:

Instrumento musical:

O maracá é um idiofone, ou seja, um instrumento que produz som por meio da vibração de seu próprio corpo, neste caso, agitado.

Designação genérica:

O termo "maracá" é frequentemente usado como uma referência geral a chocalhos, tanto entre indígenas quanto em contextos não indígenas.

Simbolismo:

Para as culturas indígenas, o maracá não é apenas um instrumento musical, mas também um objeto com significado espiritual e ritualístico. É frequentemente associado a pajés e considerado um instrumento de poder.

Variedades:

Existem diferentes tipos de maracás, com variações no tamanho, materiais e formas de execução, dependendo da tribo e tradição. Alguns podem ser tocados em pares, enquanto outros são usados individualmente.

Materiais:

A cabaça é o material mais comum, mas maracás podem ser feitos de outros materiais como cartão ou plástico. Sementes, grãos, arroz ou areia são usados para criar o som característico.

Uso e significado:

Música e ritmo: O maracá é usado para marcar o ritmo em danças e cantos rituais.

Espiritualidade: Acredita-se que o maracá possua poderes espirituais e seja usado para comunicação com o mundo espiritual.

Cultura indígena: O maracá é um elemento importante da cultura e identidade de muitos povos indígenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DE MAGIAS DE JANEIRO DE 2026

07.01 Oferendas e firmezas para EXÚ E POMBAGIRA 20.01 OXÓSSI Magias amorosas, sexuais, energização, agradecimento, magias na vibração de IEM...