sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

DIA DE REIS


O Dia de Reis é celebrado anualmente a 6 de janeiro. Por norma, o Dia de Reis é celebrado já na noite de 5 para 6 de janeiro, ou seja, na véspera do Dia de Reis.
Este dia é também conhecido como Festa da Epifania.

Tradições do Dia de Reis

Esta celebração católica está associada à tradição natalícia, que diz que três reis magos do Oriente, visitaram o Menino Jesus na noite de 5 para 6 de janeiro, depois de serem guiados por uma estrela. Os três reis magos chamavam-se Belchior, Baltazar e Gaspar e levaram de presente ao Menino Jesus, ouro, incenso e mirra.
A tradição manda que neste dia a família se volte a reunir para celebrar o fim dos festejos de Natal. Os alimentos da Noite de Reis são o bacalhau com batatas cozidas, o bolo-rei, o pão-de-ló, as rabanadas, os sonhos, entre outras iguarias de Natal.
É também o dia em que se cantam as Janeiras. O cântico das Janeiras começa no dia após o Natal e prolonga-se até ao Dia de Reis.
No dia seguinte ao Dia de Reis, as famílias começam a retirar os enfeites de Natal que decoram as casas durante a época de Natal.
**********************
A receita do Bolo de Reis, vc encontra aqui:
http://www.mulherportuguesa.com/receita/bolo-de-rei/
No Brasil acho que não se fazem estas festividades, mas quando estive na França participei de uma confraternização, onde havia este Bolo de Reis e quem tirasse o brinde ficava com a  coroa a celebração toda! Foi divertido e bem interessante à interação!
O bolo se assemelha ao nosso panetone. Este ano eu já me comprometi de fazer o bolo para os ciganos, mas para o ano vou ver se consigo fazer este Bolo de Reis.
Consegui comprar hoje a nozes e comprei seis maçãs não muito grandes, para fazer o mesmo número de maçãs do dia  6 = fartura a prosperidade = Obará!
Vejam também esta postagem antiga:
http://ciganosencantados.blogspot.com.br/2013/12/oferendas-para-obara-para-serem.html
A internet continua ruim e estou em uma briga com a NET e pelo jeito vou ter que ter uma segunda opção e contratar algum outros serviço de internet, que não garante que vá ter qualidade, oh país difícil viu, mas estou encarando que o Universo está querendo me mostrar que preciso olhar para outro lado além do blog... que os astros podem estar retrógrados (não vi ainda se estão ou não), ou que preciso muito exercitar a paciência, rsrs vamos que vamos!
Farei agora o bolo, e depois a oferenda e se conseguir posto aqui ainda hoje, ok? Entrem na sintonia! Bjkas.

Um comentário:

  1. Termina hoje o tempo do Natal. É 6 de janeiro - Epifania - Dia de Reis. "- Ó de casa nobre gente, perguntai e ouvireis! Lá das bandas do Oriente são chegados os Três Reis." Canta nosso povo nos Reisados. Gaspar, Melchior e Baltazar ao reconhecerem a Divina Realeza de Jesus cumprem a Epifania. Que todos nós tenhamos um abençoado Ano Novo. Abracos da Sandra em Alemanha

    ResponderExcluir

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS MARÇO 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...