É a esposa de Shiva, ela é a encarnação da deusa mãe.
Conta o mito que Daksha, grande adorador de Shakti, deusa mãe, rogou-lhe que ela lhe desse a honra de encaranar em sua família como sua filha. Como Daksha era um fiel seguidor, a Deusa mãe lhe concedeu o pedido, deixando-lhe claro que o abandonaria se se sentisse ofendida por ele, por mais que tivesse uma vida feliz. Assim foi feito, nasceu Sakti, encarnação de Shakti. Shiva se encantou pela jovem e a tornou sua esposa.
Daksha não ficou feliz com o casamento de Shiva com Sakti e ofendeu o deus. Com a ofensa de seu pai com o seu marido, a deusa ficou profundamente magoada e se suicidou invocando Tapas, que é a prática de se suicidar ateando fogo no próprio corpo. Dessa forma deixando a família de Daksha.
O nome Shakti, passou a designar as esposas dos deuses hindus.
Shiva ficou profundamente entristecido com a morte de sua esposa, e se retirou em meditação, no interior de uma gruta e não saía de seu transe por nada.
Sakti reencarna sob a forma de Parvati, filha do Himalaia, e vai em busca do seu amor e o encontra meditando. Parvati tentou chamar sua atenção de todas as formas, pois sabia que o acompanharia até o fim dos tempos. Parvati, então, começa a meditar diante da caverna de Shiva e por mil anos permaneceu imóvel, a ponto de plantas crescerem sobre seu corpo. Diante da emanação de tal energia, Shiva desperta e reconhece sua amada esposa.
PARVATI, a esposa devotada e mãe amorosa, possui mais duas manifestações, Durga e Kali.
DURGA
É a manifestação guerreira de Parvati, possui vários braços com várias armas e é uma caçadora de Demônios, está sempre acompanhada de seu leão dourado ou um Tigre, chamado Astrid.
KALI
É a manifestação mais poderosa de Parvati, guerreira e impiedosa com o mal, é uma das formas da deusa mais cultuada na Índia, também é associada como uma deusa da morte.
Rosa uma vez uma cigana q devia ter origem hindu (o nome era cigana do oriente) contou um mito de Kali. Tinha um demônio e q nenhum dos deuses consegui derrotar, Chamaram por Kali, e após mt luta, Kali mata o demônio e fica impregnada com aquela má energia. Começa a matar tudo que vê pela frente, homens, animais... os deuses tentam dete-la mais não consegue. O seu marido se deita na sua frente simulando estar morto. Kali se da conta de sua loucura e acalma a sua ira. O amor de kali pelo marido tira ela da sua loucura.
ResponderExcluirNão sabia que Kali era uma manifestação de Parvati, pensava que eram distintas.