domingo, 13 de setembro de 2020

NAVARATRI

 Depois deste sonho com a INDIANA fui pesquisar se existe alguma comemoração próxima significativa na ÍNDIA! E como não podia deixar de ser, SIM, existe e com certeza irei comemorar junto os nove dias de uma espécie de expurgo, expulsando tudo que for de negativo e seguindo um ritual nestes noves dias. Quem quiser participar, apenas envie o nome no e.mail coloque como titulo DURGA (o ritual será realizado durante nove dias seguidos), tome um banho de guiné, pode acender vela se quiser esteja em sintonia ok?

Navaratri é um festival hindu que abrange nove noites (e dez dias) e é celebrado todos os anos no outono. É observada por diferentes razões e celebrada de forma diferente em várias partes da esfera cultural indiana . Teoricamente, existem quatro Navaratri sazonais No entanto, na prática, é o festival de outono pós-monção denominado Sharada Navaratri que é o mais celebrado em homenagem ao divino feminino Devi ( Durga ). O festival é celebrado na metade brilhante do mês do calendário hindu Ashvin , que normalmente cai nos meses gregorianos de setembro e outubro.

Nos estados do leste e nordeste da Índia, o Durga Puja é sinônimo de Navaratri , onde a deusa Durga luta e sai vitoriosa sobre o demônio búfalo para ajudar a restaurar o Dharma . Nos estados do norte e oeste, o festival é sinônimo de "Rama Lila" e Dussehra, que celebra a batalha e a vitória do deus Rama sobre o rei demônio Ravana .  Nos estados do sul, a vitória de diferentes deusas, de Rama ou Saraswati é celebrada. Em todos os casos, o tema comum é a batalha e a vitória do Bem sobre o Mal, com base em um épico ou lenda famosa regionalmente, como o Ramayana ou o Devi Mahatmya . 
As celebrações incluem decorações de palco, recitação da lenda, encenação da história e recitação das escrituras do hinduísmo . Os nove dias também são um grande evento cultural da temporada de safra, como design competitivo e encenação de pândalos , uma visita da família a esses pândalos e a celebração pública de danças clássicas e folclóricas da cultura hindu. No último dia, chamado de Vijayadashami ou Dussehra, as estátuas estão imersas em um corpo d'água, como rio e oceano, ou alternativamente, a estátua que simboliza o mal é queimada com fogos de artifício marcando a destruição do mal. O festival também inicia a preparação para um dos feriados mais importantes e amplamente celebrados, Diwali , o festival das luzes, que é celebrado vinte dias apóso Vijayadashami ou Dussehra ou Dashain . 

De acordo com alguns textos hindus, como Shakta e Vaishnava Puranas, Navaratri teoricamente cai duas ou quatro vezes por ano. Destes, o Sharada Navaratri próximo ao equinócio de outono (setembro a outubro) é o mais celebrado e o Vasanta Navaratri próximo ao equinócio de primavera (março a abril) é o próximo mais significativo para a cultura do subcontinente indiano. Em todos os casos, Navaratri cai na metade brilhante dos meses lunissolares hindus. As celebrações variam conforme a região, deixando muito à criatividade e preferências dos hindus. 
  1. Sharada Navaratri: o mais famoso dos quatro Navaratri, em homenagem a Sharada que significa outono. É observado no mês lunar de Ashvin (pós-monção, setembro-outubro). Em muitas regiões, o festival cai após a colheita do outono e em outras durante a colheita.
  1. Vasanta Navaratri: o segundo mais famoso, em homenagem a vasanta que significa primavera. É observado o mês lunar de Chaitra (pós-inverno, março-abril). Em muitas regiões, o festival cai após a colheita da primavera e em outras durante a colheita. 

********************


DURGA, DEUSA DO INACESSÍVEL E DO INVENCÍVEL


É também uma guerreira combatente de demônios terrenos. Seu nome significa “barreira forte que nunca cai” e está muito ligada à eliminação dos sofrimentos e à segurança como figura de porto seguro.
Deusa protetora de seus devotos removendo todos os mistérios e intrigas, Durga é a deusa dos três olhos (representando o desejo, a ação e a sabedoria). Além disso, ela é o princípio do feminino e da natureza cósmica feminina. Durga é considerada a mãe do Universo. Ela representa a força que gera e concretiza a vontade divina e manifesta todas as formas pelas quais a vida se expressa.
A deusa Durga representa o poder de ação supremo que revela a espiritualidade, inspira a ética e preserva a ordem moral e a consciência do homem. Ela protege a humanidade do mal, das tristezas e das doenças, destruindo as energias negativas e outras manifestações do ego que fazem mal às pessoas e à boa convivência consigo mesmo e com os outros.
Para os hindus fazer adoração a essa deusa é muito importante para a manutenção e prática da fé. Louvada não apenas pelas representações anteriores, mas também por ser expoente de beleza e harmonia, essa protetora e fiel deusa possui uma energia que potencializa a vida de quem a crê, provendo alegria, harmonia, saúde e prosperidade.
Sua figura traz exatamente essas características simbólicas, sendo muito adornada e de pé em um lótus aberto, com trajes vermelhos e detalhes dourados, além de carregar muitas moedas. Com 18 braços, ela ainda possui outros objetos que simbolizam seus poderes.
Mãe Durga é também uma figura iluminada e resplandecente como a Lua, podendo estar montada em um leão ou tigre, o que mostra seu domínio sobre o ego e as emoções. Suas égides são símbolo de sua prontidão e força de guerreira. Já os discos representam o mundo sobre o seu comando. A espada demonstra sua sabedoria. A clava significa sua firmeza diante das decisões, enquanto o tridente é símbolo de suas três qualidades e a concha de seu apego divino em forma de som universal.
Por fim, o arco e a flecha que ela carrega são o controle e a consciência sobre as energias que o homem emana e concentra, sendo a flor de lótus a certeza do sucesso se o equilíbrio, a paz interior e a sabedoria são mantidos conforme mandam os ensinamentos hindus.
Acredita-se que Durga e Parvati sejam a mesma deusa, cada uma com qualidades específicas. Trabalhamos com Durga quando precisamos de empoderamento, de força para seguir em frente e quando precisamos de proteção. Durga também é protetora das minorias, dos marginalizados e das mulheres.

Ritual hindu para proteção


 - Acenda uma vela roxa, sobre um pires, um incenso de sândalo e ofereça-lhe óleo essencial de bergamota e patchuli em um pires.

Prepare um arranjo com flores amarelas e guiné. Lave bem as mãos em seguida.

- Com um sino metálico na mão esquerda, repita a seguinte frase por nove vezes, badalando o sino a cada intervalo: “Entrego-me a ti, oh grande Durga, para que me defenda com a garra e a coragem, para que nenhum inimigo, nenhuma energia contrária prevaleça em meu coração e atormente a minha mente. Que sua sabedoria e seu amor sejam as verdadeiras armas que carregarei nesta batalha. Que tu possas me proteger de todo mal e que todo o bem prevaleça em meu lar e em minha alma”.

Agradeça à deusa e deixe a vela e o incenso queimarem até o final.

Pingue algumas gotas dos óleos que estão no pires em um pedaço de tecido branco juntamente com algumas folhas de guiné. Deixe secar ao sol e carregue consigo sempre que precisar de força e proteção.

**************************


Enfim meninas, os rituais farei diariamente (por nove dias), acendendo uma vela para minha Indiana (firmando e principalmente agradecendo por ter aparecido e sinalizado), e uma para DURGA.

DURANTE OS NOVE DIAS:

ORAÇÃO DA MANHÃ

Inicio minhas atividades do dia de hoje com o pensamento voltado para Deus, que é Bom, que é Justo, que é o princípio e o fim de todas as coisas e de todas as criaturas, porque Ele é onipotente, onipresente e onisciente.
DEUS é o meu pensamento, o meu carinho, a minha afirmação de fé e a Ele confio todos os meus atos, em cada instante neste dia.
Não tenho medo do mal.
Não tenho medo da derrota.
Não tenho medo das enfermidades que somente podem atingir e envolver os fracos e descrentes.
Não tenho medo de nenhum obstáculo que possa surgir em meu caminho, porque acima dele, estão as vibrações positivas que emanam do Todo Poderoso.
Nada me atingirá, nada me desanimará, pois a beleza da vida, a pureza do amor, a harmonia do mundo e as forças consoladoras do bem, estarão sempre comigo!
Que assim seja.
Graças a Deus.

O RITUAL ACONTECERÁ DE 17 À 25 DE OUTUBRO!


VOU USAR ESTE MANTRA:

Letra:
Kali Durge, namo namah
Kali Durge, namo namah
Jai! Mata Durge
Jai! Mata Kali
Mantra Kali e Durga ". Este mantra é muito Poderoso, nós livra e nos protege de muitos Males."
O mantra Kali Durge Namo Namah invoca a Mãe Divina Kali e Durga para derrotar as forças da escuridão de qualquer tipo. Kali e Durga são a mesma energia. Elas são protetoras divinas, defensoras da Luz da Compaixão que vence o mal dentro de nós e à nossa volta. Utilizando este mantra amplifica o poder positivo em sua vida e você se move em direção ao seu maior potencial.
Kali é Parvati, companheira de Shiva, quando está enfurecida contra o mal, e é conhecida como “aquela que tem o poder sobre o tempo”. Ela representa a destruição e renovação da energia estagnada, a energia que deve ser eliminada.
Kali e Durge são conhecidos como apaziguadores do sofrimento e estão associadas com a Chama Violeta da Transmutação. Elas são a chama de transformação, a Luz Violeta que purifica o início e, portanto, limpa seu caminho de karmas negativos e samskaras (impressões psíquicas).
Kali é considerado o general que comanda todas as Legiões de Luz. Ela consome toda a ignorância, arrogância e anexos, portanto, ela termina o nosso ciclo de morte e renascimento, orientando-nos para a Iluminação.
Utilize este mantra junto com a Luz Violeta para curar a si mesmo e aos outros. É uma combinação para transformar qualquer tipo de energia negativa e excelente para dissolver forças obscuras em qualquer espaço.
Durga traz as forças da luz e abre o caminho para sua positividade surgir e ficar mais forte a cada passo do caminho. Elas são as duas formas Guerreiras da Mãe Divina e representam a vitória divina. Nenhuma energia negativa tem chance contra a Deusa Guerreira da Luz!
Kali e Durge protegem a Luz dentro de nós e a Luz em todo o Universo. Elas vencem todas as trevas e quanto mais você repetir esse mantra, mais rápido você verá os resultados de sua proteção em sua vida.
“Kala” também significa tempo, e Kali significa Aquela que está além do tempo. Como Prakriti, a Mãe Natureza, Kali dança sobre o campo da Consciência (retratado como o tórax largo do Senhor Shiva) com um desapego selvagem e não consciente de si. Ela é o espírito primordial de Mukti, da liberdade espiritual.
A imagem de um Shiva reclinado sob os pés de Kali, representa Shiva como o potencial passivo da criação e Kali como seu Shakti. O termo genérico Shakti denota o princípio criativo feminino universal e a força energizante colocando para trás tudo, incluindo Shiva.
“Kala”significa escuridão, Kali remove essa escuridão. Ela remove a escuridão de cada indivíduo que se esforça no caminho da perfeição realizando as austeridades purificatórias das disciplinas espirituais.
Um mantra pode ser emitido de diversas formas, tais como:
Kali Mata é a Energia da Sabedoria (jnanashakti) e com Sua graça todo o conhecimento é concebido e toda a sabedoria é intuída. A Mãe Kali remove a escuridão do mundo à nossa volta e garante a verdadeira Luz do mundo interior. As palavras não podem descrever o Seu amor nem a sua Graça.
Ela é a nossa Mãe – e Mãe de todos os universos. Com seu amor nós nos tornamos desapegados e livres da ação e reação, testemunhos silenciosos descansando no desfrute universal.
Letra: Kali Durge, namo namah Kali Durge, namo namah Jai! Mata Kali Jai! Mata Durge

3. Através de MANAS – a mentalização de um mantra. Este meio é mais eficiente que a vocalização, por não ser audível.
Significado: Salve o princípio Supremo feminino da divindade, primeira mulher no universo, ela é a essência da criação. Mata é um termo de respeito, uma mãe divina!
1. Através de KIRTANS – vocalizações devocionais de forma extrovertida. É uma maneira celebrativa de entoação que envolve a dança.
2. Através de JAPA – repetição continua e ininterrupta de um mantra. Neste caso sem melodia. Sua finalidade é induzir a parada do pensamento, sendo assim de efeito introspectivo. Essa prática é feita com uma espécie de rosário de 108 contas, conhecido como JAPA MALA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DE MAGIAS DE JANEIRO DE 2025

Magias amorosas, sexuais, energização, agradecimento, magias na vibração de IEMANJÁ.  Diversas intenções. Acontecem na LUA CHEIA Lua Cheia: ...