quarta-feira, 15 de março de 2023

DEUS HERMES




Hermes é o deus grego da riqueza, da sorte, da fertilidade, do sono, da magia, das viagens, das estradas, do comércio, da linguagem e dos ladrões.

Mensageiro dos deuses e muito venerado pelos gregos, Hermes é considerado um dos deuses mais irreverentes da mitologia grega.

O nome Hermes significa "marcador de fronteira" sendo que uma de suas funções era guiar os mortos para o submundo, o reino de Hades. Como guardião da entrada do submundo, Hermes também é chamado de deus dos viajantes e protetor das estradas.

Patrono da ginástica, era o deus das competições esportivas e seu nome está ligado às Olimpíadas. À ele está atribuído a invenção do fogo e também a criação da corrida e do boxe. Também é apontado como deus da astronomia e da astrologia, por ser o patrono dos astrônomos.

Na mitologia romana, Hermes recebe o nome de Mercúrio.

Representação de Hermes

Hermes é retratado como um jovem nu, bonito, de corpo atlético e com sandálias mágicas aladas que lhe conferiam maior agilidade e rapidez.

O símbolo de Hermes era um bastão com serpentes e asas, chamado caduceu. Os animais considerados sagrados por Hermes são o carneiro e a lebre e suas plantas são o açafrão e o morango.

HISTÓRIA

Filho de Zeus e da ninfa Maia, Hermes era o pai do deus Pan. Tido como um deus brincalhão, ele teria roubado quando ainda um bebê, o meio-irmão Apolo. Reza a lenda que no primeiro dia de vida ele inventou o fogo e criou a lira, um instrumento musical.

Hermes é considerado um deus astuto e malandro, que usaria essa característica para fazer o bem e o mal. Usava suas habilidades diplomáticas e de tradutor para fazer um contraponto entre deuses e os homens.

Entre seus feitos mais comentados está a derrota da Medusa por Perseu, que recebeu auxílio de Hermes.

O deus teria emprestado suas sandálias voadoras a Perseu, que conseguiu derrotar a mulher com cabelos de cobra evitando a maldição que o faria virar pedra, caso a olhasse.

HERMES x EXÚ

Hermes é o grande truqueiro da mitologia grega. E toda mitologia tem seu truqueiro. A entidade é basicamente a mesma. Muda apenas o nome. 

Na mitologia romana, Hermes é Mercúrio. 

Na nórdica, Hermes se chama Loki. 

Na apache, Coiote. 

Na iorubá, Exú. 

Quando os escravos africanos trouxeram Exú dentro de suas cabeças para o Brasil e entraram em contato com o imaginário católico, ele foi imediatamente identificado com o Diabo. É uma associação obviamente equivocada. O mal ou o bem não existem em estado puro na cultura iorubá ou em qualquer uma das culturas pagãs. Nelas, o mal e o bem convivem como na alma humana, sempre miscigenados. Exú não é exclusivamente mau como o Diabo da mítica ocidental. Ele é apenas sacana. Mas há várias coincidências. Exú, como Hermes, é quem cuida das comunicações entre os deuses e os homens. É ele quem desce à Terra e sobe aos céus num leva-e-traz contínuo entre o meio humano e o meio divino. Nesse sentido, ele é como o anjo caído. E quem já leu Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, sabe que o Diabo, como Exú, mora na encruzilhada. 

PEGADINHA DO DIABO

Se tanto a sabedoria quanto a ignorância popular tendem a identificar Exú e o Diabo como a mesma entidade, não é por falta de razões. Por um lado, Exú pode não ser tão mau quanto o Diabo das religiões monoteístas. Por outro, é o próprio Diabo que pode não ser tão mau quanto imaginam os monoteístas. Eu é que não sei. Em todo caso, um olhar mais atento às encruzilhadas eletrônicas da mídia vai encontrar o truqueiro mais vivo do que nunca, independente de qualquer lógica moral. Para o bem ou para o mal. Quando o Faustão faz uma pegadinha, lá está Exú. Quando uma revista semanal pega no pé de um político desonesto, lá está Exú. Quando João Kléber faz um teste de fidelidade, lá está Exú. Quando o Fantástico coloca uma câmera escondida para desmascarar algum esquema de corrupção, lá está Exú. Quando algum revolucionário tenta invadir uma estação de TV para derrubar o governo de seu país, lá está Exú. Quando um jornal revela as fitas de alguma conversa telefônica grampeada, lá está Exú. Quando uma Paquita coloca as pernas de fora para seduzir pré-adolescentes, lá está Exú. Quando o Zeca Camargo faz algum esfomeado comer um olho de bode, lá está Exú. Quando um vírus penetra no seu computador, lá está Exú. 

Lá está Exú, Loki, Coiote, Hermes ou o Diabo. Lá está o padroeiro da mídia.

**************************************

Quis postar um pouco sobre HERMES aqui, pq o jogo "TORRE DE HERMES", realizado com as cartas do TARÔ MITOLÓGICO, é realizado encima desta energia, o "movimento-mensageiro-quetudovê".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DE MAGIAS DE JANEIRO DE 2025

Magias amorosas, sexuais, energização, agradecimento, magias na vibração de IEMANJÁ.  Diversas intenções. Acontecem na LUA CHEIA Lua Cheia: ...