Um dos espíritos mais famosos da tradição vodu dominicana é certamente Santa Marta la Dominadora , também chamada de Marta Guedé e às vezes Filomena Lubana (especialmente em áreas próximas à fronteira com o Haiti). É representado com a imagem de uma linda negra no ato de domesticar algumas cobras. A mesma imagem, de origem secular, é utilizada na África para representar a mãe das águas Mami Wata .
Santa Marta Dominadora, no vodu dominicano, é sempre associada ao Barão do Cemitério e é considerada sua filha ou sua concubina. Santa Marta La Dominadora, como o próprio nome indica, é invocada para dominar pessoas e situações. Parece que este espírito está entre os mais invocados na magia do amor, para controlar maridos e namorados, mas também em práticas de ataque espiritual ou para garantir o controle de uma situação.
Sua imagem é invariavelmente colocada ao lado de Santo Elias. Em Santo Domingo é comemorado em 19 de janeiro e 29 de julho. Seus dias são terça e segunda-feira (dia sagrado para toda a Divisão Negra). Os seus números são: 19, 8, 89, 38 e 88, mas nas práticas esotéricas normalmente observa-se uma cabala de cinco elementos, porque são cinco os sentidos e é sobre estes que Marta Dominadora tem todo o poder.
Na América Latina a sua devoção confunde-se com a de Filomena Lubana . Filomena Lubana vem da África negra e é considerada o espírito de dominação e de afirmação da vontade. Metresa Lubana, como às vezes é chamada, é vista como uma bela mulher de pele escura, lidando com cobras com confiança e determinação.
As serpentes sustentadas por Filomena Lubana não são um símbolo católico, mas uma iniciação de antigas tradições africanas. Na África, a Serpente é um símbolo divino de conhecimento e espiritualidade, por isso Santa Marta la Dominadora é sobretudo aquela que, conhecendo as regras e os mistérios de Deus, pode atuar no mundo humano levando sua mensagem e manifestando sua imensa poder. As seguintes coisas serão oferecidas a você: comidas picantes, licores fortes (em pedidos destinados a obter domínio forte), licores doces do tipo cereja (em pedidos destinados a obter domínio no amor ou para adoçar uma pessoa), malte (para obter favores e proteção), fubá amarelo, cru com canela regado com mel, cravo… Café preto e forte (para ofuscar e dominar com força), grãos de café misturados com mel, charutos, frutas, ovos, velas verdes (para obter uma graça especial e para proteção), roxo (para dominar uma pessoa ou ter sucesso em uma situação), vermelho (em ritos amorosos) ou branco (para superar uma situação difícil). As velas devem sempre ser untadas com um óleo esotérico adequado. A imagem de Santa Marta Dominadora deve ser sempre colocada no chão, Correspondência Africana: Filomena Lubana Dia da semana: terça e segunda. Cores: verde, roxo.
Lubana é um espírito de cemitério; a cobra sagrada do cemitério. Ela é um espírito de nascimento, morte, vida e sexo que desbloqueia estradas, removendo obstáculos dos caminhos de seus devotos. Ela abre os portões da oportunidade. Lubana é um espírito de limpeza que remove negatividade e toxinas espirituais e psíquicas (veneno de cobra como antídoto). Ela pode remover uma maldição? Sim, ela pode.
Lubana começou sua encarnação como um espírito congolês Simbi . Transportado para a ilha de Hispaniola pelo comércio de escravos; ela era um espírito local relativamente obscuro até o final do século 20, quando a imagem de Mami Waters chegou às Américas. O pôster do circo alemão de um encantador de serpentes que catapultou Mami Waters para a fama mundial também serviu de portal para Lubana. Imigrantes dominicanos trouxeram Lubana para os Estados Unidos; sua fama continua a aumentar.
Espíritos de cobra congoleses foram transportados para o Caribe; assim era um antigo estilo tradicional de conjuração ibérica, incorporando petições verbais a espíritos agressivos solicitando que eles impusessem a vontade do conjurador sobre os outros. Por exemplo, os feitiços espanhóis de amor/dominação invocam Santa Marta, a Dominadora, pedindo que ela force um homem errante a retornar ao conjurador tão subserviente que está rastejando de barriga como uma cobra.
Lubana agora é invocada em feitiços de amor praticamente idênticos, cujo objetivo é forçar um homem a rastejar atrás da mulher que outrora desprezou, implorando de joelhos. (Se o feitiço funcionar corretamente; o homem quer fazer isso. Ele se sente compelido. Ele não oferece resistência.)
Embora Lubana também seja comumente chamada de Filomena, ela não é identificada com a jovem mártir virgem, Santa Filomena. Em vez disso, ela é sincretizada com Santa Marta, a Dominadora. Na América Latina, a imagem do encantador de serpentes associada em outros lugares a Mami Waters foi identificada como Santa Marta, que geralmente é representada com um dragão ou um grande réptil.
Santa Marta la Dominadora dentro da tradição porto-riquenha Sanse e da Divisão Dominicana 21 é conhecida como uma das nove filhas do Barão del Cementerio, seu nome verdadeiro é Filomena Lubana. O folclore tradicional africano afirma que um jovem órfão estava vagando à noite por um cemitério que ficava perto de um pântano. O órfão estava homenageando o aniversário da morte de sua mãe, que era a mulher mais velha enterrada no local. (Barona / Baronesa) Filomena Lubana também esteve no cemitério nessa mesma noite a homenagear a sepultura do pai que sendo o menino órfão, era uma das mais antigas das sepulturas, (Barão) mas obviamente segurando uma carcaça masculina. De repente, o menino órfão foi cercado por serpentes que começaram a se enrolar em torno do menino para espremer a vida dele e engoli-lo inteiro. Filomena Lubana que estava em profunda oração silenciosa e meditação rebanho a luta à distância e correu para investigar. Quando ela viu o ataque ao menino, e sendo de uma linhagem guerreira feroz, ela foi e atacou as serpentes que estavam prestes a comer o órfão. Filomena Lubana perguntou então ao órfão onde estava seu pai, e ele respondeu que nunca o conhecera. Filomena Lubana, que era conhecida como uma guerreira feroz e na época não tinha filhos, teve pena do menino e o criou como se fosse seu.
TAMBÉM CONHECIDO COMO:
Filomena Lubana; Maitresse Luban; Metresa Lubana; Loubana; Luban
ORIGEM:
República Dominicana
MANIFESTAÇÃO:
A verdadeira forma de Lubana é uma cobra, mas ela também pode se manifestar como uma mulher que exibe um comportamento serpentino (sibilando, deslizando, mostrando a língua...). Ela pode ter características físicas de cobra. Independente da forma, Lubana não fala: sibila ou se comunica telepaticamente. (Telepaticamente ela pode usar palavras e ser bastante articulada.)
ICONOGRAFIA:
A imagem mais frequentemente usada para retratar Lubana é a do encantador de serpentes mais comumente associado a Mami Waters. Estátuas votivas baseadas nessa imagem agora são produzidas em massa e podem ser rotuladas como Martha, a Dominadora (Santa Marta Dominadora). Existem diferentes versões da estátua; alguns se aproximam do antigo pôster, até mesmo duplicando o penteado; outros a retratam com uma tez significativamente mais clara. Martha/Lubana usa um vestido verde e segura uma cobra. Um garotinho sentado em seu colo segura uma cobra menor. A segunda figura do pôster antigo foi reinterpretada como uma criança salva de uma cobra pelo encantador de serpente.
Ela trabalha em estreita colaboração com Anaisa Pyé, Sili Kenwa, Baron Del Ceminterio e outros Barons.
DATA SAGRADA: 29 de julho (dia de Santa Marta)
CORES: Verde, preto, roxo
ALTAR:
Suas oferendas são tradicionalmente colocadas no chão, embora teoricamente uma cobra suba em qualquer lugar.
OFERTAS:
charutos; café preto sem açúcar; Bebida de Malta (não licor de malte; Malta é um tipo de bebida carbonatada cujo ingrediente principal é a cevada, que pode fermentar ou “malte”). Malta está disponível em todo o mundo, vendido sob diferentes marcas; também pode ser vendido como champanhe cola, embora não seja nem champanhe nem cola; no entanto, cuidado: embora Malta possa ser chamada de champanhe cola, nem todo champanhe cola é Malta.
OFERTA TRADICIONAL DE LUBANA
Coloque um ovo inteiro, inteiro e cru em uma camada de borra de café
A ilha caribenha de Hispaniola está dividida em duas nações: Haiti e República Dominicana. Embora o vodu tenha sido historicamente associado ao Haiti, também existem tradições relacionadas na República Dominicana. A tradição dominicana é geralmente escrita Vodo ou referida como as Vinte e Uma Divisões. Metresa é o termo usado para descrever os espíritos femininos Vodo. É uma adaptação espanhola da palavra francesa Maîtresse ou, em inglês, Mistress.
Metresa Lubana, La Morena, La Colora, Madame Filo , eu a saúdo! A parabenizo por este grande Mistérios que vem ajudando dezenas de milhares de pessoas a resolver todos os tipos de problemas, desde problemas no trabalho até problemas em casa!
Martha, Martha, aquela que levanta os ventos, aquela que os demônios cobiçam. Aquele que derrama então serve o vinho sobre o defunto, Aquele que puxa as tetas do enforcado. Aquele que desenterra os ossos daqueles que estão enterrados. Aquele que senta com Dona Maria de Padilha para conversar. A que deu à luz nove filhos, e nove ela enterrou. Como esta é a verdade, peço-lhe que entre no coração de (nn) e dele remova três gotas de sangue. Onde quer que ele esteja, peço que o traga até mim. Traga-o andando, correndo, mas é um haist, amarre-o e dome-o e coloque amor apenas por mim em seu coração. Que ele me ame e que eu esteja presente em todos os seus pensamentos. Que ele não se esqueça de mim, noite ou dia, e onde quer que ele esteja, que ele apenas pense em mim, e com nenhuma outra mulher ele possa encontrar paz e conforto. Que ele não descanse, nem trabalhe, ande, nem corra com sua mente em qualquer outra mulher além de mim. Isto te peço humildemente Santa Marta la Dominadora.
Se você tem Santa Marta caminhando com você, sugiro que você a trate com honra e respeito. Dê a ela um belo banquete ou uma oferenda!
Uma bela vela roxa com seu ovo em uma borra de café regado com mel será apropriado, café forte sem açúcar e charuto também!
Encyclopedia of Spirits: The Ultimate Guide to the Magic of Fairies, Genies, Demons, Ghosts, Gods & Goddesses
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!
Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!
Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.
Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!