segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

EXÚ CAVEIRINHA

Esta noite sonhei com 
EXÚ CAVEIRINHA!

Ah eu fiquei super feliz!
Sonhei que eu estava na minha cama e do meu lado estava uma criança sentada, encolhida. Do lado da cama estava uma mulher, que eu sentia claramente ser uma mentora.
A criança de repente parecia estar incorporada, e a principio eu ficava duvidando, pq aquela criança parecia ser avessa a tudo de espiritual, não acreditar na espiritualidade e também não querer estar naquela situação. Daí a principio eu achava que era um deboche daquela criança, mas depois vi que era sério. Tinha um homem incorporado ali, como EXÚ CAVEIRINHA e em determinado momento eu olhava para a criança e VIA o rosto do homem. 
Ele me olhava fixamente, era moreno, com a pele queimada como se fosse de excesso de sol. O rosto era fino e longo mas de um olhar forte e ele passava muita força. Tinha uma espécie de tecido creme envolvendo o rosto, apesar de dar para ver seus cabelos, lembrava uma força do deserto. Ele me olhava fixamente, me dizia o nome dele (quem disse que eu lembro?), e me dizia mais um monte que eu também não recordo. Eu agradecia a presença dele e o fato dele ter se mostrado e me confiado seu nome. Daí a criança acordava daquele transe e ficava irada, dizendo que foi a pior experiência da vida dela, e questionando o pq disto ter acontecido. Não queria falar sobre o ocorrido, saia aborrecida.

Fiquei pensando em quem poderia ser esta criança. Era um menino. Meu filho? Um homem qualquer (parente/cliente) representado pela criança por conta de imaturidade? Ou representando o próprio arquétipo do CAVEIRINHA?
Mistérios. Como eu costumo interiorizar todos como filhos, pode ser qualquer pessoa, mas o que importa de fato é a presença do espirito que se evidenciou. Em um último olhar pode representar a minha própria imaturidade diante de alguém ou alguma situação. Mas isto não importa, a PRESENÇA da espiritualidade e aquele olhar marcante de atenção e cuidado, trouxe paz e força para meu coração! Uma vez mais sou muito grata a toda espiritualidade e não poderia deixar de expressar minha gratidão a mais este magnifico trabalhador da FALANGE DOS CAVEIRAS!

Exú Caveirinha na Umbanda

A música 'Exú Caveirinha - Venha Trabalhar' é um ponto cantado dentro da religião afro-brasileira da Umbanda, que invoca a presença e a atuação de uma entidade espiritual conhecida como Exú Caveirinha. A letra da música reflete a crença na capacidade dessa entidade de atuar no mundo material e espiritual, promovendo mudanças e proteção.

A invocação 'Venha trabalhar!' é um chamado para que Exú Caveirinha se manifeste e realize suas funções, que podem incluir: a abertura de caminhos, a remoção de obstáculos e a proteção contra energias negativas. A referência à 'tumba' e à 'pedra rolar' simboliza a superação da inércia e das dificuldades, enquanto a 'foice' e o 'punhal' são atributos que representam o poder de corte e defesa, respectivamente. A linha mencionada na música pode ser interpretada como o caminho correto a ser seguido, e o aviso 'para não se dar mal' reforça a importância de agir com retidão e respeito às leis espirituais.

Essa música é um exemplo de como a Umbanda utiliza elementos simbólicos e rituais para expressar a fé e a interação com o sagrado. Exú Caveirinha, como outras entidades de Exú, é frequentemente mal-entendido fora do contexto da Umbanda, mas dentro da religião, é visto como um guardião e um trabalhador espiritual essencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DE MAGIAS DE FEVEREIRO DE 2026

Magias amorosas, sexuais, energização, agradecimento, magias na vibração de IEMANJÁ.  Diversas intenções. Acontecem na LUA CHEIA Lua Cheia: ...