sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

EXÚ VELUDO

Exú Veludo é uma falange de Exú na Umbanda e Quimbanda, conhecido por sua elegância, fala aveludada, sabedoria e trabalho com a justiça cármica, sendo um guardião dos caminhos, atuando com estratégia e firmeza para abrir portas e desvendar verdades, associado a Pombagira e às encruzilhadas, usando vestes finas (às vezes com turbantes) e bebidas de qualidade, sendo um mensageiro dos Orixás.

Elegância e Astúcia: Possui uma presença refinada, mas com inteligência aguçada, usando a diplomacia e a astúcia para lidar com situações difíceis.

Justiça e Equilíbrio: Atua como agente da justiça, auxiliando no equilíbrio energético e desfazendo demandas, sendo um mestre na verdade e no direcionamento espiritual.

Linhas de Trabalho: Trabalha nas Linhas das Encruzilhadas e é associado a Orixás como Ogum, Xangô, Oxóssi, Oxum e Logun-Edé, com afinidade por ambientes aquáticos e a beira d'água.

Vestimentas: Usa roupas finas, muitas vezes com tecidos orientais (turbantes) e capas, o que lhe rendeu o apelido, e fuma charutos de boa qualidade, bebendo bebidas fortes e finas.

Conhecimento: Conhece os segredos das noites, das decisões complexas e das promessas, sendo um conselheiro certeiro e um espelho para quem o busca, ensinando sobre autoconhecimento e verdade.

Exú Veludo é uma entidade poderosa e respeitada na espiritualidade afro-brasileira, que, apesar da aparência suave, é um estrategista implacável na Lei, abrindo caminhos, protegendo e ensinando sobre a vida e o autoconhecimento, exigindo verdade e entrega de seus filhos e consulentes.

O Exú Veludo é uma entidade de Kimbanda conhecida pela elegância e ligação com o Oriente, originário das costas orientais da África como um swahili arabizado. Usa turbantes e tecidos orientais, facilitando a confusão com a linha cigana, mas trabalha com feitiços, abertura de caminhos e proteção com sabedoria.

Relação com o Oriente e Características:

Origem: Descrito como um negro arabizado da costa leste africana, o que explica a influência oriental no seu modo de vestir e agir.

Apelido e Indumentária: O nome "Veludo" deriva dos tecidos finos e veludos trazidos do Oriente que ele utiliza, frequentemente turbantes.

Atuação: É um exu muito forte, associado à sabedoria e considerado um "Exú amigo" que fala baixo, mas é firme. Trabalha na linha das encruzilhadas, sendo auxiliar de Exú Rei das 7 Encruzilhadas.

Magia: Possui profundo conhecimento de feitiços que envolvem panos, agulhas, tigelas e pembas.

Subdivisões: Possui caminhos como Exú Veludo do Oriente, Exú Veludo das Sete Encruzilhadas, Exú Veludo das Almas, entre outros.

Oferendas: Prefere uísque e charutos grossos.

Ele é valorizado por sua capacidade de limpar trabalhos negativos feitos em cemitérios e abrir caminhos.

ل ل ل ل ل ل ل

Esta letra árabe equivale ao nosso L e coloquei por ele ter mostrado a sua LUZ! Claramente o SR VELUDO mostrou pertencer à linha do oriente aparecendo como um arabe na chama da vela! GRATIDÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DE MAGIAS DE FEVEREIRO DE 2026

Magias amorosas, sexuais, energização, agradecimento, magias na vibração de IEMANJÁ.  Diversas intenções. Acontecem na LUA CHEIA Lua Cheia: ...