segunda-feira, 12 de junho de 2017

SINCRETISMO


A Umbanda e o Sincretismo com o Catolicismo.     

Todos os Umbandistas, sejam eles filhos de algum Terreiro ou sejam apenas consulentes ou da assistência, com toda certeza já ouviram falar a palavra "sincretismo".     Mas o que seria "sincretismo"?    

No dicionário  de língua portuguesa essa palavra é representada e explicada da seguinte forma: 

SINCRETISMO: fusão de diferentes cultos ou doutrinas religiosas, com reinterpretação de seus elementos; - fusão de elementos culturais diversos, ou de culturas distintas ou de diferentes sistemas sociais. (Dicionário Houaiss) Palavra originada do grego significa sistema que consiste em conciliar os princípios de várias doutrinas ou filosofias; é a associação de valores espirituais de uma determinada religião com os valores espirituais de outra determinada religião.    

No dicionário de Umbanda, sincretismo se define simplesmente assim: 
SINCRETISMO: - Fenômeno de identificação dos orixás com os Santos Católicos.     

E dessa forma mais simples podemos notar que ao cultuar as imagens de santos católicos, os Umbandistas cultuam na verdade seus Orixás.     

Mas porque teve que ser trazido essas imagens para os rituais de Umbanda ?     

Vamos voltar um pouco no tempo para entendermos.     
Tudo se originou no tempo em que os negros eram traficados da sua terra mãe África, trazidos para o Brasil em navios negreiros, onde esses negros eram negociados e escravizados pelos senhores escravocratas e fazendeiros cafeicultores de várias regiões.     
Como nessas regiões a religião predominante era a católica, esses negros eram proibidos de exaltar a fé que tinham em seus Orixás, sendo surrados e até mortos quando tentavam demonstrar sua fé nessa força da natureza.     
Então esses negros se utilizavam da imagem de santos cultuados pela Igreja Católica por um fato histórico cultural, na medida em que os negros que chegavam ao Brasil como escravos, oriundos das diversas tribos africanas, traziam em seu interior a crença nos Orixás, porém não podiam manifestá-la pelo preconceito de seus senhores, que consideravam tal culto heresia e feitiçaria.     
Na África, seu culto fazia-se com o contato direto com a Natureza, cada Orixá sendo cultuado em seu elemento. O negro africano cultuava sua crença através de seus Otás (pedra). 
Cada Orixá tem a sua pedra, e a forma encontrada pelos negros escravos foi associar a imagem do santo católico mais representativa da força desses Orixás, colocar seus otás dentro destas imagens e reverenciar sua crença sem tê-la reprimida por seus senhores. A partir desse momento, dava-se início ao sincretismo dessas duas religiões, já que a correspondência de Santos Católicos com os Orixás africanos era a única maneira dos negros escravos escaparem dos castigos e perseguições dos seus senhores e de religiosos que tentavam difundir o catolicismo, impondo a crença com as suas representações católicas.     
Os Senhores achavam graça no sincretismo e, considerando os africanos ignorantes, consentiam na prática bem disfarçada de seus cultos. 
E assim, graças à inteligência dos sacerdotes africanos, as suas antiquíssimas e sábias ideias religiosas puderam sobreviver até hoje, apesar da intolerância de uma ou outra autoridade da lei atrasada.     

Portanto encontramos até hoje, as casas de culto de Umbanda utilizando-se dessa representação sincrética, não pela necessidade do culto à imagem, mas sendo admitida pelos zeladores de santo para que os filhos de santo e frequentadores da casa tenham uma imagem para direcionar suas súplicas e pedidos já que para alguns, dirigir seus pedidos a energias da natureza, forças oriundas do ar, da água, da terra ou do fogo, é de difícil compreensão por seu componente abstrato e impalpável.     

Enfim, não existe imagem representativa dos Orixás na Umbanda, razão pela qual se permite a utilização dos Santos católicos nos Gongás, havendo o respeito tanto ao Orixá representado pela imagem, como respeito ao santo cultuado pela mesma.     

A Umbanda é um celeiro de fé e nela cabem todas as espécies de crenças que possam nos levar ao objetivo maior de amor e caridade pregado pelas nossas entidades.     

O africano não abandonou as suas crenças religiosas. Simplesmente, procurou acomodar-se a situação e o processo mais inteligente foi exatamente o de comparar as qualidades dos seus Orixás com as dos Santos católicos. Tomaram como base o Santo mais adorado do lugar: daí, algumas alterações verificadas no sincretismo, especialmente na Bahia e no Rio de Janeiro, conforme descrevemos abaixo: 

Na Bahia: 

OXALÁ: Senhor do Bonfim. 
OGUM: Santo Antônio. 
XANGÔ: São Jerônimo. 
OXOSSI: = São Jorge. 
OMULÚ ou OBALUAIÊ: São Lázaro e São Roque. 
LOGUM EDÉ: Santo Expedito. 
OXUMARÊ: São Bartolomeu 
OXUM: Nossa Senhora das Candeias e Nossa Senhora Aparecida. 
IEMANJÁ: Nossa Senhora da Conceição. 
IANSÃ ou OIÁ: Santa Bárbara. 
NANÃ BURUQUÊ: Nossa Senhora Sant'Ana. 

No Rio de Janeiro: 

OXALÁ: Jesus Cristo. 
OGUM: São Jorge. 
XANGÔ: São Pedro ou São Gerônimo. 
OXOSSI: São Sebastião. 
OMULÚ Ou OBALUAIÊ: São Lázaro e São Roque. 
OXUM: Nossa Senhora da Conceição. 
IEMANJÁ: Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Glória ou Nossa Senhora dos Navegantes. 
IANSÃ: Santa Bárbara. 
NANÃ BURUQUÊ: Nossa Senhora Sant'ana. 
IBEIJI: São Cosme e São Damião. 
EXÚ: Santo Antônio de Pemba.     

O sincretismo se faz entre Divindades, assim, não há sincretismo entre as Entidades, tais como Caboclos, Pretos Velhos ou Crianças, ainda que seja comum vermos Pais Franciscos, Antonios, Ciprianos e tantos outros, mas que nada têm de sincrético com os santos de mesmo nome.     

A Umbanda apresenta sincretismo também com o Candomblé, não se confundindo com esse, no entanto. 

Ambas são religiões com base em um culto ancestral africano, com crença em Orixás africanos, mas cada um encontra seu diferencial na forma de manifestação de sua crença.     

As datas de festejos aos Orixás dentro da Umbanda também são representadas pelas datas que se homenageiam os Santos Católicos, conforme descrevemos abaixo, frisando que estamos falando das datas que seguimos no Rio de Janeiro: 

Oxalá: 25 de dezembro. (Dia do nascimento de Jesus Cristo). Ogum: 23 de abril. (Dia de São Jorge). 
Xangô: 29 de Junho (Dia de São Pedro), e 30 de Setembro. (Dia de São Gerônimo). 
Oxossi: 20 de Janeiro. (Dia de São Sebastião). 
Obaluaiê: 16 de Agosto (Dia de São Roque). 
Omulú: 17 de Dezembro. (Dia de São Lázaro). 
Oxum: 08 de Dezembro. (Dia de Nossa Senhora da Conceição). 
Iemanjá: 02 de Fevereiro (Dia de Nossa Senhora das Candeias). 15 de Agosto. (Dia de Nossa Senhora da Glória). Iansã: 04 de Dezembro. (Dia de Santa Bárbara). 
Nanã Buruquê: 26 de Julho. (Dia de Nossa Senhora Sant'ana). Ibeiji: 27 de Setembro. (Dia de São Cosme e São Damião). 
Exú: 13 de Junho. (Dia de Santo Antônio de Pemba).     

E assim é dado o sincretismo entre a religião Umbandista e a religião Católica. 

E para terminarmos esse texto, abaixo descreveremos a definição de sincretismo feito pelo Caboclo 7 Espadas:  

"Fenômeno místico religioso que visa tornar inteligível um Culto que possa ser praticado por vários povos ou grupos étnicos, que até o momento tinham rituais e concepções diferentes. É um mal necessário, pois se formos analisar profundamente o Sincretismo vamos ver que ele faz com que vários Cultos se identifiquem em um só Culto (…)”."     

E com essa bela colocação e definição do Caboclo 7 Espadas, terminamos pedindo a todos Umbandistas ou não para que respeitem profundamente as imagens Católicas, fazendo delas o teor da fé nos Orixás representadas por elas.     

Salve Pai Oxalá, salve todos os Orixás! Salve Jesus Cristo, salve todos os Santos Católicos que emprestam suas imagens para que possamos através delas cultuar  nossos sagrados Orixás. 

ESTA MATÉRIA VEIO DAQUI:
http://umbandayorima.blogspot.com.br/2014/10/a-umbanda-e-o-sincretismo-com-o.html

2 comentários:

  1. Rosa nesse exato momento to aguardando pra uma entrevista. É da área de assistência social, o cargo é visitadora, das crianças assistidas por programas sociais.
    Tenho a experiência em saúde como pede no edital. Esse emprego não é bem a minha área, mas seria uma porta pra mim fazer uma pós :)
    Tomara q dê certo!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah é um cargo nível médio. Quem sabe eu tenha mais chance rsrs
    Vc precisa ver a fila Rosa, cheguei 7:00 aqui.

    ResponderExcluir

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS MARÇO 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...