Devido a semelhanças existentes e situações em que a Nossa Senhora Aparecida foi encontrada, fizemos uma pesquisa durante mais de dois anos para tentar encontrar algo em comum entre Aparecida e Santa Sara alem da cor negra, as mesmas vestes e as mãos postadas em oração.
Para nossa surpresa, depois de algumas conversas com membros e superiores da Igreja Católica e pesquisas em livros de história religiosa, entre outros, chegamos a um senso comum: a História de Santa Sara é conhecida por todos, mas a História da Padroeira do Brasil é a questão curiosa, pois não se sabe qual sua história de vida diferente de quase todos os outros Santos no mundo.
O rio Paraíba, que nasce em São Paulo e deságua no litoral fluminense, em 1717, quando os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves resgataram uma imagem de uma mulher de suas águas. Encarregados de garantir o almoço do conde de Assumar, então governador da província de São Paulo, que visitava a Vila de Guaratinguetá, eles subiam o rio e lançavam as redes sem muito sucesso próximo ao porto de Itaguaçu, até que recolheram o corpo da imagem. Na segunda tentativa, trouxeram a cabeça e, a partir daquele momento, os peixes pareciam brotar ao redor do barco.
Durante 15 anos, Felipe Pedroso ficou com a imagem em sua casa, onde recebia várias pessoas para rezas e novenas. Mais tarde, a família construiu um oratório. Até que em 1735, o vigário de Guaratinguetá erigiu uma capela no alto do Morro dos Coqueiros. Como o número de fiéis foi se tornando cada vez maior, teve início em 1834 a construção da chamada Basílica Velha. Em 1928, o povoado ao redor do Morro dos Coqueiros passou a ser município e, um ano depois, o papa Pio XI proclamava Nossa Senhora Aparecida como Rainha do Brasil e padroeira oficial do país.
Essa é a única história que se sabe sobre Nossa Senhora Aparecida. Antes de receber o manto, a imagem era idêntica à Santa Sara a Santa dos Ciganos, que tem uma gruta em sua homenagem na cidade de Saintes Maries de La Mer, no litoral sul da França, e é possível sim que as duas Santas sejam uma só, “Santa Sara”.
Essa é a única história que se sabe sobre Nossa Senhora Aparecida. Antes de receber o manto, a imagem era idêntica à Santa Sara a Santa dos Ciganos, que tem uma gruta em sua homenagem na cidade de Saintes Maries de La Mer, no litoral sul da França, e é possível sim que as duas Santas sejam uma só, “Santa Sara”.
Com a ajuda do padre Cristiano Santos, pároco da Paróquia de Santa Luzia, que viveu por dez anos em Roma, chegamos a seguinte hipótese:
Durante uma viagem de barco ou navio, ciganos deixaram a santa cair no rio. O fato de a imagem ser de madeira contribui para a tese, pois provavelmente fora entalhada por um cigano, arte comumente conhecida e praticada. A peça foi levada pelas águas até o local onde ela fora encontrada e passou a ser chamada Nossa Senhora Aparecida – “apareceu” para os pescadores.
Em 6 de novembro de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e ofertou à santa em pagamento de uma promessa (feita em sua primeira visita, em 8 de dezembro de 1868), uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com um manto azul, ricamente adornado.
Ainda, segundo o padre Cristiano, é comum em todos os lugares do mundo Santas terem nomes diferentes e manterem a mesma imagem que no caso de Sara foi modificada pelo manto e a coroa.
Nossa, não sabia disso. Que demais!!!
ResponderExcluirSe tratando de ser uma "Maria', a nossa senhora Aparecida que eu saiba, nunca se comunicou com um vidente, diferente de todas as outras nossa senhoras. A teoria eh interessantissima pois santa Sara atenderia nossos pedidos mesmo chamada por outro nome ;)
ResponderExcluirTem mais, no catolicismo as nossas senhoras ganham o nome do local de dua aparição: Fátima, Guadalupe, Loudes, sempre creio que a Aparecida é uma excessão, pois nao tem o nome da cidade.
ResponderExcluirNa doutrina catolica mariana era explicado que. Maria aparece para cada povo com caracteristicas diferentes para ser próxima e reconhecida. Tipo é loirinha em Loudes e fátima, indigena em guadalupe, moreninha no Brasil. Quando comecei estudar espiritismo, acho que essa doutrina parecida com a capacidade dos espíritos se plasmarem em formas diferentes.
Sei lá rsrs
Olá boa noite ,Cigana enviei email do pagamento da magia do caldeirão,e tbm umas duvidas,aguardo sua resposta. Obrigada.
ResponderExcluir