quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

PEREGUN - A ERVA SAGRADA

PÈRÈGÚN, AQUELE QUE CHAMA O TRANSE

PÈRÈGÚN, erva gún, uma das folhas mais antigas é o “Pèrègún”, que é utilizada na grande maioria dos rituais aos Òrìsás. Diz o mito: Pèrègún presenciou o crescimento da humanidade. Sempre há de nos trazer a sorte. Pèrègún segura nossa sorte, segura a sua presa no dia de caça… E assim… Alimenta os seus filhos. Pèrègún nos protege de nossos opositores… E faz com que nos harmonizemos com os nossos semelhantes… Pèrègún fez pacto com “Aje” para a sua vinda à Àiyé ( Terra ou o mundo físico, paralelo ao orun )… Ifá dissera, quando Pèrègún o procurava pela sorte Pèrègún, se você quiser ter sorte, deverá ajudar a humanidade, fazendo um pacto com “Aje”, para poder sempre ter e poder emanar sorte, para quem lhe procurar por sua ajuda. Foi então, que Pèrègún tinha feito pacto com “Aje” antes de vir ao mundo, mas não tinha quem o pudesse levar para Àiyé. Novamente foi a Ifá, e este dissera: Pèrègún se você quiser realizar o seu trabalho em Àiyé procure por “Ògún”, pois ele sempre está indo para Àiyé. Pèrègún procurou por “Ògún”, mas ele só levaria Pèrègún, se ele dividisse a sua sorte com ele. Foi então que Pèrègún tinha aceitado, e por essa razão “Ògún” lhe dissera: “Vou dizer a toda humanidade, que Pèrègún emana a sorte, e quem com ele ficar será agraciado com a mesma”. Desde e Pèrègún então foi conhecido, e muito procurado por todos em Àiyé.
Pèrègún alára gígún o
Pèrègún alára gígún o
Oba kò ní jé o roró okán
Pèrègún alára gígún o
Pèrègún gbà agbára tuntun
Pèrègún tem o corpo excitado
Pèrègún tem o corpo excitado
Rei não deixa ter problemas de coração
Pèrègún tem o corpo excitado
Pèrègún dá nova força
PÈRÈGÚN NÍ Í PE IRÚNMOLÈ L’ÁT’ÒDE ÒRUN W’ÁYÉ! (É Pèrègún que chama os espíritos do além para a terra!)
PÈRÈGÚN WÁ LO RÈÉ PE AJÉ TÈMI WÁ L’ÁT’ÒDE ÒRUN! (Pèrègún, agora vá e chame minhas riquezas do além!)
GUNFAREMIN
Nesta preparação encontramos referência a uma folha, conhecida pela maioria de nós: o Pèrègún, cujo nome é a contração do verbo “PÈ”, que significa chamar, com a palavra “EGÚN”, que significa espírito, ancestral, etc. Percebe-se então que esta folha tem a finalidade de “chamar (invocar) espíritos”, e que a própria pronúncia de seu nome já funciona como um ofò!. A sabedoria daqueles nossos ancestrais yorubanos que a elaboraram fez esse trocadilho: se Pèrègún pode chamar espíritos, pode chamar a riqueza!
Para algumas pessoas, principalmente para aquelas que não estão ligadas aos cultos de matriz africana, pode parecer um tanto “primitivo” pensar dessa maneira, digo, esperar resultados a partir da utilização de certas plantas, de sementes, etc., enfim de elementos da natureza, aparentemente inanimados. No entanto, repetimos, existe por traz da utilização desses elementos uma questão cultural. Eles se utilizam desses elementos da natureza acreditando que eles expressam as suas necessidades perante o “Criador”, o destino final de seus pedidos: “…Uma composição mágica parece ser considerada como uma coleção de coisas materiais, às quais é dado um valor simbólico; juntas constituem uma mensagem…”
TEXTO: Trecho do Livro Ewé, Pierre Verger, 1995

**********************************
EU conheci o peregun através de um sonho, muitos anos atrás!!
Na verdade, mesmo depois do sonho, eu ainda não conhecia, mas passei o recado. No sonho, uma tia minha, que na época era recem falecida, me pedia para dar o recado a filha dela, de limpar a casa e tomar banho de peregun, ela e o marido. Eu dei o recado, mas acho que eles não fizeram, minha participação especial era somente dar o recado.

Um ano atrás mais ou menos, esta mesma prima estava com um problema sério de depressão (na verdade foi um familiar perto dela) e eu escutei: passe banho de peregun.

Aí que fui pesquisar um pouco mais do uso da folha. Pq foi a SEGUNDA vez que veio o mesmo recado na direção dela. E recomendei o banho com o peregun verde contra espíritos obsessores e ela fez exatamente como indiquei e o resultado foi excelente.

Daí, AGORA, aqui no meu quintalzão abençoado, tem as três variedades de PEREGUN! (Oh benção!)

VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE ELES?

Uso espiritual e mágico do peregun!

Orixá:

  • Peregun verde: Ogum, Oxóssi.
  • Peregun verde-e-amarelo: Ogum, Oxóssi, Iansã.
  • Peregun vermelho/ roxo: Exu, Xangô, Iansã, Obaluaiê, Nanã.


Outros nomes populares: Dracena, coqueiro de vênus, pau d´água, Dragoeiro, Dracena-deremenis, Cana-agna, Cana-índia, Tronco-do-brasil, Pau-do-brasil, Peregum, iperegum.

Nome yorubá:

  • Peregun verde: Pèrègún (“chama o transe”).
  • Peregun verde-e-amarelo: Pèrègún kó ou funfun
  • Peregun vermelho/ roxo: NA


Nome científico:

  • Peregun verde: Dracaena Fragans.
  • Peregun verde-e-amarelo: Dracaena Fragans var. Massangeana L., Liliaceae.
  • Peregun vermelho/ roxo: NA.


Elemento:

  • Peregun verde: Terra.
  • Peregun verde-e-amarelo: Terra.
  • Peregun vermelho/ roxo: Terra.


Classificação:

  • Peregun verde: Quente ou fria, a depender do autor.
  • Peregun verde-e-amarelo: Quente ou fria, a depender do autor.
  • Peregun vermelho/ roxo: Quente.

PEREGUN VERDE

É a principal folha do orixá Ogum. Em banhos, defumações e bate-folhas, é usada para limpeza espiritual, abertura de caminhos, prosperidade, crescimento e saúde. Excelente para proteger contra espíritos obsessores.

O peregun pode ser usado para demarcar espaços sagrados, como cerca-viva, a fim de oferecer proteção. É comum plantá-lo ao redor da casa de Ogum e usar suas folhas para enfeitar o seu assentamento. Ou colocar oferendas deste orixá no seu pé.

No candomblé, é também a primeira folha a entrar na composição do banho de abô. E participa dos rituais de feitura-de-santo. Também pode ser usado para lavar os objetos ritualísticos dos orixás a que é ligada.

PEREGUN VERDE E AMARELO

Tudo o que foi dito a respeito do peregun verde é aplicado ao peregun verde-e-amarelo. A diferença é que essa planta é ligada também a Iansã, além de Ogum e Oxóssi. Na maior parte dos casos, uma folha pode ser usada no lugar da outra.

PEREGUN ROXO

Sendo uma folha ligada a orixás como Exu, Obaluaiê, Nanã, Xangô e Iansã, o peregun roxo é muito usado para banhos e bate-folhas para espantar espíritos obsessores. Muito bom para o combate a energias deixadas por demandas pesadas. É usada para lavar os instrumentos rituais dos orixás a que essa folha é consagrada.

COMO FAZER O BANHO:

A erva PEREGUN é um excelente banho de descarrego.

Eu uso conforme intuição, cortando em sete como o banho que faço com a espada de OGUM:
https://www.youtube.com/watch?v=OB5MbZHrwdA

É indicado para afastar maldição, contra obsessores, desagregar larvas astrais, descarrego.

O caso que indiquei, foi para que a pessoa tomasse durante sete segundas feiras seguidas e antes destes sete dias ela se levantou da cama, fiz junto um trabalho de descarrego para a casa dela. Ela estava depressiva que não levantava da cama para nada, mas graças à Deus e aos Orixás, e ao pouco conhecimento que pude passar, que de verdade todos nós podemos ter e nos utilizar, (basta pesquisar e fazer uso consciente), ela se curou rapidamente.


Preparando meu banho de peregun verde/amarelo de hoje, coloquei neste copo transparente só para vcs visualizarem, pq se eu deixar o copo vai derreter neste mega calor! Troquei ele para uma outra vasilha e vou deixar a agua ferver no sol para depois utilizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO OUTUBRO 2024

    EU VIAJO EM OUTUBRO E RETORNO EM DEZEMBRO! Já faz um tempinho que não vou ao EUA e agora surgiu uma oportunidade. Viajo em Outubro, reto...