Oiá Ibalé (em iorubá: Oyá Igbalé) ou Iansã do Balé são títulos da Oiá Mensã Orum, Mãe dos nove céus ou dos nove Planetas. É saudada com Iá Mensã Orum e Èpa heyi!. É a orixá ligada ao rio Níger, dos ventos e das tempestades. Identificada no jogo do merindilogum pelos odu odi, ossá e ouarim e representado material e imaterialmente no candomblé, através do assentamento sagrado denominado Ibá de Oiá.
Oiá Ibalé é a denominação usada no candomblé e povo do santo por sua ligação e domínio do cemitério (ibalé ou balé), depois que Omolú ofertou-lhe parte de seu poder para conduzir os ancestrais egungum. Vestindo-se de branco com o seu iruquerê é encarregada de separar os vivos dos mortos e adorada por todos, venerada no ritual de (Icu) Axexê.
Oya é evocada para para proteção contra ataques de perversos ou Iku-Egun, atrair Amores, fertilidade na esterilidade, saúde das trompas, vendas de todos os tipos, melhorias no comércio, movimento de comercio, atrair clientes, tomar iniciativa, faxina espiritual, varrer os espíritos perversos.
Esta IANSÃ está se evidenciando e se apresentando no meu caminho e por conta disto eu comprei uma imagem dela e pretendia fazer uma oferenda super caprichada mas o Universo ainda não conspirou a favor, então ofereci o que tinha disponível só para receber esta imagem e mais pra diante farei a oferenda conforme ela merece. Gratidão imensa a toda espiritualidade.
Esta firmeza fez parte de nossos trabalhos da MAGIA DE UNIÃO deste mês de dezembro. NO sentido de limpeza e proteção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!
Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!
Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.
Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!