sexta-feira, 28 de outubro de 2022

SÃO MATEUS


A imagem de São Mateus é simples, porém rica em elementos simbólicos de grande significado. Compreendendo cada um destes símbolos, saberemos muito sobre a vida deste grande santo.

A Túnica azul clara de São Mateus

A túnica azul clara de São Mateus simboliza sua pureza de coração e a glória celestial. Isto é muito interessante levando em consideração que, segundo os Evangelhos narram, Mateus, que antes se chamava Levi, era um pecador público em Israel. Ele era cobrador de impostos: retirava o dinheiro de seu povo para dá-lo aos romanos, que oprimiam seu país. Ele era visto como traidor da pátria e ladrão, além de levar uma vida devassa. No entanto, é representado com uma túnica azul clara, símbolo de pureza. Isso acontece porque depois de seu encontro com Jesus, Levi nunca mais foi o mesmo. Ele se converteu, isto é, tomou um rumo diferente para sua vida e se tornou uma pessoa pura de coração. E é isso o que acontece com todo aquele que se encontra verdadeiramente com Jesus.

O manto roxo de São Mateus

O manto roxo de São Mateus simboliza o jejum, a fé, a paciência e a confiança. Todas estas são virtudes que São Mateus viveu em sua vida depois de seu encontro com Jesus. O roxo é também a cor litúrgica usada durante o tempo do Advento da Quaresma em sinal de penitência. Isto nos fala da vida de penitência que São Mateus levou depois que saiu em missão para pregar o Evangelho no Nordeste da África e na Etiópia.

A pena na mão direita de São Mateus

A pena na mão direita de São Mateus simboliza sua missão de evangelista " ele escreveu o primeiro evangelho " e de formador de comunidades de fé. Simboliza, em última análise, sua missão de Apóstolo, ou seja, enviado em nome de Jesus Cristo para pregar. Com efeito, além de escrever seu Evangelho, São Mateus pregou a Boa Nova no Nordeste da África e na Etiópia, onde fundou e formou comunidades cristãs e onde também foi martirizado.

O carvalho na mão direita de São Mateus

Em algumas representações, São Mateus carrega em sua mão direita uma folha de carvalho. O carvalho representa a grande perseverança dos cristãos enquanto eram perseguidos pelos romanos e por vários povos hostis. O carvalho representa a força e a perseverança de São Mateus em todas as perseguições que viveu durante sua vida missionária.

O anjo aos pés de São Mateus

O anjo aos pés de São Mateus tem três significados. O primeiro é que São Mateus Evangelista é representado pela figura de um anjo com cara de homem, mostrando a preocupação que ele teve em mostrar Jesus Cristo com uma natureza humana. (conforme sonhei). O segundo significado do anjo é revelar que São Mateus está na glória do céu, entre os anjos. E o terceiro significado é o sinal da proteção dos anjos que abriram caminho para a missão apostólica de São Mateus.

O livro na mão esquerda de São Mateus

O livro na mão esquerda de São Mateus é o símbolo maior do Evangelho que ele escreveu. Junto com os outros Evangelhos, o Evangelho Segundo São Mateus é um dos livros mais vendidos, traduzidos e lidos de todos os tempos. Trata-se de um livro que ajudou a formar a cultura ocidental. Somente o Evangelho de São Mateus narra a perseguição de Herodes contra o menino Jesus; a visita dos magos; a fuga da Sagrada família para o Egito, e a volta desta família para Nazaré, após a morte de Herodes. O Evangelho segundo São Mateus mostra para os Judeus e todos os povos que Jesus Cristo é o verdadeiro Messias, mostrando a genealogia de Jesus, descendente de Davi e Abraão, colocando sempre Jesus Cristo como Rei.

Oração a São Mateus

"Senhor nosso Deus, que, na vossa infinita misericórdia escolhestes o publicano Mateus para vosso Apóstolo, concedei-nos que, ajudados pelo seu exemplo e intercessão, Vos sigamos fielmente e nos entreguemos a Vós de todo o coração. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, amém. São Mateus, rogai por nós."

*******************

Ontem eu sonhei com SÃO MATEUS "africano", na figura de um anjo:

https://ciganosencantados.blogspot.com/2022/10/sonhos.html

Cada um escolhe a melhor maneira de exercitar a sua fé, e eu escolhi o caminho solitário, do recolhimento, da meditação e da oração para depurar meu espirito.

A minha filosofia, que adquiri observando, é que quanto mais nos "diluímos", absorvendo verdades que não são assim tão absolutas, menos somos nós mesmos.

Para alguns eu posso parecer a Dilma falando, sem sentido, mas os que estiverem na mesma sintonia entenderão, rsrs.

O essencial é invisível aos olhos, eu vivo de essência, não de aparência. Por isto não encontrei abrigo nas roupas diferentes para caracterizar os diversos tipos de espíritos da umbanda, nem na pregação vazia de atitudes e preferi me recolher e professar a minha fé de uma forma auto didática e solitária.

Fez mais sentido para mim e continua fazendo. FUNCIONA!

Já tive pressa de chegar a lugar nenhum, depois descobri que o atalho até meu EU interior EU não poderia pegar através da religião e sim do autoconhecimento! Parei de olhar pra fora e passei a olhar para dentro!

Por isto sou grata, pq sei que foi dolorido e custoso preferir andar sozinha, mas quem anda só, guiado pela sua cabeça e seus pés, provavelmente vai trilhar um caminho "diferente", muitas vzs será mal visto, odiado até, mas.... nem Cristo agradou a todos! A paz de espirito é sem igual e vale a experiência.

Esta troca magnifica com a espiritualidade alimenta meu espirito e meu caminhar de forma impar. Quando tenho qualquer atribulação, por menor que seja, me surge um insight, um alento, um fortalecimento, que é claro que as pessoas mundanas, ou seja, que vivem uma vida prioritariamente material, sem se voltar para as necessidades do espirito, não podem ter na mesma proporção. Sou sinalizada o tempo todo, do quanto, embora o meu caminho nem sempre seja fácil, é o certo! 

Pq surgir estas múltiplas figuras espirituais/energéticas, que passam por tantas vertentes, em desdobramentos, sempre me sinalizando o caminho, é confortador, sinalizador e sou pura gratidão.

SÃO MATEUS SURGE para mim, em um momento onde estou confrontando várias situações difíceis, não minhas, mas "emprestadas" pelos meus clientes e até alguns "discípulos". 

Surge ainda mais para sinalizar que os verdadeiros bens não são os terrenos, então ele sinaliza, através do sonho, com um local verdejante, brilhante e do qual ele é responsável e ao mesmo tempo doutrinador, uma proteção e presença incrível! NO sonho eu me sentia maravilhada por estar naquele lugar que tinha uma energia ... 

Ainda tem muita simbologia para ser explorada na aparição de SÃO MATEUS na minha vida, mas no momento, como ele surgiu como Mateus africano e lá foi o final da vida dele, não tão alegre assim, a necessidade do espirito superar cada vez mais qualquer adversidade terrena!

Farei no dia 21 de cada mês, durante 7 meses seguidos, uma novena para SÃO MATEUS, pedindo ainda mais direcionamento! Gratidão eu sou! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS MAIO 2024

    TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! AS LUAS DE MAIO: - DIA 01 - LUA MINGUAN...