quinta-feira, 25 de maio de 2023

EXÚ QUE INCORPORA AGACHADO??

Esta noite sonhei com um centro onde a entidade que dirigia estava puxando várias entidades.


E em determinado momento eu incorporava um EXÚ que ficou agachado o tempo todo durante a incorporação! Achei aquilo mega curioso, pq mesmo no sonho, a minha sensação era de perplexidade por ele conseguir me manter agachada daquela forma (meus joelhos e meu peso não me permitem tal proeza). Ao mesmo tempo, se movia com agilidade, dando pulos sobre os pés, mas mantendo o agachamento.

SR CAVEIRA em mim incorpora curvado, mas não tão agachado assim.

Depois deste EXÚ, que ficou em terra tempo suficiente para me mostrar a manifestação (não tenho ideia de nome), eu incorporava um caboclo. O caboclo sim eu tenho sentido energia dele com muita frequência, nos trabalhos de Oxóssi, que venho amando realizar!

Mas este amigo EXÚ e principalmente esta forma de incorporação, para mim é novidade e mais uma vez sou grata a espiritualidade por um fundamento ter me chegado de "dentro" e não de fora!

Claro que mega curiosa e autodidata do jeito que sou, fui pesquisar sobre esta manifestação. Na verdade minha busca no google foi: EXÚ AGACHADO.

O que achei foi mencionado o EXÚ DO LODO como tendo esta manifestação na incorporação.

São várias as histórias de Exú do Lodo que circulam na internet e a divergência entre elas se deve ao fato de que cada EXÚ apresenta a história de sua vivência passada e embora seja o mesmo nome, não correspondem a um único espirito.

Estou muito grata por este amigo especial ter se apresentado novamente para mim, pq poderei ajudar uma pessoa em especial pela sua intercessão.

**********************

A história do Exú do Lodo

É difícil encontrá-lo em terreiros de Umbanda. Ainda assim, é extremamente importante nos trabalhos de transformação e transmutação, ou seja, naqueles em que a energia de um lugar ou pessoa é modificada para a melhor.

A história do Exú do Lodo é uma história antiga, que remonta ao século XVIII. Ele foi um médico bastante conhecido em sua época, um doutor célebre por salvar as vidas de outras pessoas. Mas que tipo de pessoas?

Cabe dizer aqui que apenas gente importante e rica, de considerável poder. Prestava auxílio à alta sociedade, aos nobres e aos burgueses de posses, e deixava de lado os humildes e os pobres.

Sua desculpa era que precisava do dinheiro que recebia para financiar suas pesquisas. Ignorava pedidos de ajuda que não tinham relação com o recebimento de um pagamento, portanto não exercia a caridade, e acabava levando um estilo de vida extravagante e cheio de futilidade. Não era um homem que valorizava a fé e a religião.

Com o dinheiro que recebia dos burgueses, construiu dois hospitais, mas estes não estavam acessíveis aos que não podiam pagar para receberem tratamento neles. Eram hospitais de elite.

Sua mãe, que era uma mulher caridosa, chegou a insistir com ele para que mudasse, para que ajudasse os pobres, mas ele continuou a se negar. Os desprovidos de bons recursos financeiros portanto que ficassem sem atendimento!

Era um homem interesseiro e mesquinho. E sua arrogância e ganância só pioraram após o falecimento da mãe.

Por conta então do modo como levava a vida, quando a morte chegou para ele, assim como chega para todos nós, ele desceu para as profundidades dos planos inferiores.

Passou a vivenciar uma grande e constante dor. Assim deveria pagar pelos pecados e erros cometidos durante sua existência na Terra.

Foi necessário um longo período de purificação, até que sua mãe foi autorizada a ajudá-lo. Ela desceu ao Umbral, onde ele andava e rastejava pelo lodo, e estendeu-lhe a mão. O orgulhoso médico no começo não desejava segurá-la, até pela vergonha que sentia pelas suas faltas, mas por fim atendeu às preces da mãe e a agarrou com firmeza.

Assim, foi puxado para fora daquele inferno. Todo o dinheiro e o orgulho não tinham servido de nada do outro lado da vida. Todas as posses tinham virado justamente lama e lodo, que eram de certa forma manifestações da sujeira que ele tinha por dentro e que havia espalhado ao seu redor.

Arrependido, recebeu uma nova chance para se redimir e reencarnou em uma família humilde, em uma tribo distante da civilização.

Nesse ambiente pobre, precisaria aprender a lidar com a precariedade.

O Exú do Lodo levou no entanto, uma vida curta ali, até porque em um tempo bastante breve já havia aprendido as lições necessárias. Faleceu com apenas oito anos, picado por uma serpente venenosa.

Voltou então ao plano espiritual, onde recebeu de novo a ajuda de sua mãe. Desta vez foi encaminhado a estudos extrafísicos e requisitou uma missão para realizar. Queria ajudar as pessoas, promover curas, fazer aquilo que na vida anterior como médico negligenciara.

No entanto, esse auxílio seria dado não aos encarnados, e sim aos espíritos feridos e doentes que vagam pelo mundo espiritual. Estava disposto a fornecer uma cura maior do que a física.
Em sinal de humilhação de si mesmo, de grande humildade, assumiu a forma de Exú do Lodo.

Aparecendo nela, estenderia sua mão sobretudo a todos que tivessem cometido erros e caído em tentações semelhantes às suas, ferindo e adoentando suas próprias almas.

Foi dessa forma que nasceu esse grande protetor e curador, o Exú do Lodo.

Uma história que inspira todos nós a pensar na importância de valores com a caridade e a humildade.

Características do Exú do Lodo

Temos aqui, na figura do Exú do Lodo, uma das sentinelas das almas. Sua energia mescla o telúrico e o aquoso. Até porque o lodo vem da mistura da terra com a água. Assim, provém da linha de Omolú, mas também está conectado a Nanã e a Iemanjá.

Quando na terra, o Exú do Lodo tende a ter uma apresentação em que se mostra curvado, com dificuldades para andar, para se movimentar, porque possui uma energia bastante densa e pesada.

Seu aspecto lembra um idoso bruxo, até por conta de sua linha, que abrange feiticeiros, bruxos, magos e também bispos e padres, que, ao lidarem com o sagrado, acabam lidando com o aspecto mágico da natureza também.

Por ser um Exú proveniente das almas e pela abrangência da sua sabedoria no campo médico, é um guardião capaz de curar doenças bastante severas.

Sabe aquelas doenças que não aparentam ter solução, que não têm nenhum remédio adequado? Aquelas em que o paciente já está desenganado? É nelas que ele procura trabalhar, e as pessoas vêm a ele para obter esse tipo de auxílio.

Sendo ligado a Omolú, o Exú do Lodo aparece ostentando o preto, esta é sua cor, e seu trabalho envolve o transmutar das forças espirituais, fazendo com que o negativo rume para o positivo. Assim como ele deixou as trevas para seguir pelo caminho da luz, busca agora trazer claridade às sombras e assim dissipá-las.

O Exú do Lodo mexe também com as energias estagnadas. Se há pessoas que apresentam uma vida que não anda, parada, e necessitam seguir em frente, mas algo as puxa para baixo, ele é de grande ajuda.

Exerce com muita força seu poder em trabalhos de descarrego e faz com que aquele que está sem esperanças, como um dia ele esteve, possa reencontrá-las.

Características da Incorporação do Exú do Lodo


Esse é um Exú especial, que pode assustar um pouco em sua apresentação, mas não há o que temer, ele vem sempre para fazer o bem.

Sua energia é pesada, densa, isso sem dúvidas, até pelo fato que ele começa trabalhando do inferior para chegar ao superior. Mas é por isso que não são poucos os médiuns que sofrem para incorporá-lo.

Há os que até ficam um pouco atordoados depois de recebê-lo, devido à quantidade de energia mais densa que ele manifesta. Eles chegam a sentir efeitos bem físicos.

O médium que o incorpora costuma ficar agachado ou curvado, que é sua forma característica de se manifestar corporalmente. O Exú do Lodo também não é de muitas palavras. Prefere olhar atentamente, prestar atenção nos detalhes, e trabalhar, agir, do que falar.

Mesmo que no começo ele pareça um grande mistério para você, não tenha medo e deixe-o atuar. Se aparentar ser um espírito arredio, pouco loquaz, pode ter certeza que ele tem seus bons motivos para isso.

Deixe-se surpreender e não se arrependerá.

Características dos Filhos do Exú do Lodo

Os filhos do Exú do Lodo costumam ter uma presença muito marcante e irradiar uma energia intensa. Você com toda a certeza não ficará indiferente a um filho do Exú do Lodo.

Temos aqui indivíduos que em geral gostam de ciências, até por todas as questões ligadas à medicina e à alquimia que envolvem esse Exú. Podemos ter aqui professores, médicos, químicos, matemáticos e também, é claro, magos e alquimistas de grande qualidade.

São pessoas que gostam de cultivar a caridade, em paralelo com o aprendizado que o Exú do Lodo teve (às vezes podem também ter mudado e passado de mais tacanhos a caridosos) e não medem esforços para ajudar quem quer que seja.

Saudação e Significado           

Laroyê Exú do Lodo! – o significado desta saudação é: Salve o Exú do Lodo!

Ponto cantado do Exú do Lodo

Laroiê, seu Lodo

Salve ele!

Chuva fria na calunga faz lembrar

O meu senhor que me protege e me faz ver

Que a caridade, a humildade e a bonança

De nada valem se são vaidade ou prazer.

Um dia, filho, ele me disse, eu fui doutor,

Fiz mal ao escravo, à sinhá e ao senhor.

Hoje na umbanda aprendi que a caridade

Transforma as trevas, o feitiço e a maldade.

Hoje eu te louvo, oh meu guardião

Sentinela das almas, me dê proteção!

Foi Omulu quem te coroou,

Sua energia e vida transformou.

Ele é exu, exu mojubá!

Exú do Lodo vem me ajudar.

Ele é exú, é meu protetor,

Leva pro lodo a minha dor.

Chuva fria na calunga faz lembrar

O meu senhor que me protege e me faz ver

Que a caridade, a humildade e a bonança

De nada valem se são vaidade ou prazer.

Um dia, filho, ele me disse, eu fui doutor,

Fiz mal ao escravo, à sinhá e ao senhor.

Hoje na umbanda aprendi que a caridade

Transforma as trevas, o feitiço e a maldade.

Hoje eu te louvo, oh meu guardião,

Sentinela das almas, me dê proteção!

Foi Omulu quem te coroou,

Sua energia e vida transformou.

Ele é exu, exu mojubá.

Exú do Lodo vem me ajudar!

Ele é exú, é meu protetor,

Leva pro lodo a minha dor.

Ele é exú, exú mojubá.

Exú do Lodo vem me ajudar!

Ele é exú, é meu protetor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO OUTUBRO 2024

    EU VIAJO EM OUTUBRO E RETORNO EM DEZEMBRO! Já faz um tempinho que não vou ao EUA e agora surgiu uma oportunidade. Viajo em Outubro, reto...