SALVEM OS PRETOS VELHOS!
Vovó Maria Conga, representando minha hierarquia espiritual
Venho lhe saudar
Que a sua benção seja sempre alento para as horas de mais necessidade
Que a força de sua simplicidade seja a luz maior na estrada de nossas vidas
Que a fumaça de seu cachimbo possa afugentar os espíritos atrasados
Que a sua luz possa irradiar à cada um de nós
Boa tarde meninas e meninos!
Já conversei com os pretos velhos e coloquei um café e um doce de abobora para eles. Acendi um cachimbo que comprei para a preta velha e nunca usei.
QUEM SÃO OS PRETOS VELHOS?
Pretos velhos ou Pretos-velhos são entidades de umbanda, espíritos que se apresentam em corpo fluídico de velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro. São divindades purificadas de antigos escravos africanos. Sábios, ternos e pacientes, dão o amor, a fé e a esperança aos "seus filhos".
Sua forma idosa representa a sabedoria, o conhecimento, a fé. A sua característica de ex-escravo passa a simplicidade, a humildade, a benevolência e a crença no “poder maior”, no Divino.
O preto velho, na umbanda, está associado aos ancestrais africanos, assim como o caboclo está associado aos índios e o baiano aos imigrantes nordestinos.
São entidades que tiveram, pela sua idade avançada, o poder e o segredo de viver longamente através da sua sabedoria, apesar da rudeza do cativeiro demonstram fé para suportar as amarguras da vida, consequentemente são espíritos guias de elevada sabedoria geralmente ligados à Confraria da Estrela Azulada dentro da Doutrina Umbandista do Tríplice Caminho (AUMBANDHAM - alegria e pureza + fortaleza e atividade + sabedoria e humildade), trazendo esperança e quietude aos anseios da consulência que os procuram para amenizar suas dores, ligados a vibração de Omolu, são mandingueiros poderosos, com seu olhar prescrutador sentado em seu banquinho, fumando seu cachimbo, benzendo com seu ramo de arruda, rezando com seu terço e aspergindo sua água fluidificada, demandam contra o baixo astral e suas baforadas são para limpeza e harmonização das vibrações de seus médiuns e de consulentes. Muitas vezes se utilizam de outros benzimentos, como os utilizados pelo Pai José de Angola, que se utiliza de um preparado de "guiné" (pedaços de caule em infusão com cachaça) que coloca nas mãos dos consulentes e solicita que os mesmos passem na testa e nuca, enquanto fazem os seus pedidos mentalmente; utiliza-se também de vinho moscatel, com o que constantemente brinda com seus "filhos" em nome da vitória que está por vir.
São os mestres da sabedoria e da humildade. Através de suas várias experiências, em inúmeras vidas, entenderam que somente o amor constrói e une a todos, que a matéria nos permite existir e vivenciar fatos e sensações, mas que a mesma não existe por si só, nós é que a criamos para estas experiências, e que a realidade é o espírito. Com humildade, apesar de imensa sabedoria, nos auxiliam nesta busca, com conselhos e vibrações de amor incondicional. Também são mestres dos elementos da natureza, a qual utilizam em seus benzimentos.
São os espíritos da humildade, sabedoria e paciência.
Os Pretos Velhos são entidades cultuadas pelas religiões afro-brasileiras, em especial a Umbanda. Nos trabalhos espirituais desta religião, os médiuns incorporam entidades que possuem níveis de evolução e arquétipos próprios.
A VOVÓ MARIA CONGA
SEU SETE NA SAIA TEM MIRONGA
A VOVÓ MARIA CONGA
PRA SALVAR FILHOS DA UMBANDA (X2)
COM SEU PATUÁ E UM POVO DE AGUINÉ
MARIA CONGA PRA SALVAR FILHOS DA FE! (X2)
O PRETO VELHO QUE NASCEU NO CATIVEiRO
QUANDO CHEGA NO TERREIRO ELE VEM PRA TRABALHAR
TOMA UMA PEMBA RISCA O PONTO E FAZ MIRONGA!
SARAVÁ MARIA CONGA!
SARAVÁ MEU PAI JOAN! (X2)
A VELHA CONGA,
PRETA MINHA DA'GUINÉ
QUEM É?
A VELHA CONGA,
PRETA MINHA DA GUINÉ
QUANDO VEM DE ARUANDA,
SARAVÁ UMBANDA
SARAVÁ GONGA
ELA GIRA NA TERRA,
ELA GIRA NO MAR
PRÁ SEUS FILHOS ABENÇOAR! (X2)
QUEM É?
A VELHA CONGA,
PRETA MINA DA GUINÉ (X2)
MARIA CONGA, COM SUAS FOLHAS DE GUINÉ
SEU GALHINHO DE ARRUDA, O SEU VENCE DEMANDAS,
DEIXA O MANACÁ EM FLOR
VEM LÁ DAS MATAS, TRABALHAR COM MUITO AMOR
NESTA UMBANDA QUERIDA VEM PRESTAR A CARIDADE
PARA A GLÓRIA DO SENHOR!
MARIA CONGA É UM ORIXÁ!
MARIA CONGA É UM ORIXÁ!
TEM MIRONGA, TEM MIRONGA
TEM MIRONGA E PATUÁ (X2)
FAZ UM AMULETO, TRAGA PRO CONGA
PARA SER CRUZADO PELOS ORIXÁS
DEPOIS DE TRÊS DIAS, ELA VAI BUSCAR
NÃO HÁ MELHOR COISA PRA TIRAR O AZAR! (X2)
COM DENDÉ COM DENDÉ
PRETO VELHO TRABALHA COM DENDÉ! (X2)
AGORA E QUE EU QUERO VER
MARIA CONGA TRABALHA COM DENDÉ! (X2)
Salve os pretos velhos,entidades de muita sabedoria.
ResponderExcluirAdorei as almas é dos pretos velhos