sexta-feira, 13 de novembro de 2015

A OFERENDA CERTA



"Certa vez, um homem foi se consultar com um Babalawo.

Queria saber por que não dava nada certo em sua vida. Ao receber a mensagem de Ifá, descobriu qual era o problema :"meu filho, sua vida não vai pra frente porque você não fez as oferendas que deveria."
Surpreso o homem indagou: "fiz oferendas a todos os Orixás. Como posso não ter feito as oferendas que deveria? 
Fui à cachoeira, agradei mamãe Oxum com Ipetê.
Fui até o mar, a Yemojá ofertei flores e perfumes.
Nos campos, ofereci a Ogum um cará regado com muito dendê. 
À Oyá, arriei nos pés de um bambuzal, nove acarajés. 
Em um lindo bosque, oferendei um sarapatel à Nanã.
Na Calunga, deixei junto ao cruzeiro, um alguidar com pipocas à Obaluaiyê. 
Xangô comeu um saboroso amalá, que arriei na pedreira.
À Oxóssi, levei até as matas um banquete com abóbora, milho, côco e muito mais. 
E ao glorioso pai Oxalá, oferendei, em um lindo jardim, uma saborosa canjica coberta com muito mel.

Agora pergunto: ainda faltou alguma coisa?"

"Faltou o principal, meu filho!"
"Quando você foi à cachoeira agradar a Oxum, pediu-lhe amor e lhe deu um Ipetê. Mas não ofertou o amor que ela esperava que tivesse pelo seu semelhante.
Nas águas de Yemojá, você pediu que abençoasse sua família, mas não é só com flores e perfumes que se agrada a rainha do mar.
É preciso que trate a todos os seus irmãos com respeito, pois somos todos uma só família. 
Nos campos de Ogum, não basta lhe dar um cará.

Necessita-se ter a bravura de um guerreiro para suportar os desafios inerentes à vitória almejada.
Os ventos de Yansã, que sacodem o bambuzal, trazem os ares da certeza que põem em ordem os corações duvidosos, levando os eguns desorientados, desde que os acarajés ali arriados sejam regados com o fogo da coragem e do entusiasmo.
Nos bosques sagrados de Nanã, só se consegue adentrar com profundidade quem traz consigo não só o sarapatel, mas a sabedoria, pois sem ela não se pode se livrar do lamaçal da vida causado pela maledicência, geradora da falta de fé.
Na casa do velho Obaluaiyê, o Senhor das Passagens, não adianta arriar o deburu (pipoca) se não vivenciar o que isto representa. É necessário mergulhar no fogo da intolerância, deixar a casca dura da vingança e saltar como uma linda flor.
O amalá deixado na pedreira, só agrada a Xangô se seu coração não estiver como uma pedra, pois assim não adianta pedir para ele aplicar a justiça sobre seus desafetos, porque você não evoluiu o suficiente ter discernir justiça de vingança. Seria melhor ter pedido que o ensinasse a proceder com justiça para com seu próximo.
Para Oxossi, não era necessário um banquete. A fartura em sua vida, virá quando você repartir com os menos favorecidos aquilo que você tem em abundância, pois quem reparte aquilo que tem, nunca lhe faltará.
Quanto ao bondoso e cristalino pai Oxalá, requer-se muito mais que uma canjica para agradá-lo. Sua oferenda é o seu coração.
Não basta que a canjica esteja cândida; seu coração é que deve estar tomado da mais pura brancura. Você pediu paz, mas não agiu de forma pacífica durante toda a sua vida. E ainda disse que os trabalhos não deram certo. Será?
Ora! Não foram os trabalhos, ebós, sacrifícios e oferendas que fracassaram.
Avalie sua vida até os dias de hoje. Coloque um ponto final no modo egoísta de viver. Volte até o recanto dos Orixás e lhes peça todo o axé necessário para que suas mãos possam produzir neste mundo a paz, o amor, a fartura, a justiça, a coragem, a sabedoria e a força geradora das obras do bem. Somente após mudar sua própria maneira de agir, de modo a poder plantar e regar boas sementes, você poderá colher os frutos de um novo amanhecer. Até lá, faça com fé suas oferendas.
Os guias espirituais estarão junto de você.
Mas não esqueça que a maior oferenda é o seu coração!"

Um comentário:

  1. Maravilhoso!!!!
    Sem a transformação moral, o mundo espiritual seria um mercado, quem tem como oferecer as melhores oferendas terão os melhores resultados...graças ao bom Deus não é assim que funciona. Graças a Deus o que importa é o que está no nosso coração, a nossa vontade sincera de crescer, vontade sincera melhorar como ser humano, força de vontade para lutar e vencer com a força e amparo dos nossos Guias e Orixás...o que importa de verdade é a nossa transformação.
    Boa tarde Ciganinhas, boa tarde Rosa.

    ResponderExcluir

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS ABRIL 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...