domingo, 15 de novembro de 2015

RITUAL AMACI


AMACI vem da palavra ‘amaciar’, ‘tornar receptivo’, é um ritual, uma espécie de iniciação que todos os médiuns umbandistas, iniciantes ou não, devem se submeter. É um ritual onde o objetivo é preparar o médium para receber as energias com equilíbrio. O amaci “fortalece” a ligação do médium com seu orixá e energias.
No dia do amaci é feita uma lavagem de cabeça (chacra coronário) com um preparado de ervas e água, seguido de rituais específicos da Umbanda tendo como objetivo a vibração do orixá do médium para mais perto desse filho. É neste ritual que é firmado o orixá do filho.  Assim completa a ligação do filho com o seu orixá. Apenas o Pai de Santo ou uma de suas entidades poderão lavar sua cabeça.
O Amaci ‘desperta’ no médium o que ainda está adormecido, descarrega e da paz ao chacra coronário (centro de recepção espiritual Superior).
O Amaci nos faz entrar em contato direto com o poder do Orixá, é um momento de grande emoção e que deve ser realizado de livre e espontânea vontade. Deve ser realizado por amor, lealdade e comprometimento com a Umbanda, com seu orixá e com o Plano Espiritual.
É fundamental para quem quer seguir uma caminhada espiritual dentro dos fundamentos da Umbanda. É uma cerimonia única que quando bem orientada e bem realizada, o médium perceberá as mudanças que acontecerão em sua vida espiritual, e também em toda sua vida.
Além do que já falamos anteriormente o amaci também cria uma ligação do filho com o terreiro. Esse ritual é uma firmeza espiritual, ele abre nossa mente, nossos sentidos, nosso espirito e nossa alma.
Obs.: o ritual pode mudar de um terreiro para outro.

Resguardo dos Filhos da Casa do Zé: 

(coloquei aqui para vcs terem uma idéia mas cada casa segue seu protocolo pessoal)
Após o amaci 3 dias após o ritual, contando com o dia em que o ritual será feito:
• Não comer carne de nenhum tipo.
• Não tomar café preto.
• Não manter relações sexuais.
• Fazer alimentação mais leve que o habitual, evitando ovos, leite e derivados.
• Tomar 3 banhos de descarrego, um por dia, utilizando somente as ervas correspondente ao seu Orixá (de 1,3,5 ou 7 tipos de ervas), acendendo vela para o Anjo da guarda, entre às 6 horas da manhã e às 18:00 da tarde.
• Evitar qualquer tipo de contato físico, como abraços ou aperto de mão, etc.
• Não sair de cabeça descoberta entre às 18:00 horas da tarde e 6 da manhã.

Ervas para Banho:
• Oxalá: boldo (tapete de Oxalá), hortelã, alfazema, alecrim, alevante, manjericão, alfavaca, girassol, camomila, manjerona, malva branca, mil folhas, salvia, rosa branca, poejo, funcho (erva doce).
• Yemanjá: folhas de lágrima de nossa senhora (capiá), hortelã, alfazema, rosa branca, flor e folhas de laranjeira, folha de trevo, jasmim, malva branca, pata de vaca marianinha.

• Xangô: folha de café, alevante, hortelã, ameixeira, erva de são João, mil homens (angélico), quebra pedra, alfavaca roxa, lírio do brejo, gervão, eucalipto limão, pariparoba.
• Oxossi: samambaia, capim limão, guiné, folha de araçá, pitanga, alecrim, malva cheirosa, alfazema, goiabeira, guaco, pariparoba, pitangueira.
• Ogum: aroeira, losna, mangueira, carqueja, espada de são Jorge, sávia, tanchagem, cana do brejo, alfazema, agrião, jabuticaba, arnica, pata de vaca.
• Oxum: camomila, erva cidreira, lírio, ipê amarelo, malmequer, arnica, alfavaca, samambaia, marcela.
• Yansã: bambu, romã, espada de santa bárbara, pessegueiro, catinga de mulata, folhas de morango, alfazema, gerânio vermelho, louro, pessegueiro.
• Nanã: avenca, agapanto, alfavaca roxa, cedrinho, gervão.
• Omulu: agapanto, alfavaca roxa, babosa, espinheira santa, trombeteira branca.

FONTE:
http://www.terreirocasadoze.com.br/portal/amaci/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DE MAGIAS DE JANEIRO DE 2025

Magias amorosas, sexuais, energização, agradecimento, magias na vibração de IEMANJÁ.  Diversas intenções. Acontecem na LUA CHEIA Lua Cheia: ...