A fase Minguante lunar é o momento em que a Lua reduz a sua luminosidade para fechar o ciclo que se iniciou na fase Nova. É o período que nos estimula a olhar para trás e avaliar o ciclo que se encerra. A fase Minguante é propícia a limpezas e purificações, indicada para a liberação de espaços na vida e finalização de processos e situações que não fazem mais sentido e devem ser deixados para trás. Esta é a hora de eliminar os possíveis excedentes da fase Cheia, com seus frutos e retribuições, para que um novo ciclo seja iniciado com aquilo que, em essência, permanecerá. Cada fase lunar dura em torno de 7 dias e a fase Minguante deste mês ocorrerá entre os dias 02 e 09 de fevereiro.
A Lua Minguante em um signo de Água, como Escorpião, nos fala fundamentalmente de um momento muito favorável para trabalharmos na eliminação do que impede o processo de transformação para poder seguirmos vivos e inteiros na jornada da vida. É um período para eliminarmos bloqueios de ordem emocional e proporcionarmos aos signos de Água oportunidade para exercitar a sensibilidade no desapego de eventos, pessoas e circunstâncias; aos signos de Fogo, condições para o fluxo adequado de sua potente motivação e energia criativa; aos signos de Terra, vazão de emoções represadas diante de perspectivas rígidas e objetivas das situações; e direcionarmos os signos de Ar a escolhas mais corajosas e conectadas com a intimidade que, por vezes, não alcançam nas trocas sociais.
Escorpião, signo dessa Lua, é território de Marte, mas, nesse signo, a ação marciana opera de modo bastante distinto da que ocorre em Áries. No lugar do impulso irrefletido, temos a ação estratégica, que é maturada com calma e observação. A espada de Marte, em Escorpião, funciona diferentemente da espada ariana: em vez de se dirigir à batalha e à conquista, ela faz o corte e elimina o perigo e a ameaça — nesse sentido, é uma espada de proteção, mais do que de luta. Escorpião é um signo que trabalha de maneira subterrânea, sem expor desnecessariamente suas posições e atitudes, sem se colocar de forma vulnerável nas situações.
A co-regência de Plutão também nos ajuda a entender as características desse signo fixo de Água, que tem a coragem necessária para olhar o lado sombrio da vida, o qual entende que, dentro de cada um de nós e das circunstâncias que vivemos, existe essa sombra à espera de ser vista e transformada em luz. Escorpião é um signo que traz uma força que não se deixa derrotar, pois, mesmo quando perde a batalha e arde em chamas, ressurge das cinzas transformado e fortalecido — como a Fênix da mitologia.
Na relação de quadratura com Aquário, signo no qual se encontra o Sol, Escorpião propõe um exercício de envolvimento emocional como desafio. O contato com as emoções tensiona a tendência mais racional e distante do signo de Aquário, o que pede a busca por atitudes que possam conciliar esses contrapontos. Quando há uma quadratura, temos uma disputa entre as perspectivas. Ambos são signos fixos e isso pode tornar a tarefa um tanto mais pesada, já que não é simples ceder e conciliar os desejos nesse caso.
Adentrar a quadratura desses dois signos do zodíaco é uma excelente oportunidade para exercitar modos de transformar atitudes de controle ou negligência em ações mais virtuosas. Como equilibrar razão e liberdade com emoção e intensidade de vínculo? Não é uma tarefa simples de ser realizada, mas parece fundamental quando consideramos a possibilidade de estabelecer relações e interações respeitosas e, ao mesmo tempo, comprometidas.
Inserido no contexto de uma Lua Minguante, essa combinação nos indica a oportunidade para ajustarmos melhor o modo como exercitamos nossa individualidade e poder de ação na composição possível que pode realizar diante das demais. Há um trabalho para ser considerado nessa dinâmica da minha relação com o outro, mas no modo como conduzimos nossas atitudes na sociabilidade dos encontros.
Para me sentir livre, há uma conexão com o outro e seus limites que deve ser compreendida e valorizada, pois somente assim posso garantir que a minha liberdade não exceda a liberdade do outro. Ao mesmo tempo, para saber que os vínculos que sustento têm verdade e compromisso na sua constituição, é necessário permitir espaço de ação para o outro. Isso a partir de sua escolha pessoal, sem interferências que tentem estabelecer controle ou condução, pois somente no acordo entre a verdade de cada um que as alianças profundas podem ser desenvolvidas — sejam elas afetivas ou profissionais.
A Lua Minguante em Escorpião nos oferece um convite para trabalharmos com atenção na mudança de atitudes que possam estar restringindo as nossas interações. É um ótimo período para adequarmos o modo como fazemos uso do nosso poder pessoal, eliminando componentes de excesso e buscando criar espaços reais para a troca e a firmeza das alianças. Pensando essa proposição do momento, é interessante também observarmos como complemento as configurações específicas deste fevereiro de 2024 para podermos detalhar um pouco mais as perspectivas da fase lunar:
O evento celeste do dia 02/02 ocorre com a Lua escorpiana em aspecto de sextil com Vênus e Lilith, o que reforça a indicação de que essa é uma fase lunar propícia para observarmos os nossos relacionamentos e as condições que eles oferecem para vínculos mais estáveis e duradouros. O Sol está sob aspectos de quadratura com Urano e Júpiter, que, embora inexatos, complementam a informação com elementos que apontam para a necessidade de um trabalho de renovação sobre nós mesmos.
A perspectiva é de um bom desenvolvimento, já que o Sol também apresenta aspecto de oportunidade nos sextis estabelecidos com Quíron e Nodo Norte.
Os dispositores da fase lunar, Marte e Plutão, adicionam elementos ao momento em contatos positivos com Urano, Juno, Mercúrio e Netuno. Há chance de uma transformação profunda ocorrer, se pudermos acreditar e apostar no compromisso e no estabelecimento de acordos para serem sustentados no longo prazo.
A Lua, sob aspectos de oportunidade com Vênus e Lilith, alia as emoções e as nossas necessidades mais básicas com a dinâmica das relações e do nosso exercício de autonomia. Em uma fase minguante em Escorpião, isso enfatiza ainda mais a importância de analisarmos os cortes que precisam ser feitos para que tenhamos espaço para nos sentirmos atendidos naquilo que buscamos nas parcerias.
Sejam relações afetivas ou profissionais, é preciso equilibrar as atitudes e acordos no sentido de permitirem respeito às individualidades e ao que cada uma das partes necessita como contrapartida ao que oferece. Para que seja possível estabelecer vínculos firmes, os propósitos de ambas as partes devem ser atendidos, e é fundamental que tenhamos compreensão sobre onde restringimos nossa posição ou a posição do outro.
O Sol está em quadratura com Urano e Júpiter, apontando para um desafio que compete à nossa capacidade de conduzir uma transformação pessoal com autodomínio, pois será necessário controlar possíveis excessos e desmedidas. Há também a possibilidade de ocorrerem grandes e inusitados eventos que venham a nos desestabilizar e, diante deles, sermos confrontados com a necessidade de conduzirmos as nossas ações a partir de novas perspectivas.
É um momento em que essa mudança tende a nos estimular a olhar para dores, dificuldades e situações que necessitem ser curadas para podermos nos desenvolver e crescer. A partir da experiência de instabilidade que possa surgir nesse momento, compreendemos o caminho que devemos seguir e, com isso, temos maior nitidez dos obstáculos pessoais que precisam ser removidos para alcançarmos nossos objetivos de vida.
Os dispositores da fase lunar são Marte e Plutão. Ambos estão em conjunção com Mercúrio e enfatizam a oportunidade para que os movimentos sejam encaminhados por meio de negociações e conversas profundas e reveladoras. Outro aspecto comum é o sextil que esses planetas estabelecem com Netuno, o que indica uma conexão com a capacidade intuitiva e também com a sensibilidade para apostar no que possa propiciar a realização de sonhos e desejos de comunhão.
Essas circunstâncias estão aliadas a outras, que aparecem indicadas nos aspectos de trígono que Marte estabelece com Juno e Urano. Esses são aspectos de fluência que apontam para a transformação nos assuntos que envolvam compromissos, para que sejam estabelecidos sob outros formatos e perdurarem. Existe uma ênfase celeste que aponta para investimentos e intencionalidades que atuem em prol da permanência de vínculos.
Nesse momento, podemos nos sentir mais dispostos a eliminar o que gera dúvida e afirmar o que desejamos a partir da pactuação do que queremos ter como certezas na vida.
A MATÉRIA VEIO DAQUI:
https://www.horoscopovirtual.com.br/artigos/lua-minguante-em-escorpiao-fevereiro-2024