Gostaria de saber se ELE está tendo um caso com ELA?
terça-feira, 30 de novembro de 2021
JOGO DE PERGUNTA
domingo, 28 de novembro de 2021
LUA MINGUANTE!!
sexta-feira, 26 de novembro de 2021
JOGO DE MIL PERGUNTAS
Bom dia, minha deusa!!!
BENZIMENTO PARA ABRIR AS PORTAS DE EMPREGO E PROSPERIDADE
MAGIA DOURADA INDIVIDUAL
MAGIA DE PROSPERIDADE
A MAGIA DE PROSPERIDADE de novembro, aconteceu na força dos CIGANOS DO OURO.
Senti muita vontade de fazer um caldeirão para os ciganos, pois na hora das salamandras, da fogueira cigana, eles se manifestam com muita força e maestria, era onde eu sentia sempre minha cigana velha, e incorporava. Primeiro era uma cigana nova que vinha, parecia ser mesmo do fogo, ela só faltava entrar na fogueira, rsrs, eu sempre amei fogo gente!!! Depois, com o tempo, era a Baba Cigana, a cigana velha quem se apresentava, e ambas são energias maravilhosas. Este mês me deu muita vontade de fazer um caldeirão que representasse a fogueira cigana!
Na "fogueira cigana" usei ervas diversas e pétalas de rosas coloridas.
Acho que foi a primeira vez que fiz esta exata mistura das ervas e a primeira mini fogueira também, e o resultado foi uma chama muito alta e nas cores predominantemente laranja e amarelo, na hora de tirar as fotos meu celular estava quase descarregando e foi uma luta, mas até a cor da vela na foto estava mais alaranjada!
Para os ciganos a cor laranja está associada ao Sol. Atraem o sucesso, as honrarias, a fama, a popularidade, a sorte, a prosperidade. Afasta o azar, o comodismo e o conformismo, fazendo com que as pessoas tomem consciência de seus direitos e possibilidades na vida, ajudando as mesmas a concretizarem seus objetivos.
quinta-feira, 25 de novembro de 2021
UM GELO PARA VOCÊS EM 2022!!!
quarta-feira, 24 de novembro de 2021
PADÊ PARA POMBAGIRA
PADÊ PARA A POMBAGIRA QUE ME ACOMPANHA
Quero firmar a força dela, também pedir proteção, ajuda dela no financeiro como ela me disse no sonho para usar a força dela para o financeiro , quero ajuda para conquistar a minha independência total financeira e ajudar na minha aproximação com o X.
THANKSGIVING: COMO PRATICAR E QUAIS OS EFEITOS DA GRATIDÃO
O Thanksgiving — ou o Dia de Ação de Graças — é uma festividade norte-americana que carrega o simbolismo de gratidão e celebra o que foi conquistado durante o ano. Neste ano, a data será comemorada nos EUA nesta quinta-feira, 25 de novembro. Que tal aproveitar o momento para aprender como praticar e quais os efeitos da gratidão?
Somos bombardeados por símbolos, datas e conceitos a todo momento, que atuam tanto no nosso plano mental de forma consciente, quanto no nível energético. Por isso, aproveitar o simbolismo do Dia de Ação de Graças para além do registro no calendário significa parar para refletir, celebrar e vibrar a energia da gratidão.
Ao fazermos isso em datas especiais, aproveitamos o impacto coletivo e facilitamos o despertar desse sentimento em nossas vidas, como fazemos no Natal e no Réveillon, por exemplo.
Afinal, por que exercitar a gratidão? A seguir, veremos quais os efeitos da gratidão e como praticar com hábitos simples no dia a dia.
Os efeitos da gratidão
Exercitar a gratidão diariamente aumenta o prazer de cada conquista e ainda ajuda a bloquear sentimentos negativos e o mau hábito de reclamar.
O ramo da ciência psicológica que estuda temas mais ligados às motivações humanas e à felicidade, chamado de Psicologia Positiva, traz algumas pesquisas científicas sobre o ato de agradecer.
Robert Emmons, PhD em Psicologia, chegou à conclusão de que a gratidão amplia nossas experiências, aumentando a sensação de prazer, alegria e bondade.
A seguir, veja alguns dos principais efeitos da gratidão:
Gratidão: como praticar
Sentir gratidão no cotidiano pode não ser tão simples. Assim como fazer atividades físicas diariamente é essencial para fortalecer os músculos, a gratidão deve ser exercida todos os dias para, de fato, despertar todos os benefícios citados acima.
A seguir, veja dois exercícios supersimples que você pode começar neste Thanksgiving para, assim, exercitar o "músculo da gratidão".
Exercício 1: Diário da gratidão
Exercício 2: Lista do reconhecimento
A matéria veio daqui: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/bem-estar/thanksgiving-como-praticar-e-quais-os-efeitos-da-gratidao,f743afbacf302e889d61dbeac834ac9a8jr54ayb.html
*****************************
Gente eu já estive no EUA no dia de thaknsgiving, é bastante interessante, pq eles fazem algo parecido com o que fazemos aqui na passagem do ano. Quando estive lá, minha filha foi a um almoço na casa do chefe dela, para o qual obviamente também fui convidada, mas preferi não ir, eu não iria ficar a vontade, não gosto de formalidades. Então as pessoas costumam se reunir com os familiares e os mais próximos, almoçar e tem na mesa o nosso tradicional peru de Natal que lá é usado nesta data, tem uma torta de abobora como sobremesa, esta é a tradição.
Confraternizam, comemoram e agradecem a oportunidade de estarem juntos, com saúde, etc. É uma data especial onde se exercita a gratidão.
Euzinha acredito que a GRATIDÃO deve ocupar não um só dia do ano no calendário, mas TODOS os dias!!! As pessoas mais gratas, menos lamuriosas e reclamonas, são com certeza muito mais felizes do que aquelas que costumam desfiar um rosário de lamentações e de se vitimizar!
A GRATIDÃO não pode existir sem a conscientização e sem a positividade, uma pessoa grata, é reconhecida ao Universo por cada coisinha boa que lhe acontece e reflexiva entre as não tão boas assim.
- Pq isto me aconteceu?, - Como posso melhorar?, - o que o Universo está querendo me mostrar com isto?
Enfim, devemos nos acostumar a nos fazer todos os dias estas perguntas, de como posso melhorar e mesmo antes de nos perguntarmos e nos respondermos, devemos emitir nossa GRATIDÃO!
Quantas vezes por dia vc é grata (o)? EU já tornei tão comum o ato de agradecer, que agradeço por tudo, tudo mesmo, agradeço por acordar, por ter o que comer, por não estar doente, por ser prospera, por ser feliz sem precisar seguir padrão, agradeço na hora de comer/dormir/acordar, por ter paciência (as vzs ela foge mas eu procuro direitinho e acho, rsrs), quando vejo alguém passando por uma provação e olho para minha vida e penso: meu Deus, quão abençoada eu sou!!! Enfim, quero dizer que tudo neste mundão nos serve de exemplo, dá chance de nos revermos e de trabalhar no nosso aprimoramento.
MAS, para comemorar junto com a minha família brasileira/americana, amanhã farei o ritual da GRATIDÃO, onde irei escrever em um papel pelo que sou grata, e obviamente que incluirei o nome de todos os participantes do blog que estiverem ao meu alcance no momento do ritual (estes eu vou imprimir os nomes, rsrs, são muitos). Fica mais esta dica para quem quiser adotar a data e fazer seu ritual pessoal da GRATIDÃO! Se quiserem mandar as fotinhos para mim do ritual de vcs, eu irei amar ver! 💋
SONHOS
SONHOS, (ou os chamados desdobramentos) ?
Aqui temos, praticamente um dia sim e o outro também!
Estes dias sonhei com enredo de duas ciganinhas do blog, uma com uma pombagira das Almas e acontecimentos que ela sinalizava que acredito que virão em breve, e eram duas pombagiras primeiro virava em uma outra pessoa e depois a minha cliente virava em uma pombagira, e parecia estar aflita e pedindo ajuda, creio que terá na hora necessária, mas já foi uma sinalização e tanto. Lembro que a primeira pombagira, que incorporava, um colar com crucifixo ia se formando na pele dela, como se fosse uma tatuagem, e a segunda, que incorporava na ciganinha, vestia uma roupa branca com cruzes pretas na barra.
*****************
Com outra ciganinha sonhei com uns trabalhos que a rival dela faz e foi ilustrativo, mais para mim até que estou manipulando, do que para a própria ciganinha, mas a espiritualidade está bem ativa.
****************
Domingo sonhei que uma prima minha vinha aqui em casa com uma outra mulher que acompanhava ela, ambas vestidas de branco, vinham para que eu fizesse um trabalho para a minha prima. A mulher que acompanhava dizia que o trabalho era urgente e que era de cura, para Obaluaê. Eu pegava a pipoca para fazer e depois pegava três ferramentas de Oxalá, iria fazer um trabalho para Oxalá também. Daí eu não lembro qual eram as ferramentas, mas eram três, uma delas era um alfange, uma faca comprida, bem prateada, alegórica, sem fio, junto com ele veio outra faca, esta menor, com fio e ambos os instrumentos de corte estavam quebrados, sem cabo, aliás os cabos estavam lá, mas quebrados, ou "descolados". Aí um deles (o que tinha corte obviamente) me cortava, no dedo mindinho da mão esquerda. Primeiro eu sentia aquele cortinho de leve, depois eu olhava e meu dedo estava decepado, só a primeira falange, a pontinha de cima, o corte tinha sido muito preciso, como se a faca estivesse super afiada, não havia sangue, nadinha de sujeira, estava até "bonito", mas o dedo se mantinha unido apenas por um fluido. Eu queria algo para colar o dedo, procurava e não achava, qualquer coisa, um band aid, esparadrapo até durex eu procurava, rsrsrs. Depois disto eu já me via dormindo, acordava e procurava o dedo, a pontinha dele né, e não estava lá. Eu achava no lençol que cobria a cama, olhava para o dedo e estava tão bonitinho e pensava duas coisas: será que eu tenho que levar no médico para costurar? Mas aí eu pensava, que estava bonitinho, como se aquela ponta nunca estivesse estado ali e que não iria fazer falta nenhuma se não tivesse, rsrs.
Acordei e fui procurar entender o sonho por alto, mas era muita informação. Oxalá usando alfange? Fui pesquisar mais sobre isto e fui saber da minha prima, pois com esta prima eu já tive vários avisos por sonhos, muitos mesmo, o primeiro deles mais significativo foi antes dela descobrir um câncer de pele, muitos anos atrás. Fazia tempo que eu não falava com ela. Nos falamos esporadicamente, datas de aniversário, mt de vez em qdo perguntamos se está tudo bem, mas aquele básico, assunto não rende. Ela falou que estava bem, MAS.... que tinha ido no médico e ele disse que ela vai ter que fazer uma cirurgia de retirada da tireoide. O sonho começou a fazer sentido, a ferramenta de corte de Oxalá, neste caso de Oxaguiã (foi a qualidade de Oxalá que achei que tem três elementos e que a faca é igual a que sonhei), esta qualidade tem fundamento com minha Iemanjá Ogunté, fez mais sentido ainda.
OXALÁ, o homem de branco com a ferramenta de corte: Oxaguiã = o médico. A fase que eu estava dormindo e acordava assustada procurando o dedo provavelmente vai ser ela fazendo a cirurgia e acordando após isto. O corte super preciso e limpo, enfim, vou jogar para ver o que consigo ver a mais e fazer os trabalhos que intuir, manter a fé, como o trono de Oxalá veio sinalizar.
********************
Ainda tive um sonho com o pai de santo da casa que fiz parte, eu o visitava e ele estava com os dois pés atrás comigo, como se eu tivesse feito alguma coisa com ele, irritado, jogando piadinhas sobre meus trabalhos e eu não entendia pq tamanho mal humor. Depois entendi como se alguém que estivesse próximo dele pudesse ter feito alguma fofoca de mim, mas eu não estava nem aí pra estes mimimis. Teve uma hora que eu ironizava ele, brincava mesmo como só alguém que tem intimidade poderia brincar e falava: quem vc acha que é para que eu perca meu tempo fazendo macumba pra vc? (pq era isto que ele dava a entender). Tu acha mesmo que eu ia gastar dendê contigo??? E eu ria muito, mas ria mesmo, de achar graça. (mas que lembrava uma pombagira lembrava....)
Acordei pensando que de fato, como eu sumi por completo, as fofocas que podem surgir a meu respeito pode não ser lá muito bonitas, mas eu não tô nem aí se falam de mim....
Pensei que pode estar havendo algum clima lá com alguém que na verdade era quem eu estaria representando no sonho e isto não é nadinha difícil de estar acontecendo, este meio macumbal é de uma falsidade que é impressionante. Vou pedir aqui as minhas forças para auxiliar ele na necessidade que possa estar passando, mas não quero nem jogar para fuçar nada, estou em paz e assim pretendo continuar. Vamos que vamos, ótima quarta feira para todos!
segunda-feira, 22 de novembro de 2021
JOGO DE PERGUNTA
MAGIA DE UNIÃO DE NOVEMBRO
A nossa MAGIA DE UNIÃO deste mês aconteceu na vibração do eclipse lunar de sexta feira, dia 19, foi uma data perfeita, vibração de Vênus (sexta feira) e de uma mega guardiã, DONA ROSA CAVEIRA, regente da FALANGE DAS ROSAS!
Toda oportunidade de troca com estas amigas maravilhosas são preciosas. Quis fazer na força dela por conta da irradiação do mês onde comemoramos o DIA DOS MORTOS, campo de vibração de atuação desta entidade.
E o que a calunga tem a ver com AMOR?
Gente, tudo esta interligado, é óbvio que tem a ver!
A morte nada mais é do que a representação da transitoriedade, nos mostra que tudo nesta nossa vida material, tem um começo, meio e fim e que nada é de fato infinito, mas nós como almas, somos feitos de infinitas possibilidades e ser uma ROSA, é viver a vida que nos foi oferecida nesta encarnação, com gratidão, alegria e percebendo que temos que nos dar o nosso melhor, que podemos, devemos e temos capacidade: de florir, de sermos belas em nossas essências e de perfumar nosso caminho com nossas melhores intenções e sentimentos! Quem consegue este nível de consciência (pelo menos perto né!), desenvolve o MAGNETISMO, que faz com que atraia inúmeras possibilidades. Inclusive a cura dentro do setor amoroso, a nível pessoal e de parceria. Então, mesmo quem esteja no jardim de infância emocional, vai ter irradiação de cura e imantação desta energia!
Este mês, só tivemos duas participantes nesta MAGIA DE UNIÃO. Para mim não faz a menor diferença, quando me proponho a realizar uma oferenda dentro do coletivo, estou trabalhando a energia como um todo e estará presente quem tiver que estar, ok? A única coisa em relação a pouca participação deste mês, é que o sorteio, que aconteceria no sábado, dia 20, se houvessem participantes suficientes, acontecerá somente em DEZEMBRO, e irei adicionar brindes extras por conta do Natal! Mas de resto, a dedicação e energia foram as mesmas.
Os participantes foram atualizados aqui:
https://ciganosencantados.blogspot.com/2021/08/brindes-para-as-proximas-magias-de-uniao.html
Então, o que pedirmos nesta vibração de D. ROSA CAVEIRA?
Limpeza de tudo que possa estar impedindo harmonia no relacionamento, quebra de demandas e negatividades. Que DONA ROSA CAVEIRA possa limpar e curar os corpos físicos, mentais e espirituais de todos os envolvidos neste trabalho. E que a falange das ROSAS possam irradiar sobre cada um dos envolvidos, emanações de amor, entendimento, compreensão, atração e tudo o mais que possibilite uma relação de plenitude e satisfação!
Ah, vou deixar aqui uma observação: não é preciso estar em um relacionamento amoroso para participar da Magia de União, ok? Você pode participar com objetivo de harmonizar sua vida afetiva, turbinar seu magnetismo, positivar este lado feminino, simples assim!
Então, vamos que vamos, pq estamos todas (as pessoas participantes deste trabalho), sacudidas pela energia incrível de ROSA CAVEIRA e renovadas pelas nossas ROSAS, para vivermos tudo de melhor que a vida tem para nos oferecer!
Pensem em uma pessoa mega feliz pq sentiu a super vibração desta amada guardiã?
Usei no trabalho: padê de dendê, mel e damasco, 7 rosas amarelas, incenso de rosas, vela de alma gêmea, vela de sete dias vermelha, perfume e essência de rosas. Os nomes cobertos com os pós, foram no fundo do trabalho! 💗
sábado, 20 de novembro de 2021
NOVENA E ESTUDOS
Boa tarde
sexta-feira, 19 de novembro de 2021
quinta-feira, 18 de novembro de 2021
SONHO COM A MALANDRAGEM!
Gente do céu, eu fui pesquisar mais e melhor sobre este sonho:
https://ciganosencantados.blogspot.com/2021/11/sonho-com-malandragem.html
DAÍ, cheguei até este artigo, e postei no blog, me deu maior trabalho editar as configurações, mas fiz questão de salvar aqui:
https://ciganosencantados.blogspot.com/2021/11/malandro-camisa-preta.html
As informações: este falangeiro trabalha sobre orientação e custódia de ZÉ PILINTRA & MARIA NAVALHA, meus malandros!
Uma outra mega curiosidade, que me deixou bege!!!!!
O CABO ELPÍDIO, que matou o CAMISA PRETA, morreu QUEIMADO!!!!!
E no meu sonho eu VIA, entrava e saia inclusive, de uma igreja com a frente QUEIMADA, que estava no contexto também e eu não liguei os fatos, achando que pudesse ser referente a ciganinha o queimado, mas não era!!!!!!
Tenho certeza que ainda vem mais enredo e novidade por aí, mas não posso deixar de ficar infinitamente feliz com estes sinais da espiritualidade! Saravá seu ZÉ PILINTRA!!!
A ÚLTIMA OFERENDA QUE FIZ PARA O ZÉ PILINTRA , foi esta, no dia dele, e rendeu este sonho incrível! Gratidão eu sou!!!
https://ciganosencantados.blogspot.com/2021/10/salve-ze-pilintra.html
MALANDRO CAMISA PRETA
Para honra e glória do Divino Oxalá,
Para honra e glória da Divina Iansã,
Para honra e glória do Divino Ogum,
Para honra e glória da divina Maria Navalha do Cais,
Para honra e glória do divino José Phelintra.
Todas as entidades que descem, incorporam e praticam a Caridade, por meio da Umbanda Sagrada Brasileira — USB, viveram um dia uma vida carnal, tiveram frustrações, amaram, sofreram indiferenças ou gozaram alegrias. Tudo que a vida neste planeta pode oferecer nossos guias espirituais provaram, pois, antes de serem o que são, atuais mistérios da Criação Divina, foram simples humanos. Daí que quando desencarnaram, conforme seus graus evolutivos, passaram a atuar na religião, seja atuando na direita, na esquerda ou no meio. Seja como caboclos, preto-velhos, boiadeiros, crianças, ciganas, pomba giras, não importa. Todos tiveram uma passagem terrena. Alguns encarnaram mais de uma vez, outros apenas uma, outros ainda podem estar prestes a encarnar novamente no exato instante em que você, leitor deste humilde blog, passa a vista nestas linhas.
Com isso, notamos a infinita bondade do nosso senhor Zâmbi, tendo em vista que podemos e devemos praticar a caridade tanto no plano carnal quanto no espiritual, basta querer. Mesmo os que não praticaram em vida, podem se redimir de alguma maneira, pois para Deus ninguém está perdido. Mesmo os que não praticaram com tudo que podiam, estes também podem consertar suas falhas, seus erros, não importando quanto tempo demore. Afinal, tempo é o de menos quando a questão é fazer o bem sem olhar a quem, não é mesmo, irmãos e irmãs?
É sobre um destes guias espirituais que desviaram o foco de sua missão na terra que vou falar hoje. Mais precisamente a respeito de uma entidade chamada Miguel Camisa Preta, um malandro, bom malandro. Talvez desconhecidos para uns, talvez íntimos para outros, whatever. Esse texto surge exatamente para trazer mais luz a respeito da história deste falangeiro de Oxalá, Ogum e Iansã. Mas por quê Oxalá, Ogum e Iansã?, vocês devem estar se perguntando. E eu respondo. Nosso pai Oxalá responde pelo trono da Fé e um malandro sem fé não é malandro. É costumeiro ouvirmos as malandras e os malandros dizer: o pouco com Deus é muito e o muito sem Deus é nada! Ou até mesmo: salve quem tem fé, salve quem não tem! Salve quem crê, salve quem não crê! Coisas do tipo. E Ogum porque, se no imaginário popular a figura do malandro era de alguém à margem da sociedade e suas leis, sem emprego fixo, fazendo da rua sua morada, da noite seu teto e do boteco seu terreiro, hoje o malandro atua, vibra e auxilia Ogum na aplicação da Lei Maior. E Iansã porque sempre que um malandro vem a um terreiro traz bons ventos. Epahey pra Oyá!
Fiz algumas pesquisas para este texto, de cunho documental. Vasculhei artigos, teses e outros trabalhos acadêmicos sobre a figura do Malandro, a construção do mito Malandro no imaginário popular, a retratação na Literatura, na Música, mais precisamente no Samba, nos desfiles carnavalescos, a história e o contexto de homens e mulheres que ganharam essa alcunha em vida como Madame Satã, talvez o mais conhecido e o mais longevo malandro de que se tem notícia e muitos outros, que viveram a malandragem em terra.
Vale ressaltar que as falanges atuantes na Umbanda são uma metáfora das classes sociais protagonistas na formação da identidade nacional, portanto, temos através o nosso povo Indígena representado pelos caboclos de pena; o Povo Africano escravizado no Brasil colonial representado pelos amados Pretas Velhas; Ciganas, historicamente enviados ao Brasil como modo de “limpar as ruas de Portugal” e as demais, seguindo essa lógica interpretativa. Ou seja, é fácil entender a formação do nosso país através das falanges que trabalham na nossa Umbanda Sagrada. Tão fácil e tão justo também. É algo que, a meu ver, cabe ser ensinado nos livros de História do Brasil.
Falando nisso, preciso resgatar alguns acontecimentos para entender o surgimento da figura do Malandro. Em 1888 tivemos a Abolição da Escravidão; em 1889 a Proclamação da República. Com isso, os ex escravos saíram das senzalas e foram para os morros, pois seus antigos chefes preferiam pagar para imigrantes europeus trabalharem em suas fazendas do que para os africanos que eles mesmo retiraram do seio da mãe África. Esse fato faz com que o próprio Governo da época incentive a vinda de mais europeus para o Brasil, italianos, alemães e japoneses. A partir de 1908 a chegada de nipônicos em nosso país foi altíssima. Outro fator que também contribuiu para a vinda desse povo todo pra cá foram as duas Guerras Mundiais do mortífero século XX. Houve então uma tentativa de embranquecimento da nossa população através da miscigenação desses povos.
Culturalmente falando, começa a se pensar na criação de uma identidade nacional, que identifique a todos, ou a uma maioria, no caso, a dominante. Nesse momento o Samba ainda não tinha descido o morro e a Capoeira era praticada em becos, beira do cais e as religiões de terreiro fechava essa trinca de manifestações perseguidas oficialmente pelas instituições federais.
Falando de uma maneira lúdica, o Malandro surge dentro desse contexto e a contra gosto dos órgãos de controle. O Malandro trabalha no cais de estivador, de pescador, trabalha no morro com jogo do bicho, como cafetão nas ruas e nos bares onde se tocava o samba, vira compositor, canta, dança e aprende a capoeira para se defender da polícia da época, dos desafetos e bate cabeça na Macumba Carioca ou n’As Religiões do Rio’, como pincelou o jornalista Paulo Barreto em seu livro homônimo.
De acordo com os impressos A Noite e Gazeta de Notícias ocorreu o seguinte:
Na madrugada de sexta-feira, 12 de Julho de 1912, por volta de 1h. Um pouco mais, um pouco menos. O Malandro Miguel se encontrava à Rua Núncio no Rio de Janeiro, que hoje deve corresponder à Avenida Tomé de Souza com Visconde do Rio Branco, imediações do Centro carioca.
Lá conversava com um comerciante chamado Antônio Júlio Xavier, quando chegou o cabo da brigada militar Elpídio Ribeiro da Rocha acompanhado de Manoel Tibúrcio Garcia, seu comparsa. Segundo os dois jornais, o cabo falou se direcionando a Miguel:
- Um de nós tem de morrer hoje!
Camisa Preta estaria recostado a um muro, mãos no bolso, muito possivelmente portando um revólver. Xavier tentava contornar a situação quando novamente o cabo da brigada disse:
- Eu só não atirarei no ‘Camisa’ se ele tirar as mãos do bolso.
Assim fez Miguel, porém mal tirara as mãos do bolso foi atingido na cabeça por um tiro disparado direto da arma de Elpídio. Com o corpo de Camisa Preta caído no chão, o cabo efetuou ainda mais quatro disparos, sendo mais um na cabeça, na mão esquerda, ombro e ventre. O legista, Dr. Rodrigo Caó, que preparou o obituário do falecido afirmou que qualquer um dos tiros seria suficiente para matar Miguel, com exceção do da mão.
Necrotério
A essa altura, o nome de Camisa Preta era conhecido das páginas policiais dos impressos, na boca de outros malandros da Lapa, de mulheres da noite, de políticos para quem o gatuno trabalhava e claro, da polícia. Conhecido e respeitado. Logo o necrotério para onde o corpo foi levado lotou de admiradores, parceiros, amores, curiosos, jornalistas, outros. Seu enterro não foi diferente no que tange à proporção de pessoas que apareceram para a despedida final de um dos malandros que grafou sua passagem na história do Rio de Janeiro no século XX.
Rixa
Considerando as informações do Jornal Gazeta de Notícias, a rixa entre o cabo Elpídio e Miguel começara um ano antes, quando Elpídio matara outro malandro, um conhecido como Leão do Norte, que seria muito amigo de Camisa Preta, que jurou vingança pela morte.
Assim, não muito antes da morte de Miguel, tanto este como o Cabo já haviam se encontrado antes de forma violenta. Do encontro, os dois foram parar numa delegacia. Miguel fora baleado na perna e passou um ano ‘sumido’.
Tempos depois, o cabo Elpídio morria num incêndio após salvar uma criança das chamas. (no meu sonho eu via uma igreja "queimada", toda preta e cheguei a pesquisar se algum malandro CAMISA PRETA tinha morrido queimado!) Com certeza este cabo ELPÍDIO também trabalha na linha da malandragem!
Não se sabe ao certo quando o malandro Miguel Camisa Preta baixou num terreiro de Umbanda pela primeira vez. Há quem separe as entidades em Malandro Miguel e Malandro Camisa Preta e ainda em Malandro Miguel Camisa Preta, algumas entidades usam o nome de Miguelzinho, que teria sido filho de Zé Pelintra. Respeito todos. Respeito quem defende a existência deste e daquele. Particularmente acredito que todos respondem a um mesmo mistério, a um mesmo trono, a uma mesma regência, a uma mesma energia, a uma mesma egrégora.
Se consideramos que existe o mistério Tranca Ruas e a partir dele Tranca Ruas das Almas, Tranca Ruas de Embaré, Tranca Ruas do Cruzeiro etc, cada qual com uma especificidade e um campo de atuação fica fácil entender a variação no nome dos Camisa Preta dentro da Umbanda. Em um texto anterior deste blog, trago uma explicação sobre Como A Falange de Malandros Se Tornou Sagrada Na Umbanda, logo não cabe aqui repetir.
Quando decidi montar este blog para falar sobre a amada Umbanda Sagrada Brasileira — USB, este foi um dos primeiros textos que me veio a mente para produzir, porém fui amadurecendo a ideia de como abordar uma pequena parte da vida deste Malandro. Existem outras falanges com variações parecidas, exemplo: Camisa Listrada, Camisa Vermelha, porém são ainda mais raros que seu Camisa Preta.
De todas as informações colocadas neste texto, apenas o nome Miguelin do Morro eu soube por confirmação de entidade. As demais consegui pesquisando, traçando uma linha do tempo para melhor entendimento. Acredito que não cheguei por acaso nesses estudos, teses e artigos, pois como eu sozinho poderia saber que existiu de verdade uma pessoa cujo apelido era Camisa Preta? Fica a questão.
Sei que há médiuns que trabalham com o Malandro Miguel em vários cantos do Brasil. Entendo que alguém pode discordar das informações contidas no texto ou até mesmo questionar as pesquisas. De antemão quero colocar meu respeito a todos e dizer que fiquem à vontade para contar a história que vocês conhecem dos Malandros desta falange que trabalham com vocês. Nosso Facebook e Instagram está aberto a essa troca de conteúdo, informação e estudo. Ninguém é dono da verdade neste lado da vida.
Salve a Malandragem!
Acosta, Mestre!
A Lapa, Zé!
Com a benção do meu mentor, Malandro Miguel Camisa Preta, o Miguelin do Morro!
Fiquem com este ponto:
Ponto do Malandro Miguel Camisa Preta
Uma da madrugada/O Cabo da Brigada/Matou seu Miguel.
Por covardia e vingança/Um homem sem confiança/mandou ele pro céu. (repete)
De manhã houve um grande tumulto/de tanta gente na porta do necrotério
E a Malandragem da Lapa estava toda de luto/querendo levar o Malandro lá pro cemitério.
Mas ele não tá lá, não tem corpo nenhum,
O Malandro Miguel Camisa Preta pede licença para seu Ogum.
Ele não tá lá, ele não está lá,
O Malandro Miguel Camisa Preta desceu em terra para trabalhar.
Mas ele não tá lá, não tem corpo nenhum,
O Malandro Miguel Camisa Preta pede licença para seu Ogum.
Ele não tá lá, ele não está lá,
O Malandro Miguel Camisa Preta desce com a benção de pai Oxalá.
A seguir trecho de uma crônica escrita por Orestes Barbosa dando sua versão para os fatos. A crônica foi publicada em um jornal da época e pode ser lida em seu livro intitulado “Bambambã”.
CALENDÁRIO DE MAGIAS DE JANEIRO DE 2025
Magias amorosas, sexuais, energização, agradecimento, magias na vibração de IEMANJÁ. Diversas intenções. Acontecem na LUA CHEIA Lua Cheia: ...
-
Em primeiro quero avisar que esta magia não pode ser desfeita, e a pessoa que fizer deixa de gostar da pessoa que quer amarrar. ...
-
PERGUNTA: — Por que motivo também é comum a presença de cabelos da própria pessoa enfeitiçada nos trabalhos de bruxaria? Isso não será ape...
-
Dona Pombogira Cigana das Almas é uma falangeira das almas, que faz parte da vibração da falange de Exú. A mesma tem mais de uma atribuiçã...