Na umbanda e no candomblé, a alfazema é muito usada pelos médiuns que incorporam os orixás em banhos, defumações, amacis, lavagem de obrigações, e está presente em quase todos os dias, por ter um cheiro de agrado dos orixás. Os orixás que mais apreciam a alfazema são Oxum, Iemanjá, Xangô e também os ciganos.
Seu uso está associado a ajudar equilibrar as energias, limpar e purificar o ambiente trazendo a paz e harmonia.
FONTE:
http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/lavanda.html#.V6z7ofkrLIU#ixzz4H48oFtjC
Dentro das muitas nações africanas não há consenso. Se observarmos, diversas ervas tem uso diferenciado entre nações como jejê, nagô, bantu, iorubá, angola, etc. E é essa a herança que recebemos na Umbanda. Por sofrer influência de diversos meios culturais, religiosos e diversas nações africanas, aqui no Brasil, nossa amada religião brasileira ainda aprende consigo mesma e criar sistemas lógicos de identificação, coerentes sim. É obvio que toda novidade é combatida, mas quando tem fundamento, se estabelece com força e passa a fazer parte da cultura geral.
É muito comum a gente ouvir: – Dizem que a lavanda é diferente da alfazema. Aí, a gente pergunta: “Que dizem”?
Podemos dizer que a alfazema e lavanda são a mesma erva?
Sim, podemos afirmar com certeza que alfazema e lavanda são a mesma erva!
Tecnicamente falando, são a mesma planta. Está na hora de começarmos a afirmar com certeza aquilo que falamos sobre nossa religião, seja na aplicação dos conceitos litúrgicos, entre eles o uso das ervas, seja a Teologia de Umbanda, seja o sacerdócio. Quando falamos com certeza e convicção sobre nossa religião, não precisamos de muita argumentação, pois a natureza das coisas se impõe.
A mesma erva pode ser chamada por diversos nomes, e o mesmo nome pode se associado a diversas ervas, o que não podemos permitir, são afirmações absurdas sem base nenhuma, simplesmente apoiadas num ponto de vista duvidoso. No quadro, você acompanha um trecho do nosso livro Rituais com Ervas – banhos, defumações e benzimentos – onde falamos sobre as alfazemas / lavandas.
Sucesso, saúde e muita alegria!
Alfazema (lavanda)
Lavandula officinalis Chaix
Cultivada como ornamental, as alfazemas ou lavandas como são comumente chamadas, tem origem europeia e apenas algumas espécies desenvolvem bem no Brasil. É um subarbusto de folhas verdes acinzentadas e cujas flores e sementes são extremamente cheirosas. uma variedade que pega muito bem em nosso clima é a lavandula dentata var. candicans.
Há de se prestar bastante atenção na identificação desta erva, pois alem de receber vários nomes populares que a remetem à família dos alecrins e hissopos, seu aroma característico cria muita confusão. Usada como um poderoso equilibrador, na forma tradicional de essência ou perfume (seiva de alfazema) durante os rituais religiosos.
Seu uso não se limita a banhos e defumações, sendo largamente usada fresca ou seca, em óleos e azeites consagrados, amacis e ornamentos. energia vibratória tranquilizadora, não chega a ser um calmante espiritual, mas traz a paz de espírito necessária à resolução dos problemas cotidianos e no específico à aceitação e compreensão de perdas. uma erva “maternal” com característica harmonizadora. por essas qualidades é associada também ao desenvolvimento e preparação dos médiuns.
Sinônimos botânicos: Lavandula augustifolia mill.; lavandula spica l.
Sinônimos populares: Lavanda; lavanda inglesa; lavandula
Indicações ritualísticas: Acalmadora do espírito, tranqüiliza as situações difíceis e traz harmonia.
Ação (verbos): Harmonizar e tranqüilizar;
Cor energética: Cristalino azulado e azul claro;
Orixás principais: Iemanjá, Oxalá e Oxum.
FONTE:
http://umbandaeucurto.com/adriano-camargo/2013/ervas/alfazema/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!
Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!
Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.
Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!