Os caboclos da mata são regidos por Oxóssi. São conhecidos por sua atuação naturalista com as ervas, defumação, banhos e mistérios. São os caboclos que irradiam a coroa e trazem conhecimento junto a Oxóssi, tanto é, que nos textos de história e início da Umbanda foi um "Caboclo" o primeiro guia a pisar em terra e propagar a religião.
Todos os guias atuam com todas as causas, porém, são mais eficazes quando atuam com o seu mistério. Quando um guia carrega um sobrenome (encruzilhada, calunga, embaré, almas, etc) isso quer dizer que ele é especialista naquele mistério.
Muitos caboclos levam o nome de "Pena", mas o que isso significa? Antes de esclarecermos esta questão, é importante ressaltar que cada casa tem a sua doutrina e cada guia o seu mistério. Na dúvida, procure o pai de santo de sua confiança.
Pena Branca = Ligados a Oxalá. Atuam nos mistérios e trono da fé. São ligados a questões religiosas (excesso ou falta de fé), são equilibradores de coroa, orientadores de questões religiosas e espirituais. Trazem conhecimentos de Oxalá, o branco e a paz.
Pena Verde = Ligados a Oxóssi. Atuam com os mistérios da educação e conhecimento. Trazem a fartura e a prosperidade. São ótimos para casos de emprego, equilibrarem excesso ou falta de dinheiro, etc. Dominam e usam com grande frequência as ervas e seus banhos.
Pena Prateada ou pena prata = Atuam na vibração de mãe Logunan. Assim como Oxalá, São especialistas em assuntos de fé, sentidos da vida, existencialismo, dúvidas religiosas, estabilidade e movimentação da fé.
Pena Rosa = Atuam na vibração de Oxum. São especialistas nos assuntos amorosos. Atuam com a autoestima, com a procriação, cuidados com órgãos reprodutores (combate de doenças, problemas para engravidar, etc).
Pena Azul = quando Turquesa podem estar ligados a Oxumaré. Quando azul escuro pode estar ligado a Ogum. Quando azul claro pode estar ligado a Yemanjá. Oxumaré atua com o trono do amor em sua dualidade. Ogum está ligado a cortar demandas e caminhos enquanto Yemanjá está ligado a cabeça, família, etc.
Pena Vermelha = Pode estar ligado a Yansã (respondendo a questões de movimento, ritmo e direção), a Egunitá (Problemas de justiça) a Ogum (Demandas e caminhos).
Pena Marrom = Ligado a Xangô e problemas de justiça.
Pena Amarela ou Pena Dourada = Pode estar ligado a Oxum (autoestima, prosperidade, ouro), a Egunitá (problemas de Justiça).
Pena Roxa = Pode estar ligado a Obaluaê (Problemas de saúde) ou a Nanã (Problemas de amadurecimento, sabedoria, etc)
Pena Preta = pode estar ligado a Obaluaê (Problemas de saúde) ou Omolu (Problemas relacionados a morte, finitude, etc).
Independente de qual Caboclo pena seja o seu, muito do seu mistério será dado pelo próprio guia. Mais do que apresentar um nome, ele lhe dará explicações do porque, como trabalha, qual sua especialidade, etc.
A MATÉRIA VEIO DAQUI:
https://www.facebook.com/TemploDeUmbandaCabocloPENAVERDE/posts/2419929574745131/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!
Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!
Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.
Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!