quinta-feira, 24 de março de 2022

GIN!!

Já tem um tempinho que escutei falar na importância do GIN, comprei algumas garrafas, mas tenho tanta coisa aqui, tanta bebida, que ainda não tinha oferecido GIN.

Este ano eu cismei que vou moderar um pouco a compra de alguns materiais, não é que eu não vá comprar (eu não resisto, eu vejo que tem "pouca" quantidade de um certo material aí eu já pesquiso o máximo possível o preço e reponho assim que acho uma oferta boa, então nunca fico sem material, é raro)

Mas eu fui fazer umas oferendas para EXÚ MAIORAL e ficou na minha cabeça martelando que eu tinha que oferecer GIN, mas pq??

Aí euzinha que sou curiosa fui pesquisar o máximo possível sobre o GIN. (e ainda irei postar mais aqui sobre)


ZIMBRO

E estes foram alguns dos meus achados:

Gin é feito de quê? Saiba tudo sobre a fabricação dele aqui

Até mesmo quem curte gin nem sempre sabe exatamente com o que ele é feito. Essa é uma ótima oportunidade para aprender mais sobre essa bebida tão popular e querida pelos amantes de bons drinks. Então: gin é feito de quê?

O gin é uma bebida cujas primeiras referências datam dos séculos 11 e 13, quando monges experimentaram o uso de zimbro com vinho até se aproximar ao que conhecemos hoje. Afinal, o zimbro era visto como uma erva medicinal bastante poderosa por eles.

Se você curte gin, com certeza tem curiosidade de saber como ele é feito e de qual forma se desenvolve o seu processo de fabricação. 

Vamos lá? Confira a seguir as principais sobre como o gin é feito e mais curiosidades sobre essa bebida.

Gin é feito de quê?

O gin é feito primariamente de zimbro. Esse condimento, quando combinado ao álcool e outras sementes cuja seleção depende das preferências da destilaria, podem transformar completamente o sabor e o aroma dessa bebida.

No entanto, o gin considerado mais neutro em sabor atualmente é o London Dry Gin. Ele é livre de açúcares e contém especiarias que não afetam o seu sabor nem aroma, permitindo que você possa incluir os seus próprios adicionais para transformar a experiência da sua bebida.

Como é feito o gin?

Como outros tipos de bebida, o gin passa por um processo de destilação para ser fabricado. Depois disso, o líquido resultante fica em um alambique que recebe as especiarias adicionais que compõem a sua receita.

A alta temperatura que se concentra dentro do alambique faz com que essas sementes liberem óleos essenciais que influenciam no sabor e no aroma. Quais especiarias são utilizadas dependem da receita de cada gin.

Por fim, quando a bebida atinge o ponto ideal da receita, ele é transferido para um reator em que os ingredientes são macerados. Com a finalização do processo de extração dos sabores em horas ou até dias, o gin segue para ser engarrafado.

Onde comprar um bom gin?

Com a popularização de drinks como o gin tônica, o gin tornou-se uma bebida muito querida entre os entusiastas. Isso fez com que cada vez mais destilarias abrissem no Brasil e fizessem negócios com lojas daqui.

**********************

NO CANDOMBLÉ:

GIN (oti oloje)
Esta bebida é chamada no culto nagô de oti-oloje, sendo o símbolo do poder fecundo dos Vodúns e òrìsás e ancestrais masculinos, e sua satisfação, o qual, também é representante do sêmen (sangue branco masculino), por sua alta temperatura representa também o fogo, a agitação, excitação, sendo estimulante.
É muito indicado para resolver quadros de estagnação material e espiritual, oferecendo mobilidade e agilidade.
Quando borrifarmos o oti-oloje sobre os igbás de qualquer Vodún e òrìsá, sobre um Orí num ritual de borí, nos rituais de iniciação ou qualquer outro èbò sua função é propiciar satisfação à qualquer espírito que esteja à nossa volta.
O otí olojê também tem o poder de despertar, chamar o àsé de uma divindade em seu sacrário, desta forma comunicamos aos Vodúns e Òrìsás que estamos dedicando-lhes culto e precisamos de sua força total.
(Gin é uma bebida destilada à base de cereais e zimbro. É considerada uma bebida muito forte, com teor alcoólico superior ao uísque. Teve origem nos Países Baixos, no século XVII.
Depois de destilado, o gin sai do alambique com um teor alcoólico muito elevado, inapto ao consumo. Para reduzir essa teor alcoólico é adicionada água destilada. A aromatização é feita com bagas de zimbro, cujo óleo essencial transmite à bebida o sabor que a caracteriza. Seu teor alcoólico varia entre os 43% e 47%.)
IMPORTANTE: O gin seco é uma das bebidas prediletas de Bara (Elègbára Vodún e Orixá) e Egungun, e o gin doce é predileção de todos os outros Vodúns e Òrìsás.
Costuma-se acordar de manhã, sem escovar os dentes ir para a porta da rua mascar 7 ataré (pimenta da costa) mentalizando e fazendo os seus pedidos, e chamando por Exú, e cuspir com bastante gim para entregar os pedidos à ele, para ele se movimentar em seu favorecimento.
Em muitos asés de algumas nações, é muito comum se “soprar” o gim em cima e dentro de igbás de Vodúns e orixás e de Esú, o que não é errado de maneira nenhuma, tendo em vista que está se dando seu sangue branco (saliva), e seu emi (sopro, hálito) ao Vodúns e orixá ou catiço, e se está selando um pacto de sangue e de palavra à esta divindade.
Na ausência da famosa cachaça ou até em substituição, pode-se dar océ normalmente no igbá Exú (catiço) com gim seco, que conforme os mais antigos, é até melhor que a pinga.
Em alguns casos o gin entra como tempero no inham-inham, nos ekós, entra na mesa de temperos dos orôs e labés, como elementos de ebós ajé e odu, e muitas outras finalidades.
E o melhor de tudo: não oferece quizila a nenhum orixá, nem mesmo Olissá (o doce, é claro...)


ENTENDI UM TANTO DO PQ JÁ QUE QUEM OUVI FALAR ERA DO CANDOMBLÉ, COMO DIZIA MEU PAI, SABER NÃO OCUPA ESPAÇO... E COMO SENTI MUITO A VIBRAÇÃO DO EXÚ MAIORAL VAI Q ELE QUERIA MESMO O GIN NÉ? MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUIZO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DE MAGIAS DE JANEIRO DE 2025

Magias amorosas, sexuais, energização, agradecimento, magias na vibração de IEMANJÁ.  Diversas intenções. Acontecem na LUA CHEIA Lua Cheia: ...