segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

EXÚ MEIA NOITE




O Exú da Meia-Noite é um dos mais invocados, por tanto é o encarregado de escrever toda a sorte e caracteres e tratar, especialmente, das forças ocultas. Segundo a crença popular, foi ele quem ensinou a Cipriano todas as espécies e sortes e mágicas que fazia.

À meia-noite o Exú da Meia-Noite faz a ronda do mundo físico, sendo por isso que, em geral, deixa-se passar, pelo menos, uns cinco minutos da meia-noite para se sair à rua ou para se deixar um Terreiro.

Isto porém na Umbanda, pois a Quimbanda é exatamente à meia-noite que se fazem os despachos destinados ao Exú da Meia-Noite.

EXÚ DA MEIA NOITE, pertence à linha das almas, é chefe de falange.
Pertence a linha negativa de Xangô, sendo serventia de Xangô Da Pedra Preta.

Bebe: licor, marafo, conhaque, uísque.
Fuma: charutos, cigarrilhas, trabalha muito com as moças bonitas (como é chamada as pomba-giras)
Velas: Trabalha com velas vermelhas, pretas, brancas, principalmente com vermelhas.
Veste: Sua vestimenta é totalmente de Traje negro, chapéu e às vezes traz uma capa.
Sua guia é preto e branco, mas muito trabalham com vermelho e preto também. 

O Exú da Meia Noite transmite as "ordens" para os seguintes Exús:

Exú Mirim: Este Exú possui grande influência sobre as mulheres e crianças, sendo preferido pelas Mãe de Santo, para os trabalhos de amarração. Apresenta-se com roupagem de criança travessa.
É justamente a falange de exu mirim que se introduz nas linhas de crianças fazendo se passar por eles.

Exú Pimenta: É o Exú especializado na elaboração da química e de todos os filtros de amor. Dá o verdadeiro segredo do pó que transforma metais. É reconhecido quando incorpora por um forte cheiro de pimenta que exala.

Exú Malé: Este Exú tem o poder das artes mágicas e das bruxarias que se realizam nos Candomblés. Apresenta-se com a forma de um nego Velho. Mas é reconhecido pelo forte cheiro de enxofre que exala.

Exú das Sete Montanhas: É o Exu que tem o domínio sobre as águas dos rios e das cachoeiras que saem das montanhas. Sua roupagem é da cor do lodo e deixa no ar, quando incorporado, um forte cheiro de podre, emanando do seu corpo fluídico.

Exú Ganga: Este exerce domínio sobre os despachos que se fazem nos cemitérios, tanto nos casos em que o trabalho é feito para o negativo como nos casos em que é para salvar alguém da morte. Apresenta-se vestido de preto e cinza, deixando no ar forte cheiro de carne em decomposição.

Exú Caminaloá: Este Exú trabalha ao lado do Exú Mangueira, e é um dos seis mais poderosos Exús da Quimbanda, ou melhor, do Povo de Exú. Apresenta-se comandando uma poderosa equipe de espíritos com a forma de Pretos, ornados de penas na cabeça e na cintura com argolas nos lábios, nas orelhas e nos braços. São esses espíritos, os especializados em provocar doenças mentais, até esmo a loucura. O Exú Caminaloá é o Chefe da Linha de Mossurubi da Quimbanda.

Exú Quirombô: Este Exú tem atuação idêntica à do Exú Mirim. No entanto, é especializado em prejudicar "mocinhas", desviando-as para mau caminho. Apresenta-se, também, como uma criança.

Exú Curador : também subordinado a Xapanã e trabalha sob comando direto de Exú da Meia noite.
Apresenta-se na forma comum de um ser humano, e algumas vezes, faz-se passar por preto velho.
Conhece e executa magistralmente a verdadeira medicina e, por outro lado, nos dá seguro e perfeito conhecimento de todos os males e doenças que afetam a humanidade ensinando-nos, além disso, o modo de conhecer as plantas que servem para as curas, bem como as que servem para matar. O seu curiador é feito com marafo misturado com mel de abelha.

HISTÓRIAS DESTE EXÚ: 

- O Exú da Meia noite foi um negro descendente de escravos, que vivia em Minas Gerais. Sua especialidade é a de praticar feitiços ou trabalhos que são efetuados sob a influência dos planetas, as estrelas e suas posições. E prefere, como seu nome o diz, receber oferendas e fazer trabalhos à meia-noite, mais não o que marca no relógio, e sim a mágica, aquela que se calcula dividindo as horas do dia em que há luz solar e encontrando justamente sua metade.

- Sua historia é de que em sua ótima encarnação ele tinha sido um rico barão, viveu em Santos, aos 40 anos, foi a Portugal procurar uma esposa, que tinha 14 anos, casou-se com ela, em sua primeira relação, ela era virgem, ela não sangrou, sendo que ele pensou que ela não era virgem.
Armou uma cilada pra ela, dizendo que ela tinha o traído, ela fugiu com índios, sendo que ele para procurar ela matou quase uma tribo inteira de índios, quando ele a encontrou, ela tinha tido um filho dele.
Voltou a ficar com ela, depois de um tempo o filho dele morreu.
Não demorando muito tempo tiveram outro filho, que teve o mesmo destino do outro filho, faleceu depois de uns anos.
Ele com remorso, contou a historia para sua esposa do que ele tinha armado, ela o largou.
Foi morrendo aos poucos em cima de uma cama, não comia, não tinha força mais pra se levantar, morreu aos poucos.

Alguns de seus caminhos são:

Exu Meia Noite Rei da Kalunga Grande
Exu Meia Noite da Kalunga
Exu Meia Noite das Almas
Exu Meia Noite da Praia
Exu Meia Noite do Mar
Exu Meia Noite do Oriente
Exu Meia Noite das 7 Encruzilhadas
Exu Meia Noite da Capela
Exu Meia Noite do Cruzeiro
Exu Meia Noite da Mata

Pontos Cantados:

*Boa Noite Moço, Boa Noite Moça,
Sete Cruzes acabou de chegar;
Boa Noite Moço, Boa Noite Moça,
Meia Noite acabou de chegar.
Ele vem , da sua Calunga,
Tocando zabumba,
Ele vem trabalhar;
Ele vem, das Sete Catacumbas,
Fazendo macumba,
Só prá te ajudar.
Boa Noite Moço, Boa Noite Moça...
---
Exú da Meia Noite é o Exú da Encruxilhada
Na umbanda e na quimbanda sem exú não se faz nd....
---
Deu meia noite na terra e no mar,
deu no mato na calunga em todo lugar (bis)
Seu Meia Noite não tem hora pra chegar,
quando chega meia noite chega em qualquer lugar (bis)

***********************************************************************
OUTRA FONTE: 

EXÚ DA MEIA NOITE é um guardião dos portais entre os mundos. Comanda junto com Exú Sete Porteiras os portais astrais de onde vêm e para onde se encaminham os espíritos. Como todos sabem o dia neste planeta é contado pelo nascer e deitar do sol, e dividimos este período em 24 horas, com as quatro grandes horas principais, a saber: 06 horas elemento fogo, 12 horas elemento ar, 18 horas elemento água e 0h elemento terra. Cada período possui uma energia própria e espíritos que auxiliam no seu desenvolvimento. Também temos as horas em si que muitos calculam ter uma influência de anjos e arcanjos. Na realidade não existe um tempo para Deus, pois o Grande Arquiteto se faz presente em todas as galáxias e planetas independente do nosso horário na terra, o que existem são ciclos para nós humanos, como toda festa existe um início, um meio e um fim. Estes portais entre os planos de vibração devem ser abertos para que haja uma ordem energética para todos os seres vivos. As falanges do Exú das Sete porteiras e o Exú Meia noite atuam nestes portais entre os planos não só dos encarnados e desencarnados, como os planos de evolução das mônadas, o plano físico, o plano mental, o plano astral, o plano espiritual, o plano cósmico, as esferas divinas...

Dizem os iorubás que existem nove planos que Oyá comanda, talvez sejam os nove portais entre estes planos que são guardados por estes senhores.

Meia Noite em seus médiuns é um grande amigo e protetor, ganhou a fama de feiticeiro pois conhece os mistérios dos mundos, e conhece também a missão dos espíritos encarnados nesta terra, além dos desencarnados, por isto sabe manipular a energia, folhas, passes, sons místicos, palavras secretas e pontos sagrados.
Possui uma espada como símbolo honorífico de um grande guerreiro que protege, encaminha, “solta e prende” os espíritos desencarnados.

Também é chamado de Exú da Hora Grande.

À meia noite ele abre as portas do mundo físico e mundo espiritual, para que os mundos se comuniquem livremente. Também nas grandes horas há uma grande manipulação de energia onde o Meia Noite se faz presente com a sua capa. Nas aberturas das giras de Umbanda é este exu quem faz o papel de abrir a porta do mundos dos espíritos para o trabalho, e fecha no final da gira para encaminhar os espíritos que foram curados. Ou seja em qualquer templo religioso é o Meia Noite como mago que abre os portais astrais.

Trabalha sob o comando do Orixá Exú que é o senhor do axé, a energia vital, o Orixá mensageiro que traz e leva a mensagem dos deuses. Também é ligado ao Orixá Ogum, Ode, Oyá.

Também guarda os portais para quando as pessoas vão se projetar psiquicamente conscientemente ou inconscientemente (durante o sono).

OBS: este artigo é resultado de vários outros da internet e o que posto aqui é na intenção de ilustrar, não sendo necessariamente a minha opinião sobre esta ou outras entidades. Porque algumas citações acima, sobre os exús que estão sob a ordenança do EXÚ MEIA NOITE, eu discordo. Gosto de saber a diversidade das interpretações, isto auxilia no maior entendimento sobre as vertentes religiosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO OUTUBRO 2024

    EU VIAJO EM OUTUBRO E RETORNO EM DEZEMBRO! Já faz um tempinho que não vou ao EUA e agora surgiu uma oportunidade. Viajo em Outubro, reto...