sábado, 25 de fevereiro de 2023

OBÁ

 


Senhora do rio que leva o seu nome, orixá ligado às enchentes, às cheias dos rios e às inundações. É ela quem rege todos esses fenômenos, sejam naturais ou provocados por erros humanos. As cascatas e os rios de águas revoltas são seus domínios, pois ela comanda o movimento turbulento das águas que gera a energia elétrica.

Embora tenha seu nome associado a um rio, Obá é um orixá relacionado ao fogo. Ela está presente no corisco, poder que lhe foi dado por Xangô seu marido, por ela ter estreita ligação com a energia elétrica, com a eletricidade. Também as cataratas, pelo volume e violência das águas expressam a presença de Obá.

Geradora de conflitos, na África Obá era cultuada como a deusa protetora do poder feminino, sendo por isto saudada como Ìyá Agbà (mãe antiga). Mulher forte que desafiava o poder masculino dominante, por isto, todos os movimentos feministas têm a influência de Obá. Entretanto, não é o objetivo de Obá tomar o poder dos homens. O que ela quer é a igualdade de direitos, é a divisão de responsabilidades. Obá é a mulher consciente de seu poder, que luta e reivindica seus direitos e que enfrenta qualquer homem, menos aquele que tomar seu coração pois ela abraça qualquer causa, mas se rende e se anula por uma paixão. Tornou-se esposa de Ogum e o acompanhou em todas as guerras, dedicando-se completamente ao seu amor. Mais tarde, esposa de Oxóssi, passou a ser provedora de sua gente, penetrando na floresta armada de arco e flecha em busca de alimentos. Entretanto foi para Xangô que Obá entregou seu coração.

É impossível falar de Obá, sem falar de sua disputa com Oxum pelo amor de Xangô. Segundo a lenda, Obá foi enganada por Oxum que a levou a cortar sua própria orelha para a oferecer como alimento a Xangô, na esperança de assim reconquistar seu amor. Ele num gesto de repugnância, expulsou-a do seu reino. Assim a dor do abandono e da desesperança, ficaram como a marca registrada de Obá tendo tais sentimentos a sua regência. Obá rege a desilusão amorosa, a tristeza, o sentimento de perda, o ciúme. Quando nos sentimos traídos, abandonados, sem esperança, com raiva, frustrados em nossos objetivos, desencadeamos a força da natureza chamada Obá. Assim como quando um quando um rio transborda inundando tudo, Obá é a “última gota”, que faz transbordar nossos sentimentos. Daí sua regência nas enchentes e inundações, pois se um rio enche e transborda é porque não suporta mais o volume de água deixando escapar “aquilo que já não cabe mais”.

Toda a energia de sua paixão frustrada ela canaliza para a guerra, tornando-se a guerreira mais valente que nenhum homem ousa enfrentar. Ela é saudada como o orixá do ciúme, entretanto não se pode esquecer que o ciúme é uma conseqüência inevitável do amor. Portanto Obá é o orixá do amor, das paixões, com todos os dissabores e sofrimentos que este sentimento pode acarretar. Obá tem ciúme porque ama. Obá é a mulher que se anula quando ama. Quando Obá é saudada como Àjà òsì, a guardiã da esquerda o lado onde fica o coração, isso quer dizer que é a guardiã dos apaixonados, aquela que compreende os sentimentos, pois Obá pensa com o coração.

É a regente de todos aqueles que tenham sofrido qualquer tipo de mutilação ou de violência. Avassaladora como os furacões, as inundações, os maremotos, as enchentes, as paixões, o ciúme, o amor. Obá entende bem estes sentimentos porque experimentou todos eles. Ela sabe que a vida só compensa se houver amor, por isso deixou gravada em seu corpo a dor de todos os amantes, o perigo da paixão.

Obá toma a espada
E vai a guerra ao lado de Ogum.
Luta e mata ao lado de Ogum.
Ela é Ogum.
Obá toma o ofá
E vai à caça ao lado de Oxóssi
Caça e mata ao lado de Oxóssi
Ela é Oxóssi
Obá toma a coroa
E reina ao lado de Xangô
Esquece a guerra
Esquece a mata
Esquece de ser Obá
Vive pelo amor de Xangô
Morre sem o amor de Xangô

Obá Sirê!

A MATÉRIA VEIO DAQUI:

https://www.cejv.com.br/site/index.php/outros-orixas/oba/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DE MAGIAS DE JANEIRO DE 2025

Magias amorosas, sexuais, energização, agradecimento, magias na vibração de IEMANJÁ.  Diversas intenções. Acontecem na LUA CHEIA Lua Cheia: ...