quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

IEMANJÁ - DONA DE TODAS AS CABEÇAS

Quando Olodumaré criou o mundo e os orixás, ele repartiu os poderes entre eles, dando a cada um deles um reino e um dom para que tomassem conta. Veja como foi feita a divisão e entenda porque Iemanjá é dona das cabeças:

  • Exú ganhou a posse das encruzilhadas e o poder de comunicação;
  • Ogum ganhou o domínio de todos os caminhos e o poder de forjar os utensílios para o cultivo da agricultura;
  • Oxóssi ganhou o poder sobre a fortuna e a caça;
  • Obaluauê ganhou o poder de controlar as doenças e a saúde;
  • Oxumaré ganhou o poder de arco-íris, comandando a chuva e o brotar da terra;
  • Xangô ganhou o poder sobre os trovões e o poder da Justiça;
  • Oxum ganhou o poder das riquezas materiais da terra, é a divindade da beleza e da fertilidade, bem como reina absoluta sobre os sentimentos de amor e ódio;
  • Oyá ganhou o poder sobre os raios e de reinar sobre os mortos;
  • Ewá ganhou o poder sobre os cemitérios e de controlar a ascensão dos mortos para o Orum;
  • Nanã por ser a mais velha, recebeu a dádiva da sabedoria, além de ser o final de todos os mortais na profundeza da terra.

Pouco a pouco, todos os poderes e reinos foram sendo distribuídos. A Oxalá caberia a função de modelar os mortais a partir da lama, pois o mundo já estava criado. A Iemanjá sobrou a missão dos cuidados domésticos, como a criação dos filhos e dos afazeres da casa.

Iemanjá não se conformou com o fato de ter sido a menos favorecida. Enquanto todos recebiam oferendas e gozavam de poderes, ela vivia como uma escrava, limpando e cuidando da casa e dos filhos de Oxalá. Ela reclamou tanto na cabeça de Oxalá, mas tanto, que ele enlouqueceu. O ori (cabeça) de Oxalá não suportou as reclamações de Iemanjá e surtou, ficou doente, perdeu seus poderes.

Ao perceber o mal que fizera, Iemanjá arrependeu-se e, em poucos dias, curou Oxalá. Ela livrou Oxalá da demência, curou-lhe a cabeça.

Diante da sua recuperação e do sincero arrependimento de Iemanjá, Oxalá intercedeu por ela e pediu a Olodumarê que deixasse que o poder de Iemanjá fosse cuidar de todas as cabeças. A partir de então, em todos os Boris (rituais propiciatórios à cabeça), Iemanjá é homenageada como a dona de todas as cabeças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DE MAGIAS DE JANEIRO DE 2025

Magias amorosas, sexuais, energização, agradecimento, magias na vibração de IEMANJÁ.  Diversas intenções. Acontecem na LUA CHEIA Lua Cheia: ...