sábado, 13 de outubro de 2018

O TRIDENTE DO EXU, O QUE SIGNIFICA?

Há diversas explicações

Explicação 1
Quando falamos no tridente, alguns pensam ser uma forma do mal, mas isso não é verdade. Desde o primórdio da natureza, Deuses e tridentes já se misturavam, videm Poseidon, o Deus dos Mares para os gregos antigos,/Netuno, para os romanos; Shiva, na Índia. O tridente é o símbolo do poder e assim é com exu.
O tridente é uma simbologia magística do ternário em conjunção com a mãe terra, ou seja, representa as três pontas voltadas para cima, buscando alcançar o limiar das alturas e, com isso, a evolução espiritual que se faz necessário a todos os seres, quer sejam encarnados quanto desencarnados; e sendo que a sua base vai a terra é indicativo que essas entidades (exus e pombagiras) estão atreladas à vida mundana da terra e com ela buscam a sabedoria e o equilíbrio necessário para que assim possam crescer materialmente. O tridente, em si mesmo, possui os quatro elementos primordiais: o ar (simbolizado pelo número 3), água e fogo, devido as suas três pontas voltadas para cima, e ao elemento terra (que é associado simbolicamente pelo numero 4), devido a haste central que tem como base a terra, formando em si mesmo uma ferramenta magisticamente perfeita – se somarmos 3+4 teremos a junção do setenário celestial que é o número 7, simbolizando que as entidades que dela fazem uso, são entidades que, mesmo tendo sua base terrena, possuem o desejo de crescimento evolutivo dentro de si; trabalham tanto para o aperfeiçoamento próprio como para o humano.
Mesmo que estes (os homens) não possam entender as suas atitudes e, portanto, pode até aparecer muita loucura para muitos em sua fase terrena e cármica de passagem, para Deus e toda a espiritualidade é de uma sabedoria enorme; portanto, demonstra que mesmo trabalhando de forma contraditória, e tão muitas vezes criticada, exu sabe muito bem o que está fazendo (“Exu não dá ponto sem nó” – exu Marabô).
As duas pontas equidistantes do meio do tridente demonstram duas coisas, a saber:
- exu, como agente magístico, trabalha como uma entidade meta (positiva, negativa e neutra) e seu poder central está adormecido e, uma vez acordado, deverá ser usada com sabedoria, pois Exú não volta atrás depois de ter aceito um trabalho...
- outro fator importante simbolizado nas pontas do tridente é que o Exú é um senhor que comanda espíritos que obedecem as suas diretrizes e suas ordens. O Exú mesmo está encerrado simbolicamente na haste central; e, aos espíritos que agem sob seu comando, são representados pelos dois outros vértices das pontas do tridente. E este é um dos motivos do porquê o Exú, em muitas vezes, pede ebós para trabalhar, pois trabalha em conjunto com alguns espíritos que ainda estão em evolução e que se utilizam, ainda, de elementos terrenos como espécie de pagamento pelos serviços prestados...
Quando um tridente é fixado em assentamento, suas forças se intensificam mais ainda, pois a ele são associados a mais 2 elementos: o fogo, que é utilizado no ato de purificação deste tridente, na hora de assentar essa energia, e a água, que é implantada através de bebidas alcoólicas, que serão aficionadas durante este mesmo processo, junto com Axés pertencentes ao Axé do Exú correspondente que será fixado. Então teremos as energias acumulativas dos 4 elementos da natureza, funcionando em uma ferramenta magisticamente poderosíssima e, que pelo bem da natureza, deverá ser usada com bom senso e sabedoria pelo Exú, seu médium e por todas as pessoas que desse se fazem utilitários.
Isso prova, mais uma vez, que Exú é o rei da encruzilhada, dos elementos e o senhor que domina todos os elementos.
Alguns dizem que o tridente curvo (geralmente em vermelho) é de pomba-gira e o reto (geralmente em preto) é o de Exú. Outros já dizem que os tridentes  curvos são de entidades do fogo e do ar e os retos são de Exús da água e da terra.
O tridente do Exú não é o garfo alusivo do Demônio ensinado pelos cristãos. Considerado o mensageiro dos Orixás, Exú vitaliza ou neutraliza qualquer um dos sete sentidos dentro da lei cármica.
Eles precisam dessas armas para poderem dominar os espíritos perdidos, revoltados e trevosos e leva-los para o tratamento devido e ponto. O tridente usado pelos exus são imprescindíveis para que “Faça-se a Luz”, pois os nossos amigos de todas as horas também estão a serviço de Deus e buscando a Luz da Evolução.
OBS: exu traz o tridente representando tão somente nossos caminhos e os mistérios que ele carrega consigo. Contudo, o tridente foi incorporado a ele, aqui no Brasil, por força do sincretismo, que o associou de forma equivocada à figura demoníaca, pois na África seu fetiche é um cajado nodoso, que usa para se transportar de um lado a outro, e um pênis de madeira, pois lá ele é o Orixá responsável pelo desejo entre o homem e a mulher, para que possam se reproduzir; sendo assim ele está de forma, direta, ligado à reprodução humana, juntamente com Iemanjá e Oxum. A primeira por ser responsável pela geração de uma vida no útero materno, a segunda por ser responsável pela retenção do sangue, garantindo assim que a menstruação não expulsará o feto que Iemanjá está criando.

Explicação 2
O tridente representa a dualidade do Exú, pois Exú não é bom nem mau.

Explicação 3
Diz-se que o tridente é uma “homenagem” à Iemanjá, já que ela é a rainha absoluta da calunga grande (mar) e o tridente faz referência a uma âncora. Isto ocorre porque teria sido Iemanjá o Orixá que deu o tridente a Exú, seu filho mais velho. Iemanjá também comanda as sete linhas de Exú.

Explicação 4
É um instrumento que os Exús usam para equilibrar as energias captadas. As energias são captadas pelas pontas menores e, depois de equilibradas, são dispersadas pela ponta do meio, que é maior.

Explicação 5
Coincidência ou não, o tridente aparenta um homem com os braços elevados, como quem busca a evolução, seja da terra para o céu ou das profundezas dos mares para a terra... Diferente do Anks ou da cruz, que aparentam um homem de braços abertos como que em comunhão com o cosmos.
Talvez então o tridente poderia ser o símbolo do homem que busca elevar-se e a cruz o símbolo do homem elevado.
Que viagem, hein? Mas até que faz sentido... E, talvez, tenha também sido por isso que a Igreja colocou como símbolo do Diabo, pois ele queria ser superior a Deus – o símbolo como tentando alcançar a elevação.

Explicação 6
As três pontas do tridente representam as três pulsões: sexualidade, auto conservação e espiritualidade (auto-realização) – fonte de todos os desejos facilmente exaltados e da natureza imanente. A sexualidade e a auto conservação são forças indispensáveis para a vida, mas que também representam o perigo da perversão e a fraqueza essencial que pode possuir o homem.

Autor desconhecido

A MATÉRIA VEIO DAQUI:
http://feubra-pi.blogspot.com/2014/11/o-tridente-do-exu-o-que-significa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS ABRIL 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...