Orixá Ewá ou Yewá, é conhecida por ser símbolo de beleza e sensualidade. Ela á uma Yabá (orixá feminina) de grande sabedoria, pois possui o dom da vidência.
Também é considerada a Deusa do céu rosado e estrelado, rainha do cosmos. A dona do mundo e horizontes.
Regente da neblina e dos nevoeiros, quem a desafia costuma se perder. Mas quem está disposto a ver além das brumas, poderá se guiar por sua intuição e vidência.
Ewá é a virgem, protetora de tudo que é puro: desde o ser humano, até as florestas, rios e tudo que é inexplorado. Mas não confunda pureza com ingenuidade: Orixá Ewá é muito sábia. Ela vê além dos olhos.
Orixá Ewa é uma divindade mais tradicional no Candomblé do que na Umbanda.
Sua principal força vem da Nigéria, onde existe um rio com seu nome: o rio Ieuá ou Euá (em iorubá: Yèwá). Assim como Iemanjá e Oxum, também é uma divindade feminina das águas, associada à fecundidade.
Também é uma deusa guerreira, mas menos conhecida, e às vezes é confundida com o arquétipo de Iansã – Oyá.
Em muitos lugares é cultuada com seu irmão Oxumaré: os dois são responsáveis pela energia do arco-íris e possuem a serpente como símbolo. Mas suas personalidades são diferentes: Ewá é mais expansiva, faladeira e instável.
História de Ewa Orixá
Orixá Ewá é a divindade feminina da vidência. Ela é:
- Filha de Nanã Buruque e Oxalufã;
- Irmã de Oxumarê, Omulú-Obaluaê e Ossaim.
Uma lenda de Ewá conta que ela enganou a morte. Um dia ela estava lavando roupas na beira de um rio e notou que vinha em sua direção um homem correndo desesperado.
Ela quis ajudar o homem, e então jogou as roupas no rio e escondeu ele em seu igba, uma gamela gigante.
Quando Ikú, a morte, surgiu perguntando se ela havia visto um homem, Ewá calmamente respondeu que ele havia descido o rio correndo.
Ao sair da igba, o homem apresentou-se como um Ifá (oráculo africano) e se apaixonou por ela. Junto com ele, Ewá aprendeu o dom da vidência, mas recusou ser sua mulher. Por isso, algumas de suas lendas dizem que ela habita também regiões de cemitério, onde se sente em paz e consegue se manter afastada de Ifá e de Xangô.
Outra história, conta a lenda de Ewá e Oxumaré e aqui muitas pessoas se confundem dizendo que ela é uma parte feminina de Oxumarê ou sua amante!
Nanã Buruque achava sua filha linda, mas muito solitária e queria que ela se casasse. Orixá Ewá queria viver sozinha e se dedicar ao equilíbrio e proteção de tudo que é puro e verdadeiro.
Pediu ajuda ao seu irmão Oxumaré, que a levou ao final do arco-íris, onde ninguém nunca chegou, nem nunca viu. Lá os dois passaram a viver juntos. Ewá pôde então se esconder para sempre de Nanã e trazer a noite com seu adô.
Qualidades de Ewá
- Saudação de Ewa: Ri Ro Ewá! – Significa: Doce e branda, Ewa!
- Dia de Ewa: terça-feira – 13 de Dezembro
- Cores de Ewa: coral, rosa e vermelho vivo
- Números: 6 e 15
- Ewa no Sincretismo: Santa Luzia
- Domínios: Beleza, vidência, criatividade. preservação dos rios e das matas
- Símbolos e Ferramentas de Ewá: o Ofá usado em guerra, o arpão, a cobra e a lira.
- Elementos: Florestas, céu rosado, astros e estrelas, água de rios e lagoas
- Oferendas para Ewá: flores cor de rosa e vermelhas;
- Comida de Ewá: Adimu de Ewá (Cozinhar os ingredientes separadas e ao final misturá-los: feijão fradinho e feijão preto refogado, milho de galinha cozido, batata doce picada e cozida, camarão seco, banana da terra picada e coco cozido e picado em cubos)
Tipos de Orixá Ewá e características
Muitas são as faces e qualidades de Ewá. Ela se apresenta em diferentes formas e arquétipos, que podem ser identificados em sua personalidade, dons, formas de agir e companhias. Conheça alguns:
- Ewá Awo: é a senhora dos búzios, tem ligação com os Orixás Oxóssi, Oya e Ossayn.
- Ewá Bamio: dona das pedras preciosas, está junto com Ossayn.
- Ewá Fagemy: deusa do arco íris, está junto com Oxun e Oxalá.
- Ewá Gyran: senhora dos raios solares, está ligada a Omulu, Oxossi e Oxum.
- Ewá Gebeuyin: nas tempestades, ela se transforma em uma serpente azulada. É ligada a Omulu, Oya e Oxum.
- Ewá Salamim: é a senhora guerreira e das matas, ligada a Yemanjá e a Odé.
Como cultuar Ewá e receber suas bênçãos
A Yabá Ewá é capaz de transformar a água liquida em gasosa, criando nuvens e a chuva. Ela é a senhora das transformações orgânicas e inorgânicas, Deusa do encanto e das mutações.
Pense em que área da sua vida você quer efetuar uma mudança: em que circunstância da vida você precisa flexibilizar e se adaptar?
A Potência Feminina de Orixá Ewá vem para ressaltar que uma mulher se transforma mais pelo compromisso que tem com o desenvolver-se a si mesma, do que para responder as questões que são externas.
Conecte-se com Ewá reconhecendo que suas potencialidades não precisam estar vinculadas a responder os anseios masculinos, e às expectativas que não são suas.
Faça uma lista de 3 potencialidades que você possui e quer expandir. Medite sobre cada uma delas e escreva 3 ações para cada uma delas.
Oração de Ewá
“Senhora do céu rosado, senhora das tardes enigmáticas; senhora das nuvens carregadas, esteira do arco-íris.
Senhora das possibilidades das vantagens e dos caminhos do encantamento e da beleza, da alegria e da felicidade.
Senhora das brumas dissipe as nuvens dos meus caminhos; ó poderosa Yaba!
Invoque as forças dos ventos a meu favor, que a chuva me cubra de prosperidade, que sua coroa cubra meu destino; ó princesa-mãe do oculto!
Que eu seja o seu filho perdido e bendito e em suas graças; que a névoa que existe hoje em meus passos seja límpida no amanhã!
Que assim seja! Rirô Ewá!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!
Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!
Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.
Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!