sábado, 31 de outubro de 2020

BELTANE

Pontos-chave de Beltane

  • Beltane, que cai em 1º de maio no hemisfério norte, é uma estação associada à fertilidade da terra, plantio e fogo.
  • Em alguns sistemas de crença pagãos, Beltane é uma época em que a fronteira entre o nosso mundo e o reino das fadas é tênue.
  • Existem muitas figuras pré-cristãs ligadas a esta celebração do sabá, incluindo o Homem Verde e o deus Cernunnos.

 Influências Celtas e Romanas

Os celtas honravam a fertilidade dos deuses com presentes e ofertas, às vezes incluindo sacrifícios de animais ou humanos. O gado foi conduzido através da fumaça das fogueiras e abençoado com saúde e fertilidade para o ano seguinte. Na Irlanda, os fogos de Tara eram os primeiros acesos todos os anos em Beltane, e todos os outros fogos eram acesos com uma chama de Tara.

Os romanos, sempre conhecidos por celebrar feriados em grande estilo, passaram o primeiro dia de maio homenageando seus Lares , os deuses de sua casa. Eles também celebravam a Floralia , ou festival das flores, que consistia em três dias de atividade sexual desenfreada. Os participantes usavam flores no cabelo (muito parecido com os celebrantes do Primeiro de Maio, mais tarde) e havia peças de teatro, canções e danças. No final das festividades, animais foram soltos dentro do Circus Maximus e feijão espalhado para garantir a fertilidade.

O festival do fogo de Bona Dea também foi celebrado no dia 2 de maio. Esta celebração, realizada no templo de Bona Dea no Monte Aventino, era um festival de mulheres, em sua maioria plebeus, que serviam como sacerdotisas e sacrificavam uma porca em homenagem à deusa da fertilidade.

Os gregos e a plynteria

Também em maio, os gregos celebraram a Plynteria em homenagem a Atenas , a deusa da sabedoria e da batalha, e a padroeira da cidade de Atenas (que recebeu o nome dela). A Plynteria inclui a limpeza ritual da estátua de Atenas, junto com banquetes e orações no Partenon. Embora fosse um festival bastante pequeno, era significativo para o povo de Atenas.

A Plynteria, como muitos outros festivais gregos , durava de dois a três dias, começando por volta de 25 de maio, e os templos eram fechados ao público em geral. No templo de Atenas, apenas as mulheres realizavam a tarefa de limpar a estátua, que ficava escondida atrás de um grande pano para que ninguém pudesse vê-la durante esse tempo sagrado.

No dia 24, é homenageada a deusa grega da lua Ártemis (deusa da caça e dos animais selvagens). Artemis é uma deusa lunar, equivalente à deusa da lua romana Diana - ela também é identificada com Luna e Hécate .

Um mártir pagão

6 de maio é o dia de Eyvind Kelda, ou Eyvind Kelve, nas celebrações nórdicas. Eyvind Kelda foi um mártir norueguês que foi torturado e afogou-se por ordem do rei Olaf Tryggvason por se recusar a abandonar suas crenças pagãs. De acordo com os contos de  Heimskringla: A Crônica dos Reis da Noruega,  uma das sagas nórdicas mais conhecidas  compiladas por Snorri Sturluson por volta de 1230 dC, Olaf anunciou que, depois de se converter ao cristianismo, todas as outras pessoas em seu país também precisariam ser batizadas. Eyvind, que se acreditava ser um feiticeiro poderoso, conseguiu escapar das tropas de Olaf e chegar a uma ilha, junto com outros homens que continuavam a acreditar nos deuses antigos. Infelizmente, Olaf e seu exército chegaram lá ao mesmo tempo. Embora Eyvind tenha tentado proteger os seus homens com magia, assim que a névoa e o nevoeiro se dissiparam, eles foram expostos e capturados pelos soldados de Olaf.

Uma semana depois, os noruegueses celebram o Festival do Sol da Meia-Noite, que homenageia a deusa do sol nórdica. Este festival marca o início de dez semanas consecutivas sem escuridão. Hoje, esta celebração da música, arte e natureza é uma celebração popular da primavera na Noruega.

O Homem Verde Emerge

O primeiro de maio é comemorado na mística Glastonbury

Uma série de figuras pré-cristãs estão associadas ao mês de maio e, posteriormente, a Beltane. A entidade conhecida como Green Man , fortemente relacionada a Cernunnos , é freqüentemente encontrada nas lendas e na tradição das Ilhas Britânicas, e é um rosto masculino coberto por folhas e arbustos. Em algumas partes da Inglaterra, um Homem Verde é carregado pela cidade em uma gaiola de vime enquanto os habitantes da cidade dão as boas-vindas ao início do verão. Impressões do rosto do Homem Verde podem ser encontradas na ornamentação de muitas das catedrais mais antigas da Europa, apesar dos decretos dos bispos locais proibindo os pedreiros de incluir tais imagens pagãs.

Um personagem relacionado é Jack-in-the-Green, um espírito da floresta verde. Referências a Jack aparecem na literatura britânica desde o final do século XVI. Sir James Frazer associa a figura aos mummers e à celebração da força vital das árvores. Jack-in-the-Green foi visto mesmo na era vitoriana, quando foi associado a limpadores de chaminés com cara de fuligem. Nesta época, Jack foi enquadrado em uma estrutura de vime e coberto com folhas, e rodeado por dançarinos de Morris . Alguns estudiosos sugerem que Jack pode ter sido um ancestral da lenda de Robin Hood.

Símbolos Antigos, Ritos Modernos

Os pagãos de hoje celebram Beltane da mesma forma que seus ancestrais. Um ritual de Beltane geralmente envolve muitos símbolos de fertilidade, incluindo a dança obviamente fálica do mastro . O Maypole é um mastro alto decorado com flores e fitas penduradas, que são tecidas em um padrão intrincado por um grupo de dançarinos. Entrando e saindo, as fitas são eventualmente amarradas juntas quando os dançarinos chegam ao fim.

Em algumas tradições Wiccanas , Beltane é um dia em que a Rainha de Maio e a Rainha do Inverno lutam entre si pela supremacia. Neste rito, emprestado das práticas na Ilha de Man, cada rainha tem um grupo de apoiadores. Na manhã de 1º de maio, as duas empresas se enfrentam, tentando finalmente obter a vitória para sua rainha. Se a Rainha de Maio for capturada por seus inimigos, ela deve ser resgatada antes que seus seguidores possam recuperá-la.

Há alguns que acreditam que Beltane é uma época para as fadas - o aparecimento de flores nesta época do ano anuncia o início do verão e nos mostra que as fadas estão trabalhando duro. No folclore antigo, entrar no reino das fadas é um passo perigoso - e ainda assim as ações mais úteis das fadas devem sempre ser reconhecidas e apreciadas. Se você acredita em fadas, Beltane é um bom momento para deixar comida e outras guloseimas para eles em seu jardim ou quintal.

Para muitos pagãos contemporâneos, Beltane é um momento para plantar e semear sementes - novamente, o tema da fertilidade aparece. Os botões e flores do início de maio trazem à mente o ciclo interminável de nascimento, crescimento, morte e renascimento que vemos na terra. Certas árvores estão associadas ao primeiro de maio, como o freixo, o carvalho e o espinheiro. Na lenda nórdica, o deus Odin ficou pendurado em uma árvore de freixo por nove dias, e mais tarde ela ficou conhecida como a Árvore do Mundo, Yggdrasil.


Data do Beltane no Hemisfério Sul

31 de outubro


Data do Beltane no Hemisfério Norte

1 de maio


Se você tem querido trazer abundância e fertilidade de qualquer tipo para sua vida - seja para conceber um filho, desfrutar da frutificação em sua carreira ou esforços criativos, ou apenas ver o seu jardim florescer - Beltane é o momento perfeito para trabalhos mágicos relacionados a qualquer tipo de prosperidade.

BELTANE

 O que é o Beltane?

O Beltane é o mais alegre dos festivais celtas, onde os participantes dançam, e se alegram nas voltas da fogueira.

Oposto ao festival Samhain, o Beltane é um festival da fertilidade, simbolizando a união entre as energias masculina e feminina, a fertilidade da terra e os fogos do deus celta Belenos, e toda sua energia e luz.

Esse é o momento de passagem da metade escura (outono/inverno) para a metade clara do ano (primavera/verão), com o inverno se transformando no verão. Assim, esse festival é uma forma de saudar o retorno do verão e celebrar o retorno do clima quente.

user uploaded image

História resumida

Os celtas acreditavam também que as fadas estavam especialmente ativas e poderosas no nosso mundo durante o Beltane. Por isso, acredita-se que nessa época elas têm mais chances de causar danos aos humanos.

Para evitar isso, no Beltane é costume fazer uma oferenda de alimentos para aplacar as fadas ou então carregar um pouco de ferro junto a você para proteção.

Apesar disso, por ser uma época relacionada à fertilidade, é possível honrar o Dagda, deus celta que está associado a diversos aspectos, inclusive fertilidade e abundância.

Como era comemorado

Durante o festival, eram acesas fogueiras nos topos dos montes e lugares considerados sagrados, sendo um ritual importante nas terras celtas. E como tradição, as pessoas queimavam oferendas como, por exemplo, totens para que o poder do fogo fosse passado ao rebanho e, pulavam as fogueiras para que se enchessem das mesmas energias poderosas.

Como comemorar

Você também pode celebrar o Imbolc com um ritual formal. E não precisa ter um altar nem nada disso! Com algumas velas, um incenso, uma oferenda de alimentos ou bebidas e os passos abaixo você já estará pronta para celebrar seu ritual de Imbolc.

Se você quiser entender melhor como realizar cada passo do ritual, continue lendo.

Passos

1.Queime um incenso de limpeza energética e convide o Dagda e as fadas inclinadas ao bem para estarem com você nesse ritual.

2.Acenda uma vela para o Bom Povo e faça uma oração para eles pedindo que sempre haja paz entre você e o Bom Povo.

3.Acenda uma vela para o Dagda e faça uma oração relembrando seus aspectos de fertilidade e abundância. Você pode fazer uma oração para ele pedindo bençãos e a proteção nessa metade clara do ano que está começando. Você também pode fazer uma oração celebrando a chegada do verão.

4.Faça um feitiço a sua escolha ou uma meditação sobre os poderes que estão sendo honrados nesse dia. Uma sugestão é que você acenda um pequeno fogo no seu caldeirão usando ervas ou madeira. Em seguida, passe pelo fogo um objeto que você quer abençoar, como por exemplo um talismã. Quando o fogo no caldeirão apagar naturalmente, guarde as cinzas para usar em feitiços de bençãos. Caso você não queira fazer nada disso, pode pular para as oferendas.

5.Faça as oferendas para os Poderes convidados. Algumas oferendas tradicionais para o Dagda são cervejas escuras e mingau salgado, especialmente com um pouco de manteiga e bacon.

6.Faça divinação para verificar se as oferendas foram bem recebidas.

7.Convide os poderes a partir. Peça que sempre haja paz e amizade entre você e o Bom Povo. Agradeça o Dagda por sua presença.

8.Escolha uma música celta de sua preferência e dance ao redor do seu ritual.


********************


Pessoal, esta descrição eu retirei de um site wicca, PORÉM, o ritual não era só celta, vários povos tinham esta cultura e celebração, cada um com características próprias. O BELTANE é um ritual de fertilidade, abundância, onde alguns povos faziam a colheita e agradecimento pela colheita, alguns usavam sacrificios animais, enfim... cada um com suas próprias características, mas esta comemoração da passagem das estações não era só da comemoração dos celtas, os nórdicos e outros povos também comemoravam e ainda comemoram.


Eu não tenho hábito de realizar este ritual, porém esta semana sonhei com alguém me pedindo para fazer o ritual de SABATH em outubro, acordei de madrugada rindo pq é cada missão que socorro, mas EUZINHA, me identifico mais com a cultura nórdica e fiz meu ritual da minha maneira, como sempre, mas usando o panteão nórdico e cada um que queira realizar ainda está em tempo. Eu realizei pedindo limpeza, renovação e fertilidade!

LUA AZUL

 Lua azul é a expressão usada para designar a segunda lua cheia que ocorre em um mesmo mês. Isto ocorre em intervalos de dois anos devido a diferença no tempo de uma lua cheia até a próxima, de 29,5 dias e a duração dos meses que possuem de 28 a 31 dias. Esta é a definição mais difundida, mas já houve outras.

Apesar do nome a lua azul ela não adquire a cor azul nesta ocasião. É possível que a lua exiba um brilho azulado devido a condições atmosféricas próprias mas a ocorrência delas não é previsível.

Há relatos de que a lua foi vista em tons de azul no ano de 1883 quando ocorreu a erupção do vulcão Krakatoa. As cinzas do vulcão provocavam a dispersão da luz vermelha, permitindo a passagem apenas dos tons azuis e verdes. A quantidade de cinzas que foram dispersadas na atmosfera foi tão grande que a coloração persistiu por anos. Há ainda outros relatos relacionados a erupções de vulcões como o Monte Santa Helena em 1980, El Chichon em 1983 e o Monte Pinatubo em 1991.


Estas são as ocorrências de duas luas cheias em um mesmo mês previstas para ocorrer entre os anos de 2007 e 2040, no horário UTC:

  • 1 de junho e 30 de junho de 2007
  • 2 de dezembro e 31 de dezembro de 2009
  • 2 de agosto e 31 de agosto de 2012
  • 2 de julho e 31 de julho de 2015
  • 2 de janeiro e 31 de janeiro de 2018
  • 2 de março e 31 de março de 2018
  • 1 de outubro e 31 de outubro de 2020
  • 1 de agosto e 31 de agosto de 2023
  • 1 de maio e 31 de maio de 2026
  • 2 de dezembro e 31 de dezembro de 2028
  • 1 de setembro e 30 de setembro de 2031
  • 1 de julho e 31 de julho de 2034
  • 2 de janeiro e 31 de janeiro de 2037
  • 2 de março e 31 de março de 2037
  • 2 de outubro e 31 de outubro de 2039

CALENDÁRIO DE MAGIAS DE JANEIRO DE 2025

Magias amorosas, sexuais, energização, agradecimento, magias na vibração de IEMANJÁ.  Diversas intenções. Acontecem na LUA CHEIA Lua Cheia: ...